O método do diagrama de precedência (MDP) é usado para representar graficamente todas atividades de seu projeto, com suas respectivas dependências.
Dependência
Dependência é um relacionamento entre o (começo ou) término de uma atividade e o (término ou) começo de uma outra atividade e reflete o relacionamento de causa-efeito entre duas atividades.
Pense no predecessor como a atividade independente que direciona (direcionador) e no sucessor como a atividade dirigida dependente (seguidor).
A fim encontrar o predecessor, a pergunta para fazer é “Qual atividade dirige a outra atividade?”.
A rede inteira das dependências é chamada também lógica da rede.
A palavra lógica fornece uma referência muito melhor que o caráter de causa-efeito das dependências.
Tipos de dependências
Você usará na maior parte as FS-dependências que funcionam do término (Finish/Término) do direcionador ao começo (Start/Início) do seguidor.
A tarefa do direcionador (predecessor) pode ser ligada de seu começo ou de seu término.
A tarefa do seguidor (sucessor) pode ser ligada a seu começo ou a seu término.
- Finish-to-Start (FS) ou Término para Início(TI) : Mais comum. Ex: Passar no exames – Retirar o certificado.
- Start-to-Start (SS) ou Início para Início (II): Ex: Assistir jogo de futebol – Jogo iniciar.
- Finish-to-Finish (FF) ou Término para Término (TT): Ex: Treinar usuários – Instalar software. (Para terminar o treinamento dos usuários, a instalação de todos os softwares deve estar concluída).
- Start-to-Finish (SF) ou Início para Término (IT): Ex: Fazer o exame – Preparar para o exame (O início do exame forçará a preparação do exame terminar, se você estiver pronto ou não).
O MDP também é usado para determinar o caminho crítico do projeto.
Veja também
Exemplo de cronograma com os tipos de dependências abaixo no Microsoft Project: JogodeFutebol.mpp
Dependência | Inglês | Explicação | Predecessora | Sucessora |
Término-a-Início (TI) | Finish-to-Start (FS) | Mais comum e padrão do MS Project. Preciso terminar a atividade predecessora para iniciar a atividade sucessora | 1o tempo | Intervalo |
Início-a-Início (II) | Start-to-Start (SS) | Preciso iniciar a atividade predecessora para iniciar a atividade sucessora | Transmitir Jogo | Assistir jogo |
Término-a-Término (TT) | Finish-to-Finish (FF) | Preciso terminar a atividade predecessora para terminar a atividade sucessora | 2o tempo | Transmitir jogo |
Início-a-Término (IT) | Start-to-Finish (SF) | Preciso iniciar a atividade predecessora para terminar a atividade sucessora | Apito Final | 2o tempo |