O que fazer com o Relatório de Status Report

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Anônimo
    Convidado

Olá Pessoal do Escritório de Projetos!

Passarei a ser responsável pela área de Projetos da instituição em que trabalho. Todos os projetos foram elaborados com a metodologia do PMBOK, vamos começar a acompanhar os projetos, apresentamos a metodologia do Kanban e para coletar esses dados, encaminhamos o Relatório de Status Report a ser preenchido a cada período, que inclusive, pegamos o modelo de vocês e adaptamos. No entanto, não sei como tratar esses dados.

Tenho várias dúvidas:

1) É para compará-lo com a EAP?

2) É para compará-lo com o Plano de Ação?

Também não achei nenhum template que estivesse relacionado ao tratamento das informações do Status Report.

Senti falta de algum template que pudesse reunir as informações coletadas e comparadas e que guardasse o histórico desse acompanhamento.

Fico no aguardo de alguma orientação de vocês!

Grata

Anônimo
    Convidado

Inez,

Você pode realizar o acompanhamento pela EAP, atualizando os status da entregas (% concluído x % físico concluído).No entanto, você também pode utilizar-se de uma ferramenta como o Microsoft Project, Primavera e outras para realizar essa acompanhamento.

Neste exemplo, eu mostro o acompanhamento (controle) através do Microsoft Project, onde me utilizo daTabela de Controle para informar o início real e término real de cada atividade, em conjunto com o Gantt de Controle, onde eu posso verificar se a atividade (barra azul) está conforme o planejado (barra cinza – também chamada de linha de base). Também acompanho de perto as tarefas do “caminho crítico” (barra vermelha).

Também envio um exemplo de Status Report que entrego semanalmente ou quinzenalmente, dependendo do projeto. É elaborado a partir da Linha do Tempo e do Calendário (do próprio MS-Project) e copia para o Microsoft PowerPoint.Você pode ainda mostrar, nas páginas subsequentes, o cronograma (plano do projeto). Se for muito extenso, mostrar somente a fase ou a linha de base utilizada para acompanhamento.

Inez,

Muito obrigado pela sua questão.

Tentarei acrescentar mais algumas informações a resposta do Helder relacionados ao nosso modelo e nossa metodologia.

Abaixo suas perguntas e minhas respostas (em itálico):

1) É para compará-lo com a EAP? Sim.

Nosso status report gerado tem uma seção com o atual status de cada entrega e pacote de trabalho da EAP.

2) É para compará-lo com o Plano de Ação? Sim.

Um dos objetivos do Status Report é demonstrar o realizado x o planejado

Também não achei nenhum template que estivesse relacionado ao tratamento das informações do Status Report.

Veja o StatusReport.Projeto Exemplo.xlsx que é usado pela nossa Metodologia PMO.

O Status Report é gerado pelo PMO através Planilha de Portfólio de Projetos e do Master Project do Portfólio de Projetos

Mais informações em Como gerar o Status Report

Senti falta de algum template que pudesse reunir as informações coletadas e comparadas e que guardasse o histórico desse acompanhamento.

O modelo que eu uso na nossa metodologia é uma planilha que para cada período eu gero uma nova aba.

Veja o exemplo do nosso projeto de capacitação StatusReport.Capacitação em Projetos.xlsx

Existem 2 abas dos dois períodos gerados (20141124 / 20150321)

Por favor, me avise se as informações foram suficientes ou não.

Seu feedback é muito importante e ajuda a tornar nosso trabalho cada dia melhor.

Saiba mais em https://escritoriodeprojetos.com.br/aqui-o-gerente-de-projetos#ajuda

Conte comigo para ajudá-la.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?