Clube de Leitura – Escolas Literárias

Apesar de as bibliotecas culturalmente terem projetos de clube de leitura de livros, nota-se que, para unir leitores dos mesmos títulos em locais onde a aquisição de livros é dificultada por vários motivos tornou-se a justificativa base deste projeto.

Com o propósito de não apenas incentivar leitores, mas também divulgar o acervo disponíveis das bibliotecas públicas e de escolas que recebe o clube do livro, este projeto tem por finalidade criar encontros mensais de discussão de leituras determinando uma escola literária e apresentando autores que representam esta escola, mas deixando livre a escolha dos títulos.

À partir de uma pesquisa prévia de disponibilidade na instituição, buscamos desta forma não apenas proporcionar a leitura de um título e o desenvolvimento do hábito da leitura como lazer mas também abranger o conhecimento dos envolvidos nas características literárias, proporcionando uma maior compreensão da metodologia de escrita e criação dos títulos.

 

PROJETO – CLUBE DE LEITURA: ESCOLAS LITERÁRIAS 

 

Controle de Versões

Versão

Data

Autor

Notas da Revisão

1.1

22/04

Isa Marques

Criação Inicial

 

 

  1. BUSINES CASE
    • Objetivo deste documento

Criação de Um projeto de clube de leitura para ser apresentados às bibliotecas públicas.

 

  • Necessidades a serem atendidas:

O projeto busca criar um modelo estruturado de clube do livro para ser apresentado e desenvolvido dentro das bibliotecas públicas, com leves alterações no modelo padrão conhecido de clube do livro. Alinhados em criar um clube do livro em bibliotecas públicas e já sabendo que as bibliotecas públicas muitas vezes não possuem mais que uma unidade de um título, este projeto visa criar um clube com uma escola literária definida para ser discutida e não um título em específico, abrindo a possibilidade de explorar melhor os títulos oferecidos pelos acervos.

  • Indicadores de Sucesso

Como indicadores de sucesso serão avaliados a realização das tarefas planejadas dentro dos prazos especificados. Para tal, faremos uso da tabela de GANTT.

 

  • Previsão das Principais Entregas

 

Data

Entrega

 

Definição das Bibliotecas a receberem a proposta do clube do livro

 

Desenvolvimento do Escopo do Projeto

 

Termo de Compromisso

 

Documentação necessária das bibliotecas

 

Criação do Documento para avaliação no Escritório de Projeto

 

Criação de um Blog para expor resultados

 

Execução do projeto

 

Analise SWOT

 

Avaliação de Monitoramento de dados no Excel

 

Reunião de Acompanhamento com as Bibliotecas

 

 

 

  • Partes Interessadas

Para execução do projeto será necessária uma divisão do projeto por área:

ÁREA

DESCRIÇÃO DAS RESPONSABILIDADES

Gestão da Qualidade

Através das tabelas de acompanhamento, inserir dados e verificar se a execução está alinhada ao objetivo principal do projeto, gerenciamento do cronograma e das tarefas a serem realizadas

Contato Externo

Responsável por entrar em contato com os responsáveis pela aceitação do projeto nas bibliotecas

Pesquisa e Avaliação de títulos disponíveis

Avaliar se a escola literária definida conta com títulos disponíveis na biblioteca

Blog

Alimentar o blog com as informações que forem sendo geradas a medida que o projeto segue.

Custos

Avaliar possíveis custos necessários e forma de captar recursos

 

 

Pessoas responsáveis:

Gestão da Qualidade:

Contato Externo:

Pesquisa e Avaliação de Títulos Disponíveis:

Blog:

Custos:

 

 

 

  • Orçamento e Estimativa de Esforços
    • Recurso 1 – Tempo
  • Encontros Semanais de Avaliação
  • 5h semanais para avaliação, revisão e registro de informações documentais e no blog
  • Visita mensal para verificar disponibilidade dos títulos necessários (Responsabilidade específica da área de Pesquisa e avaliação)
  • Encontro mensal, disponibilidade de permanência de 4h no local do clube

 

         

 

 

 

  1. REGISTRO DAS PARTES INTERESSADAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. TERMO DE ABERTURA DO PROJETO
    • INTRODUÇÃO

Apesar de as bibliotecas culturalmente terem projetos de clube de leitura de livros, nota-se que, para unir leitores dos mesmos títulos em locais onde a aquisição de livros é dificultada por vários motivos tornou-se a justificativa base deste projeto.

Com o propósito de não apenas incentivar leitores, mas também divulgar o acervo disponíveis das bibliotecas públicas e de escolas que recebe o clube do livro, este projeto tem por finalidade criar encontros mensais de discussão de leituras determinando uma escola literária e apresentando autores que representam esta escola, mas deixando livre a escolha dos títulos.

À partir de uma pesquisa prévia de disponibilidade na instituição, buscamos desta forma não apenas proporcionar a leitura de um título e o desenvolvimento do hábito da leitura como lazer mas também abranger o conhecimento dos envolvidos nas características literárias, proporcionando uma maior compreensão da metodologia de escrita e criação dos títulos.

