Ferramentas de Recursos Humanos

Ferramentas de recursos humanos

Ferramentas exclusivas da área de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento dos recursos do projeto ordenadas pelas mais acessadas.

Organograma

Organograma é a forma gráfica de apresentar a estrutura da organização, no nosso caso, a estrutura organizacional do projeto.
A forma mais comum de representar a estrutura organizacional do projeto é através de um gráfico apresentando a hierarquia do projeto.

Add a comment
Teoria Organizacional

A Teoria organizacional estuda as organizações e suas relações em diferentes níveis de análise:

Add a comment
Entrevistas

A avaliação individual por funcionário deve ocorrer sempre que o desempenho da equipe for avaliado de modo a ajudar a entender de como cada membro da equipe atua de forma individual e em equipe.
Existem várias ferramentas para avaliar os funcionários de forma individual, entre elas podemos citar, a entrevista, dinâmicas de grupo, testes, etc.

Add a comment
Teoria de hierarquia de necessidades

Reconhecer e recompensar é a base para motivar qualquer membro da equipe.
Esteja sempre atento ao desempenho da equipe e saiba reconhecer e recompensar individualmente e em grupo.

No capítulo 7 do livro Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida, Passo 6 - Engajar as partes interessadas, detalho algumas Estratégias para engajar sua equipe. Destaco as três estratégias abaixo para recompensar sua equipe.

Add a comment
Regras basicas

Regras básicas definem um conjunto de regras e procedimentos que norteiam o trabalho de toda equipe.
Se forem bem definidas e houver consenso entre todos, podem motivar a equipe e fazer uma grande diferença no resultado do projeto.

 

Add a comment
Negociacao

Como em todos os projetos, os recursos são limitados, e a cada dia mais escassos, negociar acordos no projeto é um dos fatores críticos de sucesso.

Add a comment
Atividades de construcao da equipe

O principal objetivo das atividades de construção da equipe é fazer que os membros da equipe trabalhem juntos com maior eficiência.
Elas aperfeiçoam o trabalho em equipe, fazendo que os resultados do grupo sejam cada dia melhores, e seus integrantes estejam em melhor sintonia e mais conectados.

O Dr. Bruce Tuckman e Mary Ann Jensen desenvolveram um modelo que descreve como as equipes se desenvolvem e amadurecem.
De acordo com Tuckman-Jensen, todas as equipes recém-formadas passam por cinco etapas de desenvolvimento:

Add a comment

A rede de relacionamentos, mas, conhecida pelo termo inglês, Networking, é essencial para ter sucesso em seus projetos.
Os projetos dependem das pessoas, e o networking permitirá que você se aproxime das pessoas criando uma rede sólida de amigos que poderão lhe ajudar em seus projetos.
O networking mais efetivo e duradouro é aquele feito de forma mais natural e construído baseado em uma relação ganha-ganha entre ambas as partes.

Add a comment
Criterios Multiplos

Para selecionar bem a equipe do projeto, deve-se definir objetivamente os critérios para seleção para cada recurso necessário.

Add a comment

Pré-designação consiste em designar parte da equipe antes de iniciar o projeto.

Muito útil, principalmente, para os membros da equipe críticos para o sucesso do projeto e difíceis de serem encontrados.

Add a comment
Equipe virtual

Devido ao aperfeiçoamento da tecnologia de áudio e vídeo conferência e com o trânsito cada dia pior, ter parte da equipe fora está cada dia mais fácil para a empresa e mais motivador para a equipe.
Porém, trabalhar com equipes virtuais aumenta a complexidade do projeto tornando fundamental planejar bem as comunicações.

Veja também

 

Add a comment

O agrupamento consiste em unir a equipe do projeto em um local físico com o intuito de tornar as decisões mais ágeis e as atividades mais produtivas.
Em determinadas situações, ele pode ser prejudicial ao projeto, principalmente, quando existem conflitos evidentes entre membros da equipe.

Add a comment
Contratação

Com equipes cada vez mais enxuta, contratar parte da equipe do projeto é quase uma premissa para os projetos.
Por esse motivo é sempre importante ter bons fornecedores selecionados que possuam bons recursos.

Para definir quem contratar, use a Análise de Fazer ou Comprar

 

Add a comment

As avaliações de desempenho do projeto são necessárias para antecipar problemas futuros, identificar causas de baixo desempenho e solucioná-las, rever previsões e metas, e principalmente, aprender com os erros e acertos para termos mais sucesso em nossos projetos.

Sua periocidade e formato varia dependendo das características e da situação do projeto.

Add a comment
Treinamento

O treinamento é essencial para que as pessoas sejam produtivas e que os prazos sejam cumpridos.
O gerente de projeto deve sempre avaliar as necessidades de capacitação de sua equipe e providenciar os treinamentos sempre que necessário.
Ele deve avaliar as causas de atraso no projeto e, principalmente, conversar com as pessoas que não estão cumprindo o prazo para identificar necessidades de capacitação.

 

Add a comment

As conversas são fundamentais para gerenciar a equipe do projeto.
Através delas e suas observações, as equipes se aproximam, resolvem seus problemas, dão feedback, identificam causas de baixo desempenho, e encontram soluções.

Add a comment
Liderança

Essa talvez seja a habilidade mais importante a ser desenvolvida pelo gerente de projetos e temos inúmeros autores com vasta biblioteca sobre o tema.

Add a comment

Faça a diferença nos projetos

Adquira o livro acima por R$9,99 e saiba como