Segundo o Guia PMBOK®, um programa é um grupo de projetos e atividades do programa relacionados gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.
Um programa deve atender um objetivo estratégico da organização.
Por exemplo: Cria-se um programa de redução de custos com o intuito de reduzir os custos da organização em 10% do orçamento de 2016.
A partir daí, são criados vários projetos que podem ter um gerente de projetos, porém, serão gerenciadas também através do programa criado.
O gerente do programa é responsável para atender a meta do programa (no nosso exemplo, redução de 10% do orçamento da empresa) e cada projeto individual que faz parte do programa contribui para o atingimento dessa meta de forma específica.
Veja abaixo um exemplo de programas que fazer parte do portfólio corporativo da empresa.
Veja também:
- Portfólio de Projetos
- Soluções de Gestão de Portfólio
- Portfolio de Projetos.xlsx
- Estrutura organizacional
- Programa de Reducao de Custos
- Programa de Aumento de Receitas
Referências bibliográficas
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.