Segundo o Guia PMBOK®, planejar o gerenciamento das comunicações é o processo de determinar as necessidades de informação das partes interessadas no projeto e definir uma abordagem de comunicação.
Com esse intuito, o GP deve:
- Conectar as partes interessadas respondendo suas necessidades de informação, gerando confiança e entusiasmo pelo projeto e estimulando trabalho em equipe e cooperação;
- Agilizar a tomada de decisão disponibilizando a informação certa na hora certa para as pessoas certas;
- Garantir o alinhamento entre as pessoas disponibilizando uma documentação resumida e eficiente, o que implicará em menos discussões e conflitos.
Abaixo algumas das melhores práticas do processo:
- Usar método 5W2H adaptado para análise (6W2H);
- Adaptar a cultura e estrutura organizacional;
- Considerar os interesses individuais e de grupo, seus conflitos e repertórios;
- Validar o plano com os interessados;
- Determinar mecanismos de feedback e resolução de conflitos;
- Garantir meios adequados para resolução de problemas, distribuição de informações e controle de mudanças;
- Usar modelos e boas práticas já validadas pelo PMO;
- Preparar plano de comunicações já no kick-off e revisar sempre.
What? |
O que? Qual informação |
Why? |
Por que? Com qual propósito |
Who? |
Quem é o responsável? |
Who? |
Para quem? Quem precisa da informação |
When? |
Quando serão necessárias e qual periodicidade |
Where? |
Onde ocorrerão ou serão armazenadas |
How? |
Como? Template, Procedimento, Best Practices |
Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações (Guia PMBOK® 6a Edição)
Entradas |
Ferramentas |
Saídas |
Análise de requisitos da comunicação |
Plano de gerenciamento das comunicações Atualizações do plano de gerenciamento do projeto Atualizações de documentos do projeto
|
Referências Bibliográficas
MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Comunicações: como influenciar as pessoas comunicando, 1a Ed. São Paulo; 2020.
MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.