Escritório de Projetos

O maior e melhor conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Os documentos de aquisições são usados em todos os processos de Aquisições, porém, tem objetivos e documentos distintos que serão descritos abaixo.

Começando pela saída do processo Planejar o gerenciamento das aquisições, e entrada para o processo Conduzir as aquisições, os documentos de aquisição seriam melhor identificados como documentos de solicitação das aquisições, pois, são usados para obter propostas de fornecedores em potencial.

Devem ser:

  • Estruturados para propiciar respostas corretas e completas;
  • Rigorosos para garantir consistência, e respostas equivalentes;
  • Flexíveis para permitir sugestões dos fornecedores quanto às melhores formas de atender aos requisitos.


Incluem:

  • Especificação do trabalho (Declaração de Trabalho);
  • Descrição da forma desejada de resposta, e;
  • Quaisquer cláusulas contratuais necessárias.

 

Conforme o tipo de solicitação, será usado um dos documentos de aquisição abaixo:

  • Pedido ou Solicitação de Informação (SDI) / Request for Information (RFI)
    • +Usado quando você quer coletar informações sobre um produto ou serviço disponível no mercado oferecido por vários fornecedores.
    • Solicita informações dos fornecedores para fazer uma pré-qualificação dos fornecedores.
    • Dependo da complexidade, a RFI pode ser suficiente para a seleção do fornecedor, ou pode dar subisídos para gerar uma RFP com o escopo mais detalhado para a seleção final do fornecedor.
  • Pedido ou Solicitação de Cotação (SDC) / Request for Quotation (RFQ)
    • +Usado para buscar cotação da aquisição
    • Discussões entre os concorrentes não são necessárias
    • Preço é o fator principal na negociação
  • Solicitação de Proposta (SDP) / Request for Proposal (RFP)
    • Escopo deve estar claro, bem definido e mensurável
    • Solicitação de Proposta Técnica/Comercial
    • Exige proposta mais elaborada e critérios mais complexos

Podem existir documentos complementares como:

  • Convite para licitação (CONV):
    • Convite enviado para o fornecedor participar da licitação como a solicitação e demais documentos necessários para o fornecedor preparar suas proposta.

Para o processo Controlar as aquisições, os documentos de aquisição mais usados são os registros completos de apoio para a administração dos processos de aquisição, inclusive as concessões de contratos de aquisição e a declaração do trabalho.

Para o processo Encerrar as aquisições, todos os documentos de aquisição são coletados, indexados e arquivados e servirão de base para as lições
aprendidas e para avaliar o fornecedor para contratos futuros.

 

Veja também

Exemplos de Projetos:

Templates/Modelos:

Referências Bibliográficas

MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras, 1ª Ed. São Paulo; 2018. [Baixe já grátis - Especial de lançamento.]

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Quinta edição, Pennsylvania: PMI, 2013.

Login