Apesar de as bibliotecas culturalmente terem projetos de clube de leitura de livros, nota-se que, para unir leitores dos mesmos títulos em locais onde a aquisição de livros é dificultada por vários motivos tornou-se a justificativa base deste projeto.
Com o propósito de não apenas incentivar leitores, mas também divulgar o acervo disponíveis das bibliotecas públicas e de escolas que recebe o clube do livro, este projeto tem por finalidade criar encontros mensais de discussão de leituras determinando uma escola literária e apresentando autores que representam esta escola, mas deixando livre a escolha dos títulos.
À partir de uma pesquisa prévia de disponibilidade na instituição, buscamos desta forma não apenas proporcionar a leitura de um título e o desenvolvimento do hábito da leitura como lazer mas também abranger o conhecimento dos envolvidos nas características literárias, proporcionando uma maior compreensão da metodologia de escrita e criação dos títulos.
PROJETO – CLUBE DE LEITURA: ESCOLAS LITERÁRIAS
Controle de Versões |
|||
Versão |
Data |
Autor |
Notas da Revisão |
1.1 |
22/04 |
Isa Marques |
Criação Inicial |
- BUSINES CASE
- Objetivo deste documento
Criação de Um projeto de clube de leitura para ser apresentados às bibliotecas públicas.
- Necessidades a serem atendidas:
O projeto busca criar um modelo estruturado de clube do livro para ser apresentado e desenvolvido dentro das bibliotecas públicas, com leves alterações no modelo padrão conhecido de clube do livro. Alinhados em criar um clube do livro em bibliotecas públicas e já sabendo que as bibliotecas públicas muitas vezes não possuem mais que uma unidade de um título, este projeto visa criar um clube com uma escola literária definida para ser discutida e não um título em específico, abrindo a possibilidade de explorar melhor os títulos oferecidos pelos acervos.
- Indicadores de Sucesso
Como indicadores de sucesso serão avaliados a realização das tarefas planejadas dentro dos prazos especificados. Para tal, faremos uso da tabela de GANTT.
- Previsão das Principais Entregas
Data |
Entrega |
|
Definição das Bibliotecas a receberem a proposta do clube do livro |
|
Desenvolvimento do Escopo do Projeto |
|
Termo de Compromisso |
|
Documentação necessária das bibliotecas |
|
Criação do Documento para avaliação no Escritório de Projeto |
|
Criação de um Blog para expor resultados |
|
Execução do projeto |
|
Analise SWOT |
|
Avaliação de Monitoramento de dados no Excel |
|
Reunião de Acompanhamento com as Bibliotecas |
- Partes Interessadas
Para execução do projeto será necessária uma divisão do projeto por área:
ÁREA |
DESCRIÇÃO DAS RESPONSABILIDADES |
Gestão da Qualidade |
Através das tabelas de acompanhamento, inserir dados e verificar se a execução está alinhada ao objetivo principal do projeto, gerenciamento do cronograma e das tarefas a serem realizadas |
Contato Externo |
Responsável por entrar em contato com os responsáveis pela aceitação do projeto nas bibliotecas |
Pesquisa e Avaliação de títulos disponíveis |
Avaliar se a escola literária definida conta com títulos disponíveis na biblioteca |
Blog |
Alimentar o blog com as informações que forem sendo geradas a medida que o projeto segue. |
Custos |
Avaliar possíveis custos necessários e forma de captar recursos |
Pessoas responsáveis:
Gestão da Qualidade:
Contato Externo:
Pesquisa e Avaliação de Títulos Disponíveis:
Blog:
Custos:
- Orçamento e Estimativa de Esforços
- Recurso 1 – Tempo
- Encontros Semanais de Avaliação
- 5h semanais para avaliação, revisão e registro de informações documentais e no blog
- Visita mensal para verificar disponibilidade dos títulos necessários (Responsabilidade específica da área de Pesquisa e avaliação)
- Encontro mensal, disponibilidade de permanência de 4h no local do clube
- REGISTRO DAS PARTES INTERESSADAS
- TERMO DE ABERTURA DO PROJETO
- INTRODUÇÃO
Apesar de as bibliotecas culturalmente terem projetos de clube de leitura de livros, nota-se que, para unir leitores dos mesmos títulos em locais onde a aquisição de livros é dificultada por vários motivos tornou-se a justificativa base deste projeto.
Com o propósito de não apenas incentivar leitores, mas também divulgar o acervo disponíveis das bibliotecas públicas e de escolas que recebe o clube do livro, este projeto tem por finalidade criar encontros mensais de discussão de leituras determinando uma escola literária e apresentando autores que representam esta escola, mas deixando livre a escolha dos títulos.
À partir de uma pesquisa prévia de disponibilidade na instituição, buscamos desta forma não apenas proporcionar a leitura de um título e o desenvolvimento do hábito da leitura como lazer mas também abranger o conhecimento dos envolvidos nas características literárias, proporcionando uma maior compreensão da metodologia de escrita e criação dos títulos.
