Veja como deve ser gerenciado um projeto através de uma metodologia de gerenciamento de projetos aderente ao Guia PMBOK..
Abaixo nossas principais seções e uma breve descrição com os fatores críticos de sucesso, principais atividades e pontos mais importantes por grupo de processo:
Em Escritório de Projetos, esclarecemos os principais conceitos e uma visão geral sobre gerenciamento, artefatos mínimos e atividades mínimas para gerenciar um projeto.
O GP deve-se preocupar com os fatores críticos de sucesso, principalmente em assumir somente projetos alinhados com a estratégia da empresa, com forte patrocinador, e em reconhecer as oportunidades e ameaças do projeto.
Os processos mínimos, iniciam com a Solicitação do Projeto, Seleção, somente dos melhores Projetos, Iniciação Formal do projeto selecionado e seu Kick-off Meeting.
Planejar é a função mais estratégica para o GP.
Se o planejamento for eficiente, o GP terá pouco trabalho nas outras fases do projeto, sendo assim, garanta os fatores críticos de sucesso.
O Planejamento inicia e termina desenvolvendo o principal artefato do projeto, o plano de projeto, que guiará a equipe durante todo o projeto.
Para isso, é necessário, definir escopo, custo e prazo, qualidade, funções e responsabilidades, estratégia de comunicação e estratégia de aquisição e contratos; analisar os riscos e determinar como será gerenciado as mudanças que serão solicitadas.
Normalmente, é onde “o bicho pega”, o GP deve usar suas habilidades para conectar as partes interessadas para atingir o objetivo do projeto.
O GP deve-se verificar se possui os pré-requisitos e os fatores críticos de sucesso do grupo de processo.
Seu principal aliado será a comunicação e o principal artefato o status report.
O GP ainda terá como principais atividades Monitorar o prazo e o custo, qualidade, gerenciar os problemas e os riscos, além de controlar as mudanças solicitadas.
Chegar aqui, já é uma vitória e deve ser celebrada com toda equipe do projeto.
Nesse momento, atender todos pré-requisitos é o maior fator crítico de sucesso onde iniciamos verificando os critérios de cada entrega e, principalmente, os critérios de sucesso do projeto.
Com os critérios atendidos, formalizamos as entregas com as partes interessadas, transferimos os produtos e serviços entregues para a equipe responsável pela produção, validamos as lições aprendidas no projeto, realocamos a equipe e os recursos para novos projetos e celebramos nossas conquistas.
Essa é a primeira de uma série de publicações sobre os grupos de processos do PMBOK.
Abaixo, as próximas publicações previstas:
-Iniciação
-Planejamento
-Execução
-Monitoramento e Controle
-Encerramento
Conheça nosso Escritório de Projetos on-line e ajude-nos dando seu feedback e divulgando para seus amigos Gerentes de Projetos ou pessoas que querem ingressar na área.
Nosso objetivo é disponibilizar todas informações necessárias para o Gerente de Projeto (apresentações, templates, metodologia, e o que mais for relevante para o GP).
Tem alguma necessidade sobre Gerenciamento de Projetos?
Entre em contato conosco e será um prazer ajuda-lo.
Saiba mais sobre Eduardo Montes, PMP.