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  • Projeto: O que é, Quais tipos e melhor abordagem para fazer

    Projetos

    Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. (PMI, 2017)

    Nesse artigo apresento sua definição, quais os principais tipos de projetos e

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  • Ciclo de Vida do Projeto: o que é, fases e para que serve

    Ciclo de vida do Projeto

    Todas as fases do projeto correspondem ao ciclo de vida do projeto. Ele é fundamental para estruturar seu projeto de modo a facilitar sua gestão e proporcionar uma alinhamento entre as partes interessadas do

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  • Gerenciamento do cronograma: O que é, objetivo e processos

    Gerenciamento do cronograma

    O que é o gerenciamento do cronograma?

    O gerenciamento do cronograma inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto (PMI, 2017, p.173). Aprenda como gerenciar seu cronograma com exemplos e

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  • Gerenciamento da integração: O que é, objetivo e processos

    Gerenciamento da Integracao

    O Guia PMBOK organiza suas áreas de conhecimento em processos. O gerenciamento da integração é a responsável por consolidar e integrar as demais áreas.

  • Cursos SCRUM, Projetos e TI: código do parceiro TIEXAMES

    Codigo de parceiro TIEXAMES

    Escritório de Projetos e TI Exames querem ajudá-lo em sua

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  • Gerenciamento dos custos: O que é, objetivo e processos

    Gerenciamento dos custos

    O que é gerenciamento dos custos?

    O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento

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  • Gerenciamento das aquisições: O que é, objetivo e processos

    Processos de Gerenciamento das Aquisições

    O gerenciamento das aquisições do projeto é uma das áreas de conhecimento mais importantes dentro das organizações, principalmente, devido ao aumento constante da terceirização de serviços.

    As empresas precisam trabalhar no que elas

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  • Registro das Lições aprendidas

    Registro das licoes aprendidas

    Falar de Lições Aprendidas é falar de qualidade e de melhoria contínua. As lições aprendidas é a base para alcançarmos a perfeição ou o nível de excelência desejado, é o alicerce para o

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  • Gerenciamento da qualidade: O que é, objetivo e processos

    Gerenciamento da qualidade do projeto

    O que é gerenciamento da qualidade?

    O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos para incorporação da política de qualidade da organização com relação ao planejamento, gerenciamento e controle dos requisitos de

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  • Gerenciamento das comunicações: O que é, objetivo e processos

    Gerenciamento das comunicacoes do projeto

    A comunicação certamente é uma das áreas de conhecimento mais importantes para o GP, senão for a mais importante. Ela representa cerca de 90% do tempo do melhores Gerentes de Projetos (PMI, 2017, p. 61) e é o

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  • Gerenciamento dos recursos: O que é, objetivo e processos

    Gerenciamento dos recursos do projeto

    O que é gerenciamento dos recursos?

    O gerenciamento dos recursos do projeto inclui os processos para identificar, adquirir e gerenciar os recursos necessários para a conclusão bem-sucedida do projeto. (PMI, 2017, p.

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  • Gerenciamento do escopo: O que é, objetivo e processos

    Gerenciamento do escopo

    O que é Gerenciamento do escopo?

    O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para que termine com

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  • Gerenciamento de conhecimentos

    Segundo Peter Druker, Conhecimento é informação eficaz em ação focalizada em resultados.

    As ferramentas e técnicas de gerenciamento de conhecimento visam criar novos conhecimentos e compartilhá-los.

    Segundo Tom Davenport, gestão

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  • Habilidades interpessoais e de equipe

    Habilidades interpessoais e de equipe

    Habilidade para engajar as pessoas em seus projetos, liderá-las, motivá-las e conectá-las de modo a atingir os objetivos do projeto. 

    O Guia PMBOK cita 17 ferramentas e técnicas em seus processos conforme tabela abaixo:

  • Criar a EAP

    Criar a EAP

    Criar a EAP é o processo de subdividir os produtos do projeto e o trabalho do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis.

  • Gerenciamento das partes interessadas: O que é e como fazer

    Gerenciamento das partes interessadas

    O que é o gerenciamento das partes interessadas?

