Search
Close this search box.

Análise de custo-benefício

A Análise de Custo x Benefício considera o trade-off entre o custo e o benefício de fazer alguma mudança como adotar uma nova ferramenta, fazer um projeto, mudar um processo etc.

Benefícios

Alguns dos benefícios a serem considerados:

  • Menor retrabalho;
  • Maior produtividade;
  • Menor custo;
  • Aumento de satisfação do cliente.

Apesar de ser difícil mensurar alguns benefícios, deve-se buscar projetar de forma monetária.

Por exemplo: Como projetar de forma monetária o aumento na satisfação do cliente?

Um cliente mais satisfeito tende a comprar mais e a indicar mais seus produtos e serviços para que outros clientes comprem, então podemos estimar o % de aumento em relação ao ticket médio de cada cliente e um aumento no número de clientes.

Estimando-se que o aumento da satisfação gere 10% de aumento no ticket médio e um aumento de 10% na carteira de clientes por ano.

Ticket médio atual: R$1.000,00

Quantidade de clientes atual: 10 clientes.

Ticket médio projetado considerando 10% de aumento: R$1.100,00

Quantidade de cientes no final do primeiro ano: 11 clientes

Benefício gerado no final do primeiro ano: (11×1.100)-(10×1.000)=12.100-10.000=2.100

 

 

Custos

Os custos devem ser consolidados considerando todas as atividades relacionadas a mudança sendo considerada.

Necessário também incluir custos de manutenção quando for relacionado a criação de um novo produto, por exemplo.

 

Claro que é muito mais fácil usar uma planilha para fazer esses cálculos e essas projeções.

Baixe a planilha de Avaliacao de Projetos.xlsx para analisar os custos e benefícios do seu projeto.

 

Referências bibliográficas

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras, 1ª Ed. São Paulo; 2018.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

 

 

 

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?