- METODOLOGIA
- Acompanhar metodologia de um clube do livro já em funcionamento para compreender a dinâmica de acontecimentos do clube do livro
- Divulgação do projeto para que os interessados compreendam o objetivo do mesmo
- Pesquisa de acervos e classificação das escolas literárias disponíveis naquela instituição
- Chamada para associação ao clube do livro
- Disponibilização de calendário no blog
- Apresentação prévia das características da escola literária selecionada
- Apresentação dos autores e livros disponíveis
- Discussão dos títulos escolhidos
- Avaliar frequência de participantes e envolvimento
- OBJETIVO DESTE DOCUMENTO
Este documento tem por objetivo solicitar a autorização de início do projeto mediante a assinatura do Termo De Compromisso dos envolvidos, atribuindo-lhes suas áreas, responsabilidades, documentação dos requisitos iniciais, principais entregas, premissas e restrições.
- JUSTIFICATIVA DO PROJETO
Buscando adaptar uma prática clássica de leitura em modelo de clubes, nosso projeto se justifica na necessidade de adaptar a prática do clube a realidade da disponibilidade de aquisição de títulos.
Uma vez que se notou que a maior parte dos clubes de leitura elegem um título para ser lido por todos, percebeu-se que torna-se inviável para muitos leitores adquirirem estes títulos além de não poderem contar com um grande número de títulos disponibilizados nos acervos e pensando nisso, buscamos um clube de leitura que tenha uma linha de procedimento claro, mas que deixe livre a escolha de títulos, facilitando para que o leitor possa ter o título emprestado da biblioteca e assim, como resultado secundário, teremos também a ampliação da divulgação do acervo disponibilizado pela biblioteca sede do clube.
- Descrição do Projeto e Principais Requisitos
O projeto deverá produzir:
1 – Planilha de Monitoramento da Execução do Projeto
2 – Plano de Leitura
3 – Portfólio documental das etapas da execução do projeto
4 – Blog com a execução do projeto
5 – Cronograma de planejamento e execução
6 – Indicadores de Qualidade
Todos os integrantes devem participar dos encontros semanais de alinhamento assim como aos encontros mensais do clube do livro. Além disso, deverão manter o olhar clínico sobre o resultado dos esforços de suas áreas afim de produzir conhecimento documental de registro. As interações com o cliente devem prezar pelo respeito e profissionalismo.
Dentro das análises realizadas buscaremos observar os seguintes itens de aceitação do projeto:
Respeito e cumprimento das metas e prazos estabelecidos no projeto
Respeito e cumprimento dos planejamentos, direcionamentos e revisões do projeto, sempre registrando as etapas e suas respostas.
3.6. ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO
- EQUIPE DO PROJETO
Isa Marques – Gerente do projeto
Bruna Edilamar –
- PREMISSAS
Para a execução deste projeto estamos considerando as seguintes premissas:
- Plano de encontro previamente elaborado para apresentar para as bibliotecas
- Pesquisa de acervo previamente realizada para alinhar com o plano de encontro
- Reunião semanal de alinhamento e acompanhamento da execução do projeto
- Termo de compromisso assinado
- Participação de todos os envolvidos nos encontros semanais
- Participação de todos os envolvidos nos encontros mensais de leitura
- Documentação de todas as decisões e execuções assim como todas as falhas
- Comunicação realizada por e-mail e grupos de chat on line
- Acompanhamento das etapas do projeto pelo Trello
- Pesquisa prévia das áreas para a realização de cada tarefa
- RESTRIÇÕES
Para a realização deste projeto, precisamos contar com as seguintes restrições:
- Restrição de Verba
- Restrição de Tempo
- Restrição de Deslocamento
- Restrição de títulos disponíveis nas bibliotecas
- Restrições de orçamento para divulgação do projeto
- RISCOS
Os principais riscos a serem considerados são:
- Não aceitação das instituições
- Nenhum participante das rodas de leitura
- Horário de disponibilidade da instituição incompatível com o horário de disponibilidade dos envolvidos no projeto e dos envolvidos no clube
- Falta de disponibilidade de local para a leitura
- Inexperiência das partes interessadas com relação ao desenvolvimento do projeto
- Risco de atraso dos encontros mensais de leitura
- Risco do não conhecimento prévio da escola literária trabalhada
- Critérios de Sucesso do Projeto
O projeto será considerado bem-sucedido se conseguir atingir aos seguintes critérios
- Aceitação de uma biblioteca
- Encontros mensais com duração mínima de 6 meses
- Atender ao planejamento e cronograma
- Atender ao escopo
- Não fugir do objetivo principal do projeto
- Atender ao orçamento prévio.
APROVAÇÃO |
||
PARTICIPANTES |
ASSINATURA |
DATA |
Biblioteca Interessada |
|
|
Escola Interessada |
|
|
Isa Marques |
|
|
Bruna Edilamar |
|
|
|
|
|