    O gerenciamento das partes interessadas é a área de conhecimento do Guia PMBOK@ responsável por identificar as partes interessadas, priorizá-las e desenvolver estratégias para

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  • Gerenciar o engajamento das partes interessadas

    Gerenciar o engajamento das partes interessadas

    Segundo o Guia PMBOK®, Gerenciar o engajamento das partes interessadas é o processo de comunicação e interação com as partes interessadas para atender às suas necessidades e solucionar as questões à medida que ocorrerem.

  • Monitorar o engajamento das partes interessadas

    Monitorar o engajamento das partes interessadas

    Monitorar o engajamento das partes interessadas visa monitorar os relacionamentos entre as partes interessadas e ajustar as estratégias para engajar as partes interessadas reduzindo resistências e aumentando o suporte ao projeto.

  • Gerenciamento dos riscos: O que é, objetivo e processos

    Gerenciamento dos riscos

    O que é gerenciamento dos riscos?

    Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de condução do planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, implementação das respostas e

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  • Guia de Gerenciamento de Projetos

    Guia de gerenciamentode projetos

    O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em

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  • Processos do Guia PMBOK Sexta Edição

    Grupos de Processos de gerenciamento de projetos

    Um grupo de processo é um conjunto de processos que suportam o desenvolvimento do projeto.

    "Processo é um conjunto de ações (inter-relacionadas) que levam a um resultado (saídas esperadas de produtos, resultados ou

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  • Ferramentas do Guia PMBOK Sexta Edição

    Ferramentas do Guia PMBOK

    Conheça as ferramentas e técnicas abaixo:

  • Indice do guia baseado na 6a Edição do Guia PMBOK

    guia de gerenciamento de projetos

    Indice do Guia 

  • Estimativas de duração

    Estimativas de duracao

    As estimativas de duração indicam o número de período de trabalhos necessários para completar uma atividade usando os recursos definidos.

  • Projeto x Operação

    Projeto x Operacao

    Você sabe qual é a diferença entre projeto e operação?

    Abaixo relaciono alguns dos pontos em comum e algumas das suas principais diferenças.

  • Identificar as partes interessadas

    Identificar as partes interessadas

    Segundo o Guia PMBOK®, Identificar as partes interessadas é o processo de identificação de todas as pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelo projeto e documentação das informações relevantes relacionadas aos seus interesses,

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  • Plano de gerenciamento do cronograma

    Plano de Gerenciamento do Cronograma

    Segundo o Guia PMBOK®, o plano de gerenciamento do cronograma estabelece os critérios e as atividades para o desenvolvimento e o controle do cronograma do projeto.

  • Plano de gerenciamento dos custos

    Plano de gerenciamento dos custos

    Segundo o Guia PMBOK®, o plano de gerenciamento dos custos define o formato e estabelece as atividades e os critérios de planejamento, estruturação e controle dos custos do projeto.

  • Planejar o Gerenciamento da Qualidade

    Planejar o gerenciamento da qualidade

    Planejar o gerenciamento da qualidade tem como objetivos:

  • Realizar a garantia da qualidade

    Realizar a garantia da qualidade tem como objetivo auditar os requisitos da qualidade e os resultados das medidas de controle da qualidade para garantir que os padrões apropriados da qualidade e definições operacionais estão sendo usados.

  • Controlar a qualidade

    Controlar a qualidade

    Controlar a qualidade tem como objetivos:

    • Monitorar resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes da qualidade.
    • Identificar maneiras de eliminar as causas de
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  • Planejar o gerenciamento dos riscos

    Planejar o gerenciamento dos riscos

    Planejar o gerenciamento dos riscos tem como objetivo definir como conduzir as atividades de gerenciamento de riscos para o projeto.

  • Identificar os riscos

    Identificar os riscos

    Identificar os riscos tem como objetivo determinar quais risco podem afetar o projeto e documentar suas características.

    É um processo iterativo que deve ocorrer durante todo o projeto. 

  • Realizar a análise qualitativa dos riscos

    Analise Qualitativa do Risco

    Realizar a análise qualitativa de riscos tem como objetivo avaliar a exposição ao risco para priorizar os riscos que serão objeto de análise ou ação adicional.

