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Estrutura organizacional

Estrutura organizacional é a forma como a empresa se organiza para atingir seus objetivos.

A estrutura organizacional interfere diretamente na autoridade e no poder do gerente de projeto (GP) em seu projeto e na sua organização.

Existem 3 tipos de estruturas mais comuns nas organizações:

Estrutura Organizacional Funcional

Onde a empresa é organizada por funções e cada colaborador tem um chefe imediato, seja ele um coordenador, supervisor, gerente, etc. dependendo do nível hierárquico. Na Funcional, o GP terá mais dificuldade em engajar a equipe do projeto porque cada membro da equipe reporta diretamente para um gerente funcional. Por esse motivo, o GP deve buscar o engajamento dos gerentes funcionais no seu projeto, principalmente, aqueles que possuem parte da sua equipe trabalhando no projeto.

Essa ainda é a estrutura mais adotada pelas organizações e também a mais antiga estabelecida.

Empresas que fabricam e vendem produtos, principalmente, matérias primas ou produtos com poucas variações, normalmente, possuem menor necessidade de projetos, e portanto, mais provável selecionarem a estrutura funcional.

 

Estrutura Organizacional Projetizada

Onde a empresa é organizada por projetos, muito comum em empresas como consultorias e empresas de engenharia que tem como o negócio principal, os projetos (Quanto maior a necessidade de projetos, mais provável a estrutura projetizada). Nesse tipo de organização, cada colaborador está alocado em um ou mais projetos e respondem ao próprio gerente do projeto. Na projetizada, o GP tem autoridade, o que facilita o engajamento da sua equipe.

Estrutura Organizacional Matricial

Onde a empresa é organizada tanto por funções quanto por projetos, e onde cada colaborador pode responder tanto para um chefe funcional, quanto para um ou mais gerentes de projetos. Apesar de ser um tipo de estrutura mais recente, várias organizações funcionais tem migrado para esse tipo de estrutura.

Ela pode ser classificada em:

  • Fraca;
  • Moderada;
  • Ou forte.

dependendo da força que o gerente de projetos tem na organização.

 

Estruturas Organizacionais e Poder do Gerente de Projetos

Boa parte das organizações, optam pela estrutura funcional ou ainda pela estrutura matricial fraca, onde o gerente de projeto tem pouco influência em relação aos colaboradores e quem determina as promoções, desligamentos, e qualquer tipo de benefício ou punição ainda é o gerente funcional.

 

A tabela abaixo adaptada da tabela 2-1 do Guia PMBOK® Quinta Edição mostra a influência de cada tipo de estrutura das organizações nos projetos:

 

Estrutura Organizacional

Funcional

 

Matricial

Projetizada

Característica dos projetos

 

Fraca

Balanceada

Forte

 

Autoridade do GP

Pouca ou Nenhuma

Limitada

Baixa / Moderada

Alta

Alta / Total

Disponibilidade de recursos

Pouca ou Nenhuma

Limitada

Baixa / Moderada

Alta

Alta

Função do GP

Tempo Parcial

Tempo Parcial

Tempo integral

Integral

Integral

Quem controla o orçamento

Gerente funcional

Gerente funcional

Misto

GP

GP

Equipe administrativa do GP

Tempo Parcial

Tempo Parcial

Tempo Parcial

Integral

Integral

GP: Gerente de Projeto

Além dessas estrutura, o Guia PMBOK® 6a Edição incluiu novas estruturas organizacionais:

  • Orgânica ou simples: mais comuns em empresas de pequeno e médio porte, onde quem lidera o projeto normalmente é o proprietário da empresa.
  • Multidivisional: mais comuns em corporações com várias divisões onde as funções são replicadas de forma integral ou parcial para cada divisão.
  • Virtual: estrutura onde as pessoas não trabalham fisicamente no mesmo espaço sendo comum o uso de reuniões virtuais.
  • Híbrido: composta por variações das demais estruturas.
  • EGP: Escritório ou organização com objetivo de gerenciar portfólio de projetos.

Agradecimento especial ao Rodrigo Lopes que contribuiu com a atualização do artigo.

Referências bibliográficas

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

 

 

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