Segundo a American Society for Quality, qualidade é um termo subjetivo que cada pessoa ou setor tem sua própria definição, entretanto, qualidade do ponto de vista técnico pode ter mais de um significado:
- Características de um produto ou serviço que satisfazem necessidades declaradas ou implícitas [Juran – Adequação ao uso];
- Produto ou serviço livre de defeitos [Crosby – Conformidade aos requisitos].
Segundo a ISO 9000 (mesmo conceito adotado pelo Guia PMBOK, pag. 228):
- Qualidade é o grau em que um conjunto de características inerentes atende aos requisitos;
- Grau: categoria atribuída à entregas que têm a mesma utilidade funcional, mas, diferentes características técnicas.
Por exemplo: Um software pode ter alta qualidade (sem defeitos óbvios, manual compreensível, …) e grau baixo (número limitado de recursos) ou baixa qualidade (muitos defeitos) e grau alto (diversos recursos).
Qualidade de vida
Além do conceito de qualidade, importante refletirmos sobre a definição de qualidade de vida. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), “Qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive, e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
Portanto, importante ressaltar que a qualidade está relacionada com a percepção de quem está nos avaliando, e portanto devemos nos preocupar também com a qualidade percebida no projeto que às vezes pode ser diferente da qualidade entregue.
Em outras palavras, importante você criar produtos e serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes, mas, talvez ainda mais importante, é que seus clientes percebam que suas necessidades estão sendo atendidas (Não adianta criar um produto que atenda as necessidades dos clientes se nenhum cliente percebe isso).
Referências
Acesso em 07/02/2017
- OMS: http://www.who.int/mental_health/media/68.pdf
- American Society for Quality: https://asq.org/quality-resources/quality-glossary/q