    Os riscos com maior probabilidade e impacto são priorizados para posterior

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  • Realizar a análise quantitativa dos riscos

    Realizar a analise quantitativa dos riscos

    Realizar a análise quantitativa dos riscos tem como objetivo efetuar a análise numérica do efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.

    Por envolver alta complexidade, é realizada somente nos riscos priorizados pela

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  • Planejar as respostas aos riscos

    Planejar as respostas aos riscos

    Planejar as respostas aos riscos tem como objetivo desenvolver opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.
    Trata as respostas aos riscos conforme sua prioridade e define um "proprietário"

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  • Controlar os riscos

    Controlar os riscos envolve:

    • Acompanhar os riscos identificados;
    • Implementar os planos de respostas aos riscos;
    • Monitorar os riscos residuais;
    • Identificar novos riscos;
    • Avaliar a eficácia do
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  • Estimar os Custos

    Estimar os Custos

    Estimar os Custos tem como objetivo desenvolver uma estimativa dos custos dos recursos necessários para executar as atividades do projeto.

  • Determinar o Orçamento

    Determinar o Orcamento

    Determinar o orçamento agrega os custos estimados das atividades para estabelecer uma linha de base.

  • Controlar os Custos

    Controlar os Custos

    Controlar os Custos tem como objetivo monitorar o status do projeto para atualizar o orçamento e gerenciar alterações na linha de base dos custos.

  • Gerenciamento dos recursos humanos do projeto

    Gerenciamento dos recursos humanos do projeto

    Segundo o Guia PMBOK® Quinta Edição, o gerenciamento dos recursos humanos do projeto inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto (*).

    A equipe é composta por pessoas com funções e responsabilidades atribuídas com

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  • Mobilizar a equipe do projeto

    Mobilizar a equipe do projeto tem como objetivo obter os recursos humanos necessários para o projeto. 

  • Desenvolver a equipe

    Desenvolver a equipe

    Desenvolver a equipe do projeto tem como objetivo melhorar as competências e interação dos membros da equipe para aprimorar o desempenho do projeto.

  • Gerenciar a equipe

    Gerenciar a equipe

    Gerenciar a equipe tem como objetivo acompanhar o desempenho da equipe, fornecer feedback, resolver problemas e coordenar mudanças para melhorar o desempenho do projeto.
    A estrutura organizacional projetizada dá mais autonomia para o

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  • Ferramentas e técnicas do Guia PMBOK®

    Ferramentas de Gerenciamento de Projetos

    Organizamos as principais ferramentas de gerenciamento de projetos, tendo como base o Guia PMBOK® e suas respectivas ...

  • Indice do guia baseado na 5a Edição do Guia PMBOK

    guia de gerenciamento de projetos

    Guia

    Introdução

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  • Áreas de Conhecimento do Guia PMBOK 5a Edição

    Areas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

    Veja abaixo de forma detalhada as áreas de conhecimento específicas do Guia PMBOK® e seus processos com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.

    Para cada área de conhecimento, temos uma seção para explicar o que é a área de

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  • Auditorias de qualidade

    Auditorias

    A auditoria é uma análise estruturada e independente que busca identificar políticas, processos e procedimentos ineficientes e ineficazes em uso no projeto e não aderentes às políticas e procedimentos do projeto e da empresa.

  • Controlar as comunicações

    Controlar as comunicacoes

    Controlar as comunicações é o novo processo do Guia PMBOK® quinta edição e tem como objetivo controlar e monitorar as comunicações de modo a garantir que as necessidades de informação das partes interessadas sejam atendidas.

  • Planejar o gerenciamento das partes interessadas

    Planejar o gerenciamento das partes interessadas

    Planejar o gerenciamento das partes interessadas tem como objetivo desenvolver estratégias para quebrar as resistências das partes interessadas e garantir seu engajamento no projeto.

