Uma das alternativas para captar os recursos financeiros necessários para o projeto é o financiamento através de bancos, empresas investidoras ou outras pessoas físicas ou jurídicas.
Obter um financiamento normalmente envolve várias atividades adicionais, além de custos e riscos associados.
Abaixo uso um financiamento bancário como exemplo e para servir de referência. Os demais financiamentos terão algumas variações.
Atividades adicionais envolvidas com um financiamento bancário:
- Cadastro da empresa no banco;
- Preenchimento da proposta do financiamento incluindo garantias pela empresa;
- Análise de crédito da proposta pelo banco;
- Aprovação da proposta para o financiamento pelo banco;
- Assinatura do contrato do financiamento;
- Liberação das parcelas pelo banco;
- Pagamento das parcelas pela empresa.
Custos adicionais de um financiamento bancário:
- Juros cobrados pelo financiamento;
- Taxas bancárias;
- Multas por atraso;
- Tempo gasto com as atividades adicionais descritas acima (Necessário estimar o custo aproximado dessas atividades).
Riscos associados a um financiamento bancário:
- Não aprovação da proposta;
- Atraso na liberação do financiamento;
- Atraso no pagamento das parcelas por parte da empresa. Abaixo Alguns possíveis impactos:
- Juros e multas adicionais;
- Uso das garantias por parte do banco;
- Inviabilizar o projeto devido ao aumento dos custos.
Referências bibliográficas
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras, 1ª Ed. São Paulo; 2018.