 

  • METODOLOGIA
  • Acompanhar metodologia de um clube do livro já em funcionamento para compreender a dinâmica de acontecimentos do clube do livro
  • Divulgação do projeto para que os interessados compreendam o objetivo do mesmo
  • Pesquisa de acervos e classificação das escolas literárias disponíveis naquela instituição
  • Chamada para associação ao clube do livro
  • Disponibilização de calendário no blog
  • Apresentação prévia das características da escola literária selecionada
  • Apresentação dos autores e livros disponíveis
  • Discussão dos títulos escolhidos
  • Avaliar frequência de participantes e envolvimento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • OBJETIVO DESTE DOCUMENTO

Este documento tem por objetivo solicitar a autorização de início do projeto mediante a assinatura do Termo De Compromisso dos envolvidos, atribuindo-lhes suas áreas, responsabilidades, documentação dos requisitos iniciais, principais entregas, premissas e restrições.

 

 

  • JUSTIFICATIVA DO PROJETO

Buscando adaptar uma prática clássica de leitura em modelo de clubes, nosso projeto se justifica na necessidade de adaptar a prática do clube a realidade da disponibilidade de aquisição de títulos.

Uma vez que se notou que a maior parte dos clubes de leitura elegem um título para ser lido por todos, percebeu-se que torna-se inviável para muitos leitores adquirirem estes títulos além de não poderem contar com um grande número de títulos disponibilizados nos acervos e pensando nisso, buscamos um clube de leitura que tenha uma linha de procedimento claro, mas que deixe livre a escolha de títulos, facilitando para que o leitor possa ter o título emprestado da biblioteca e assim, como resultado secundário, teremos também a ampliação da divulgação do acervo disponibilizado pela biblioteca sede do clube.  

 

  • Descrição do Projeto e Principais Requisitos

O projeto deverá produzir:

          1 – Planilha de Monitoramento da Execução do Projeto

          2 – Plano de Leitura

          3 – Portfólio documental das etapas da execução do projeto

          4 – Blog com a execução do projeto

          5 – Cronograma de planejamento e execução

          6 – Indicadores de Qualidade

           

Todos os integrantes devem participar dos encontros semanais de alinhamento assim como aos encontros mensais do clube do livro. Além disso, deverão manter o olhar clínico sobre o resultado dos esforços de suas áreas afim de produzir conhecimento documental de registro. As interações com o cliente devem prezar pelo respeito e profissionalismo.

Dentro das análises realizadas buscaremos observar os seguintes itens de aceitação do projeto:

Respeito e cumprimento das metas e prazos estabelecidos no projeto

Respeito e cumprimento dos planejamentos, direcionamentos e revisões do projeto, sempre registrando as etapas e suas respostas.

 

3.6. ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO

  • EQUIPE DO PROJETO

Isa Marques  – Gerente do projeto

Bruna Edilamar –

 

 

 

  • PREMISSAS

Para a execução deste projeto estamos considerando as seguintes premissas:

  • Plano de encontro previamente elaborado para apresentar para as bibliotecas
  • Pesquisa de acervo previamente realizada para alinhar com o plano de encontro
  • Reunião semanal de alinhamento e acompanhamento da execução do projeto
  • Termo de compromisso assinado
  • Participação de todos os envolvidos nos encontros semanais
  • Participação de todos os envolvidos nos encontros mensais de leitura
  • Documentação de todas as decisões e execuções assim como todas as falhas
  • Comunicação realizada por e-mail e grupos de chat on line
  • Acompanhamento das etapas do projeto pelo Trello
  • Pesquisa prévia das áreas para a realização de cada tarefa

 

  • RESTRIÇÕES

Para a realização deste projeto, precisamos contar com as seguintes restrições:

  • Restrição de Verba
  • Restrição de Tempo
  • Restrição de Deslocamento
  • Restrição de títulos disponíveis nas bibliotecas
  • Restrições de orçamento para divulgação do projeto

 

  • RISCOS

Os principais riscos a serem considerados são:

  • Não aceitação das instituições
  • Nenhum participante das rodas de leitura
  • Horário de disponibilidade da instituição incompatível com o horário de disponibilidade dos envolvidos no projeto e dos envolvidos no clube
  • Falta de disponibilidade de local para a leitura
  • Inexperiência das partes interessadas com relação ao desenvolvimento do projeto
  • Risco de atraso dos encontros mensais de leitura
  • Risco do não conhecimento prévio da escola literária trabalhada

 

  • Critérios de Sucesso do Projeto

O projeto será considerado bem-sucedido se conseguir atingir aos seguintes critérios

  • Aceitação de uma biblioteca
  • Encontros mensais com duração mínima de 6 meses
  • Atender ao planejamento e cronograma
  • Atender ao escopo
  • Não fugir do objetivo principal do projeto
  • Atender ao orçamento prévio.

 

APROVAÇÃO

PARTICIPANTES

ASSINATURA

DATA

Biblioteca Interessada

 

 

Escola Interessada

 

 

Isa Marques

 

 

Bruna Edilamar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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