  • Controlar o engajamento das partes interessadas

    Controlar o engajamento das partes interessadas

    Controlar o engajamento das partes interessadas tem como objetivo monitorar os relacionamentos entre as partes interessadas e ajustar as estratégias para engajar as partes interessadas eliminando resistências e aumentando o suporte ao

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  • Processos do Guia PMBOK Quinta Edição

    Processos do Guia PMBOK

    Tabela com os 47 processos do Guia PMBOK® Quinta Edição com suas respectivas saídas e com um link para download do template relacionado, também, incluímos::

    • Para cada processo
      • Link para sua explicação contendo
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  • Entradas e Saidas dos Processos do Guia PMBOK Quinta Edição

    Entradas e Saidas dos Processos de Gerenciamento de Projeto

    Um processo é uma atividade ou conjunto de atividades que usam determinadas ferramentas e técnicas para transformar (processar) um conjunto de insumos (entradas) em resultados desejados (saídas)

     

    No exemplo ao lado, o processo

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  • Planejar o gerenciamento do escopo

    Planejar o gerenciamento do escopo

    Planejar o gerenciamento do escopo define e documenta como a equipe do projeto irá definir, validar e controlar o escopo.

  • Planejar o gerenciamento do cronograma

    Planejar o gerenciamento do cronograma

    Planejar o gerenciamento do cronograma estabelece as políticas, procedimentos e documentação para planejar, desenvolver, gerenciar, executar e controlar o cronograma do projeto.

  • Planejar o gerenciamento dos custos

    Planejar o gerenciamento dos custos estabelece as políticas, procedimentos e documentação para planejar, gerenciar, executar e controlar os custos do projeto.

  • Estimativas de custos

    Estimativas de custos

    Para estimar os custos deve-se considerar todos os recursos (diretos ou indiretos) a serem usados.

    Esses recursos podem ser mão-de-obra, materiais, equipamentos, entre outros.

    Para alocar os custos indiretos, normalmente, usa-se

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  • Documentos do projeto

    Documentos do projeto

    Os documentos do projeto são referenciados como entrada de dois processos e suas atualizações de praticamente todos processos.

    Esta é uma das entradas mais genéricas possíveis, pois, documento do projeto pode ser qualquer documento/saída

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  • Desenvolver o termo de abertura do projeto

    Termo de abertura do projeto

    O Termo de Abertura é o documento que formaliza o início do projeto e dá a autoridade necessária ao gerente de projetos.

    Ele deve ser desenvolvido preferencialmente pelo próprio gerente do projeto e é composto por diversas atividades de

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  • Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto

    Plano de Gerenciamento do Projeto

    Segundo o Guia PMBOK®, desenvolver o plano de gerenciamento de projeto é o processo de documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares.

  • Orientar e gerenciar o trabalho do projeto

    Orientar e gerenciar o trabalho do projeto

    Segundo o Guia PMBOK®, orientar e gerenciar o trabalho do projeto é realizar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para atingir os objetivos.
    Na execução do projeto, é quando a pressão e o pânico começa a surgir com

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  • Realizar o controle integrado de mudanças

    Realizar o controle integrado de mudancas

    Realizar o controle integrado de mudanças é um dos processos mais importantes para garantir o sucesso do projeto e envolve as seguintes etapas:

  • Monitorar e controlar o trabalho do projeto

    monitorar e controlar o trabalho do projeto

    Segundo o Guia PMBOK®, monitorar e controlar o trabalho do projeto é o processo de acompanhamento, revisão e ajuste do progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento.
    Ele é composto de:

  • Encerrar o projeto ou fase

    Encerrar o projeto ou fase

    Segundo o Guia PMBOK®, encerrar um projeto ou uma fase é o processo de finalização de todas as atividades, de todos os grupos de processos de gerenciamento do projeto, para encerrar formalmente o projeto ou a fase.

  • Gerenciamento do tempo do projeto

    Gerenciamento do tempo

    Segundo o Guia PMBOK® Quinta Edição, o gerenciamento do tempo inclui os processos requeridos para assegurar a conclusão do projeto no prazo previsto.

    Na Sexta Edição do Guia PMBOK®, a área de conhecimento foi renomeada de gerenciamento

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  • Definir as Atividades

    Definir as Atividades

    Segundo o Guia PMBOK®, Definir as atividades é o processo de identificação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto.

