O primeiro passo para iniciar o seu projeto é fazer um levantamento de suas informações para avaliar sua viabilidade, o Termo de Abertura do Projeto é o documento estruturado para conter esse levantamento.
Neste artigo explico o que é o Termo de Abertura, como elaborá-lo, quais os processos do Guia PMBOK relacionados e disponibilizo dois modelos e dois exemplos para download de forma gratuita.
O que é o Termo de Abertura do projeto?
O termo de abertura do projeto, também muito conhecido como Project Charter (inglês), é o documento que autoriza formalmente o início do projeto. Ele concede ao gerente de projetos a autoridade para aplicar os recursos organizacionais nas atividades do projeto.
Como fazer o Termo de Abertura do projeto
O Gerente de Projetos deve ser designado antes do início do planejamento e, de preferência, no desenvolvimento do termo de abertura.
O patrocinador do projeto deve aprovar o termo de abertura do projeto.
O termo de abertura do projeto deve conter informações sumarizadas porém com o nível de detalhamento necessário para a aprovação ou não do projeto. Abaixo algumas das informações normalmente incluídas:
- Gerente de projetos designado e nível de autoridade atribuída;
- Requisitos que satisfazem as necessidades do cliente, do patrocinador e de outras partes interessadas;
- Necessidades de negócios, descrição de alto nível do projeto ou requisitos do produto para o qual o projeto é realizado;
- Objetivo ou justificativa do projeto;
- Cronograma de marcos sumarizado;
- Influência das partes interessadas;
- Organizações funcionais e sua participação;
- Premissas organizacionais, ambientais e externas;
- Restrições organizacionais, ambientais e externas;
- Caso de negócios justificando o projeto, incluindo o retorno sobre o investimento;
- Orçamento sumarizado.
Boas práticas para preencher o Termo de Abertura
De forma geral, o TAP é tratado de forma menos detalhada para que o detalhamento ocorra no planejamento.
Para incluir as informações sobre as partes interessadas, você pode usar “Funções e Cargos genéricos” sempre que isso facilitar o desenvolvimento do termo de abertura do seu projeto.
Porém, existem alguns pontos a serem considerados:
- Pergunte-se:
- Se eu incluir o nome da parte interessada, ajudará as pessoas que usarão o TAP, e principalmente, para aquelas que aprovarão o projeto e o TAP?
- Se a resposta for afirmativa, inclua o nome da parte interessada.
- Quantidade de partes interessadas no seu projeto
- Se seu projeto tem poucas partes interessadas, usar o nome específico poderá ajudar na comunicação e na identificação das mesmas.
- Se seu projeto tem muitas partes interessadas, use-as de forma genérica sempre que for mais conveniente pra você. Quanto maior a importância da parte interessada, maior a necessidade de você especificar seus nomes.
- Saiba mais em Registro das partes interessadas & Registro das partes interessadas vGenerica.xlsx
- Investimento no detalhamento na iniciação:
- Quanto maior o detalhamento na iniciação, menor a incerteza na aprovação ou rejeição do projeto.
- Porém, se você investir muito no detalhamento de um projeto que posteriormente foi rejeitado, você terá que cobrir esse custo nos demais projetos aprovados.
- Saiba balancear o nível de detalhamento necessário.
Processos do Guia PMBOK relacionados com o Termo de Abertura do Projeto
Exemplos de Termo de Abertura do Projeto
Modelos de Termo de Abertura do Projeto
- Termo de Abertura do Projeto.docx
- Termo de Abertura do Projeto baseado na técnica 5W2H
Metodologia PMO: Desenvolver o termo de abertura do projeto
Referências bibliográficas
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras, 1ª Ed. São Paulo; 2018.