Programa
Segundo o Guia PMBOK®, um programa é um grupo de projetos e atividades do programa
O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em gerenciamento de projetos, usando como base principal o Guia PMBOK®.
Com o guia, quero ajudar qualquer um que esteja interessado em gerenciar seus projetos de forma mais eficiente, atendendo pessoas com pouca ou nenhuma experiência sobre gerenciamento de projetos (iniciante) e também gerentes de projetos/ PMOs com muita experiência em gerenciamento de projetos (avançado).
O Guia é organizado para que o iniciante evolua seu conhecimento gradualmente de forma sequencial, e que os gerentes de projetos com conhecimento avançado, possam selecionar seu conteúdo de maior interesse.
Para isso, o guia é organizado nas seguintes seções:
Para o gerente de projetos com conhecimento avançado, sugerimos que ele selecione a área de conhecimento ou as entradas, ferramentas e técnicas ou as saídas que necessita de maiores informações.
Agradecimento especial ao nosso Gerente de Projetos VIP, Newman Serrano, PMP, por nos ajudar fornecendo material e feedback para essa seção.
Faça como o Newman e dê sua contribuição tornando esse material ainda mais valioso. Aguardamos seus comentários e feedback.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®), Sexta edição. Pennsylvania: PMI, 2017.
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
Segundo o Guia PMBOK®, um programa é um grupo de projetos e atividades do programa
Habilidades em gerenciamento de projetos são aquelas qualidades ou características do gerente de projetos que
Passo a passo como implantar um Escritório de Projetos: Iniciando pela definição do Escritório de
Como o gerenciamento de projetos pode fazer a diferença na sua vida seja você gerente
Falar de Lições Aprendidas é falar de qualidade e de melhoria contínua. As lições aprendidas
Um dos principais objetivos de todas as organizações é ter sucesso em seus projetos. A
Portfólio de Projetos é a consolidação dos projetos da empresa ou de uma área da
Para reforçar seu conhecimento em gerenciamento de projetos, selecionei os livros em português sobre gerenciamento
Indicador: 1. aquele que indica; o que dá indicações 8. ECONOMIA dado estatístico a partir do qual é possível
Estrutura organizacional é a forma como a empresa se organiza para atingir seus objetivos. A