  • Sequenciar as Atividades

    Sequenciar as Atividades

    Sequenciar as Atividades tem como objetivo, identificar e documentar as relações de dependência entre as atividades.
    Recomenda-se o uso de um software de gerenciamento de cronogramas para sequenciar as atividades.

  • Estimar as durações das atividades

    Estimativas de duracoes

    Estimar a duração da atividade é estimar a quantidade de períodos de trabalho necessários para completar cada atividade considerando os recursos estimados no processo ...

  • Desenvolver o Cronograma

    Cronograma

    Desenvolver o Cronograma envolve analisar a sequência das atividades, sua duração, seus requerimentos de recursos e suas restrições para criar o cronograma do projeto e determinar as datas de início e término de cada atividade. É um processo

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  • Controlar o Cronograma

    SPI

    Controlar o cronograma é atualizar o progresso do projeto, monitorar as variações entre o real com o planejado (linha de base) e gerenciar as mudanças ocorridas.

  • Coletar os requisitos

    Coletar os requisitos

    Coletar os requisitosé o processo de definir e documentar as necessidades das partes interessadas para atingir os objetivos dos projetos.

  • Definir o Escopo

    Definir o escopo

    Definir o Escopo é desenvolver uma descrição detalhada do projeto e do produto.

    Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 5.3 Definir o escopo (Guia PMBOK® 6a Edição)

  • Validar o escopo

    Validar o escopo

    Validar o escopo (ou Verificar o Escopo como era chamado na quarta edição do Guia PMBOK®) é o processo de formalizar a aceitação das entregas do projeto.

  • Controlar o Escopo

    Controlar o escopo

    Controlar o Escopo é o processo de monitorar o status do escopo do projeto e do produto e gerenciar as alterações na linha de base de escopo.

  • Registro das partes interessadas

    Registro das partes interessadas

    O registro das partes interessadas contém os detalhes relativos às partes identificadas, incluindo, entre outros:

  • Disponível a versão em pt-br do Guia Pmbok da 5a edição

    Disponível a versão em pt-br do Guia Pmbok da 5a edição
    O associado do PMI, pode baixá-lo no link abaixo.
    Devem lançar uma nova versão, já que está marcado como Drat Content.
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  • PMI disponibiliza Guia de Práticas para Gerenciamento de Mudança nas Organizações.

    Atualmente este guia está disponível gratuitamente para download, apenas por um período de tempo limitado.

     

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  • Livro Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras

    Livro Gerenciamento das Aquisicoes

    Amigos,

    Com muita alegria que lanço meu terceiro livro Gerenciamento das aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras. ...

  • Material sobre metodologia e grupos de processos de gerenciamento de projetos

    Para os interessados em aprender mais sobre metodologias e grupos de processos de gerenciamento de projetos preparamos abaixo 3 apresentações e um conjunto de referências para

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  • Encerrar o projeto ou fase: falhas comuns

    Os cuidados que devemos tomar antes de encerrar o projeto ou fase.

    Olá amigos do Escritório de projetos. A ideia deste artigo é descrever falhas comuns durante um processo específico de gestão de projetos: encerrar o projeto ou

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  • Resumo das novidades dos meses 09 e 10 de 2013

    Continuamos trabalhando muito para trazer a você, gerente de projetos ou interessado, o melhor conteúdo possível.

    Esse esforço é

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  • Solução de problemas

    Uma das principais funções de um gerente de projetos é solucionar os problemas à medida que eles ocorrem.

    Existem vários métodos e técnicas para solucioná-los que podem ser usadas de forma individual ou integrados.

  • Guia Pmbok quinta edição em pt-br

    Enfim, disponível a versão final em pt-br do Guia Pmbok da 5a edição para associados do PMI.
    O associado do PMI, pode baixá-lo no link abaixo.
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  • Controlar os Recursos

    Controlar os recursos

    Segundo o Guia PMBOK®, p.352, controlar os recursos é o processo de garantir que os recursos atribuídos e alocados ao projeto estão disponíveis conforme planejado, bem como monitorar o uso planejado versus o uso real de recursos e ação corretiva

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  • O projeto fracassou. E agora, de quem é a culpa?

