Os relatórios de desempenho do trabalho (mais conhecidos pelo termo Inglês Status Report) organizam e resumem as informações sobre o desempenho do trabalho e apresentam análises comparando o realizado com o planejado (linha de base). Eles informam a situação e o progresso no nível de detalhe requerido.
Use seu poder de síntese, já que a maioria das partes interessadas, principalmente, os executivos não irão ler relatórios muito extensos.
Uma boa prática é sumarizar todas as informações em uma ou duas páginas.
Usar formatos de gráficos de barras, curvas S, histogramas e tabelas podem ajudar a sintetizar as informações e atrair a atenção das partes interessadas.
Os relatórios de desempenho devem analisar a variação de desempenho usando técnicas como a análise do valor agregado e prever o desempenho futuro.
Devem ser gerados periodicamente em formato mais simples ou mais sofisticado conforme as necessidades das partes interessadas.
Em determinados projetos, é comum, gerar um relatório de desempenho mais resumido para um determinado grupo e um mais detalhado para outro grupo.
Os relatórios mais simples devem conter pelo menos as informações do desempenho, como % concluído, ou indicadores de cada área (escopo, prazo, custo e qualidade)
Os mais sofisticados, normalmente, contemplam as seguintes informações:
- Análise do desempenho anterior;
- Situação atual dos riscos e questões;
- Trabalho concluído no período;
- Trabalho a ser concluído no próximo período;
- Resultados da análise de variação;
- Término previsto do projeto (incluindo tempo e custo) e
- Outras informações relevantes a serem revistas e analisadas.
Processos relacionados:
Saída de: |
Entrada para: |
Veja também
- Dados sobre o desempenho do trabalho
- Informações sobre o desempenho do trabalho
- Relatórios de desempenho do trabalho