A determinação de dependências implica na sequência da execução das atividades.
Existem os seguintes tipos de dependências:
- Dependências obrigatórias: também conhecidas como dependências mandatórias, ou de lógica fixa ou relações fixas de dependência. Elas são inerentes à natureza do trabalho ou exigidas por contrato.
- Dependências arbitradas: também conhecidas como dependências discricionárias, lógica Preferencial ou lógica flexível. Elas são definidas pela equipe do projeto, com base nas melhores práticas. Ex: Estagiário não inicia uma atividade antes de terminar outra.
- Dependências externas: Envolve o relacionamento entre atividades do projeto e atividades que não são do projeto. Ex: Atividades que são controladas em outros projetos. Você depende da conclusão de um projeto/ou entrega de um fornecedor para iniciar uma atividade do seu projeto.
- Dependências internas: Dependências internas, também um pouco óbvias, são internas ao projeto ou à organização. Elas podem, entretanto, ficar fora de controle. Por exemplo, antes da implementação de um novo sistema de controle de horas em sua oficina de manutenção, o departamento de operações decidiu estudar as regras do negócio a respeito do controle de horas. O exame e a atualização das regras de negócios e dos processos precisam ser concluídos antes que o sistema de controle de horas possa ser instalado e seu projeto possa prosseguir.
Referências bibliográficas
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
HELDMAN, Kim. PMP: Project Management Professional Exam Study Guide 9th Edition.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.