O que um profissional PMO precisa estudar do BIG DATA

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1126
    Anônimo
    Convidado

    Olá!

    Meu nome é Erasmo e estou iniciando os estudos de MBA em Gestão de Projetos.

    Sou Engenheiro de Produção e minha vivência é na indústria, sendo parte aeroespacial e parte automotiva. Sempre estive envolvido nas áreas da Qualidade atuando com inspeção de produtos, calibrações, estudos estatístico, liderança e gestão de pessoas e processos. Sou Green Belt em Lean Seis Sigma.

    A pergunta é a seguinte: 

    Para um engenheiro de produção, cursando gestão de projetos e com o viés profissional que ganhei com minha vivência, quais cursos nas árias do big data fazem sentido ter como complemento?

    Acredito que o Power BI é praticamente unanime (é?), mas eu preciso conhecer algumas linguagens de programação (quais?)? Ou devo dar foco em outros seguimentos (quais e porque?)?

    Desde já agradeço!

    #1127

    Erasmo,
    Não sou profundo conhecedor de BIG DATA, então não posso falar pelas áreas cobertas em um curso de BIG DATA, mas, eu me arriscaria a lhe dar uma resposta curta a sua questão: “Não deveria ser exigido conhecimento relacionado ao BIG DATA para o PMO”.
    Não que esse conhecimento não possa ajudar. Por exemplo, uso o Power BI que você citou em alguns dos meus clientes e meu conhecimento me ajuda na disponibilização das informações, porém, esse não é um conhecimento normalmente exigido de um PMO.
     
    O PMO, do inglês, Project Management Officer, normalmente, é o profissional responsável pelo Escritório de Projetos da sua área ou da sua organização.
    Se você ler o artigo https://escritoriodeprojetos.com.br/implantacao-de-pmo , conhecerá algumas possibilidades de implantar um PMO dentro de uma organização.
    De forma geral, sua principal responsabilidade é aumentar a rentabilidade do portfólio de projetos da organização e para isso é necessário:
    -Definir uma metodologia com seus processos e ferramentas para conduzir os projetos dentro da organização;
    -Suportar e capacitar os líderes dos projetos para que cada um deles possa obter o melhor resultado do seu projeto.

    Então se for para iniciar uma carreira como PMO, recomendo começar dominando o guia de melhores práticas de gestão de projetos. https://escritoriodeprojetos.com.br/indice-do-guia-de-gerenciamento-de-projetos
    Depois de dominado as melhores práticas para gerenciar um projeto, comece a estudar os domínios do guia de gestão do portfólio da quarta edição do PMI (The Standard for Portfolio Management, 4th Ed., PMI, pg. 10) que são:
    -Gestão estratégica do portfólio
    -Governança do portfólio
    -Gestão da capacidade do portfólio
    -Engajamento das partes interessadas do portfólio
    -Gestão do valor do portfólio
    -Gestão dos riscos do portfólio

    Se você é sócio do PMI, você pode baixar o guia de forma gratuita aqui https://www.pmi.org/pmbok-guide-standards/foundational/standard-for-portfolio-management/fourth-edition
     
    E por último, aprenda como implantar um modelo de maturidade sobre projetos na sua organização.
    Existem vários modelos, o adotado pelo PMI atualmente é o OPM que o sócio do PMI pode baixar de forma gratuita aqui https://www.pmi.org/pmbok-guide-standards/foundational/organizational-project-management

    O conhecimento relacionado ao BIG DATA pode ajudar principalmente na estruturação dos dados e na forma de apresentá-los, mas, existem outros domínios que precisam ser aprofundados antes disso. 
    O que você acha?

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?