    A primeira coisa que perguntamos quando um projeto falha é quem "era" o gerente de projeto e a segunda é quem

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  • Gerenciar a qualidade

    Gerenciar a qualidade

    Gerenciar a qualidade tem como objetivo executar o que foi planejado no plano de gerenciamento da qualidade para garantir que os padrões apropriados da qualidade e definições operacionais estão sendo usados.

    Gerenciar a qualidade é base

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  • Gerenciar o conhecimento do projeto

    Gerenciar o conhecimento do projeto

    Segundo o Guia PMBOK®, p. 98, Gerenciar o Conhecimento do Projeto é o processo de utilizar conhecimentos existentes e criar novos conhecimentos para alcançar os objetivos do projeto e contribuir para a aprendizagem organizacional.

  • Resumo das novidades de Novembro de 2013 a Fevereiro de 2014

    Continuamos trabalhando muito para trazer a você, gerente de projetos ou interessado, o melhor conteúdo possível.

    Esse

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  • Restrições de um projeto

    Restricoes de um projeto

    As restrições do projeto são limitações impostas a equipe do projeto que podem afetar o desempenho da equipe no projeto e não podem ser violadas, portanto, devem ser respeitadas e devidamente

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  • O que é Gerenciamento de Projetos?

    Gerenciamento de Projetos

    Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos (Guia PMBOK® Sexta Edição).

  • Resumo das novidades de Março a Abril de 2014

    Continuamos trabalhando muito para trazer a você, gerente de projetos ou interessado, o melhor conteúdo possível.

    Esse esforço é

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  • Resumo das novidades de Maio e Junho de 2014

    Continuamos trabalhando muito para trazer a você, gerente de projetos ou interessado, o melhor conteúdo

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  • Processos do Guia PMBOK da 5a Edição por grupo de processo e Área de Conhecimento

    Grupos de Processos de gerenciamento de projetos

    Um grupo de processo é um conjunto de processos que suportam o desenvolvimento do projeto.

    "Processo é um conjunto de ações (inter-relacionadas) que levam a um resultado (saídas esperadas de produtos, resultados ou

    ...
  • Grupo de Processos Iniciação

    O principal objetivo do processo de iniciação é aprovar o projeto ou não de modo a auxiliar as partes interessadas a avaliar a viabilidade do projeto proposto. O Escritório de Projetos deve zelar pela seleção dos projetos de maior retorno e pelo

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  • Estrutura organizacional

    Estrutura organizacional

    Estrutura organizacional é a forma como a empresa se organiza para atingir seus objetivos.

    A estrutura organizacional interfere diretamente na autoridade e no poder do gerente de projeto (GP) em seu projeto e na sua organização.

  • Crise Hídrica, Gerenciamento de Projetos - Riscos

    Não sou técnico da SABESP, mas, como uma boa prática de gerenciamento de projetos, vou pedir a Opinião dos Especialistas e de nossos leitores para complementar o artigo e debater o

    ...
  • Como Montar um Escritório de Projetos

    O sucesso de implantação de um PMO (Project Management Office) requer apoio da alta direção da empresa, a adoção de um modelo de governança, a escolha de pessoal com perfil adequado, a escolha de uma metodologia comum, um plano robusto

    ...
  • Nível de Gerenciamento necessário

    Em Alice no País das Maravilhas, o Rei fala para Alice: - "Comece no começo e vá até você chegar ao final, e então pare".

    Podemos perfeitamente relacionar as palavras extraídas do texto literário - "Alice no País das

    ...
  • Análise de viabilidade de projeto

    Análise de viabilidade de projeto

    É sabido que a maturidade de um GP é medida através da forma com que o mesmo conduz as integrações de um projeto. Esta área do conhecimento é com certeza uma das mais sensíveis dentro das boas práticas do PMI. O entendimento inicial do projeto

    ...
  • BSC - Balanced Scorecard em um projeto

    BSC - Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de

    ...

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