Homologação de Projetos

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Anônimo
    Convidado

Olá pessoal,

Recentemente me atribuíram o seguinte desafio:

Criar uma nova área na empresaafim de orquestrar o processo de homologação de projetos,envolvendo as áreas de negócio de forma adequada afim de garantir que:

• Os processos impactados pelos projetos da empresa sejam ajustados e executados de acordo com a nova demanda
    • As alterações em sistemas decorrentes dos projetos sejam conhecidas e homologadas formalmente pelas áreas impactadas
    • O resultado final do projeto seja capaz de entregar aquilo que foi previsto como desejado no escopo
    • Seja entregue ao cliente o maior valor possível com o menor custo

Essa nova área deve possuir as seguintes características:

• Link entre produtos e processos
    • O cliente dentro da empresa
    • O depositário dos valores da empresa
    • Influenciador de pessoas
    • Integrador de pessoas, áreas e equipes
    • Homologador dos processos internos que definem como os produtos e serviços são entregues, do ponto de vista do cliente e de acordo com a visão, valores e propósito da empresa

Fácil, não?

O que eu encontrei nas minhas pesquisas sobre o tema foi, quase sempre,relacionado a IT, envolvendoplanos de testes, QA ou UAT. Não se trata exatamente disso…

Minha impressão é que a operação dessa nova áreatem uma relação muito próxima com a Gerência de Integração do PMBOK. Conheço muito superficialmente o assunto e gostaria muito da colaboração de vocês no sentido de quais caminhos percorrere de que forma o PMBOK poderia me ajudar nisso.

Forte abraço a todos

Adriano

Adriano,

Muito bacana seu desafio. Acredito que ele seja mais abrangente do que a área de conhecimento: Gerenciamento da integração do projeto.

Sugiro que você entenda melhor as causas que motivaram a criação da área para direcionar seus esforços no sentido de solucioná-las.

Aparentemente, os processos e os responsáveis precisarão ser revistos e deve englobar todo o ciclo do projeto, desde sua solicitação, especificação, desenvolvimento, …, encerramento. Talvez seja necessário criar uma Metodologia de Gerenciamento de Projetos detalhando os processos revistos, responsáveis e ferramentas.

Alguns dos objetivos a serem atendidos fazem parte dos objetivos da criação de um Escritório de Projetos. Vocês já têm um Escritório de Projetos?

Seguem algumas informações sobre o assunto:

Aguardo seu retorno para conversarmos sobre os próximos passos.

Conte comigo para ajudá-lo.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?