PMBOK

PMBOK
  • Benchmarking

    Benchmarking

    Benchmarking é o processo de comparar os métodos de trabalho em relação às melhores práticas e resultados com o propósito de identificar mudanças que levem a resultados de melhor qualidade.

  • Reavaliação de riscos

    Reunião para analisar o status dos riscos existentes e avaliar novos. A reavaliação de riscos pode resultar em:

    • Identificação de novos riscos,
    • Reavaliação dos riscos atuais e
    • Encerramento dos riscos que não
    ...
  • Reuniões de planejamento e análise

    As reuniões de planejamento e análise tem como objetivo desenvolver ou analisar um plano e garantir o comprometimento dos envolvidos.

  • Análise de dados

    Analise de dados

    Técnicas usadas para organizar, avaliar e estimar dados e informações.

    O Guia PMBOK cita 27 ferramentas e técnicas em seus processos conforme tabela abaixo:

  • Análise de premissas e restrições

    Premissa do projeto

    As premissas são fatores considerados verdadeiros sem prova para fins de planejamento. Se elas não forem cumpridas, o seu planejamento será impactado.

    As ...

  • Guia PMBOK Setima Edição

    Guia PMBOK setima edicao

    O PMI disponibilizou a versão em português da sétima edição do Guia PMBOK de forma exclusiva para membros do PMI. ...

  • Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos

    Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos

    Um grupo de processo é um conjunto de processos que suportam o desenvolvimento do projeto.

    "Processo é um conjunto de ações (inter-relacionadas) que levam a um resultado (saídas esperadas de produtos, resultados ou

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  • Saiba mais sobre Gestão de Mudanças

    Gestão de Mudanças

    O Guia do GP - Processos do Guia PMBOK®

    • 4.5
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  • Reconhecimento e recompensas

    Teoria de hierarquia de necessidades

    Reconhecer e recompensar é a base para motivar qualquer membro da equipe.
    Esteja sempre atento ao desempenho da equipe e saiba reconhecer e recompensar individualmente e em grupo.

    No capítulo 7 do livro

    Gerenciamento de conflitos

    Tecnicas de gerenciamento de conflitos

    Atualmente, os ambientes estão cada dia mais competitivos e com maior pressão, acarretando em mais conflitos.

  • Atividades de construção da equipe

    Atividades de construcao da equipe

    O principal objetivo das atividades de construção da equipe é fazer que os membros da equipe trabalhem juntos com maior eficiência.
    Elas aperfeiçoam o trabalho em equipe, fazendo que os resultados do grupo sejam cada dia melhores, e seus

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  • Gerenciamento da integração: O que é, objetivo e como fazer

    Gerenciamento da Integracao

    O Guia PMBOK organiza suas áreas de conhecimento em processos. O gerenciamento da integração é a responsável por consolidar e integrar as demais áreas.

  • Liderança

    Liderança

    Essa talvez seja a habilidade mais importante a ser desenvolvida pelo gerente de projetos e temos inúmeros autores com vasta biblioteca sobre o tema.

  • Diagrama de causa-efeito

    Diagrama de causa-efeito

    O Diagrama de causa-efeito, também conhecido como diagrama de espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa, é usado na análise de Causa e Efeito ou na análise de Causa-Raiz. Ele usa técnicas de diagrama para identificar as relações entre causa e

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  • Métodos de comunicação

    Existem inúmeros métodos de comunicação usados, o Guia PMBOK® sugere agrupá-los da seguinte forma:

  • Partes interessadas

    Partes interessadas

    Quem são as Partes interessadas? (Stakeholders)

    Segundo Montes & Patz (2017), as partes interessadas (também conhecidas pelo termo inglês, stakeholders) são os indivíduos e as organizações envolvidos no projeto, ou seja,

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  • Modelos

    Modelos são templates pré-definidos de atividades. O próprio software, como o Microsoft Project, Primavera, entre outros, oferecem os modelos já pré-definidos.

  • Técnicas de criação de modelos

    As técnicas de criação de modelos são usadas para simular cenários (ameaças ou oportunidades identificadas) e avaliar o impacto das mesmas no cronograma do projeto.
    As mais conhecidas são:

    • Análise de cenário "E-
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  • Modelos de diagrama de rede de cronograma

    Modelos de diagrama de rede de cronograma

    Os modelos de diagrama de rede de cronograma são úteis para agilizar a criação de diagrama de rede para projetos similares.

  • Cursos TIEXAMES com 12% de desconto código parceiro [PMO]

    Codigo de parceiro TIEXAMES

    Escritório de Projetos e TI Exames querem ajudá-lo em sua

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  • Negociação

    Negociacao

    Como em todos os projetos, os recursos são limitados, e a cada dia mais escassos, negociar acordos no projeto é um dos fatores críticos de sucesso.

  • Modelos de comunicações

    Modelos de comunicações

    Os modelos de comunicações ajudam a garantir a comunicação eficaz no projeto. Veja a seguir alguns dos modelos de comunicação mais usados no mercado.

  • Análise de tendências

    Análise de Tendências

    A análise de tendências é usada para  prever o desempenho futuro do projeto com base no desempenho real até a data.

    Para qualquer indicador com variações do esperado, deve-se buscar as causas das variações e entender como o indicador se

    ...
  • Análise de partes interessadas

    A análise de partes interessadas é uma técnica de coleta e análise sistemática de informações qualitativas e quantitativas para determinar interesses a serem considerados.
    Ela identifica interesses, expectativas e influência das partes

    ...
  • Análise de Fazer ou Comprar

    Segundo o Guia PMBOK®, a análise de fazer ou comprar é uma técnica geral de gerenciamento usada para determinar se um trabalho específico pode ser melhor realizado pela equipe do projeto ou se deve ser comprado de fontes externas.

  • Custo da qualidade

    Custos da qualidade

    O custo da qualidade é o custo total incorrido no investimento em prevenir não conformidade aos requisitos.

    Custos de conformidade são os custos usados para prevenir a não conformidade, ou seja, o dinheiro gasto durante o projeto

    ...
  • Folha de verificação

    Folha de verificacao

    Folha de verificação:

    • Proporciona método sistemático para coletar e mostrar dados;
    • Formulários desenhados para coletar dados;
    • Fáceis de entender e diretas ao ponto.

    Veja o exemplo de folha de

    ...
  • Análise de custo-benefício

    Análise de custo-benefício

    A Análise de Custo x Benefício considera o trade-off entre o custo e o benefício de fazer alguma mudança como adotar uma nova ferramenta, fazer um projeto, mudar um processo etc.

  • Análise de alternativas

    O gerente de projetos deve analisar todas as diferentes alternativas para executar as atividades do projeto.

    Algumas das alternativas mais comuns a serem analisadas:

  • Guia PMBOK 7a Edição

    O que mudou na sétima edição do Guia PMBOK

    De Grupos de Processos e Áreas de Conhecimentos para Domínios de Desempenho

    Não teremos mais nossos cinco ...

  • Ciclo de Vida do Projeto: o que é, fases e para que serve

    Ciclo de vida do Projeto

    Todas as fases do projeto correspondem ao ciclo de vida do projeto. Ele é fundamental para estruturar seu projeto de modo a facilitar sua gestão e proporcionar uma alinhamento entre as partes interessadas do

    ...
  • Gerenciamento das partes interessadas: O que é e como fazer

    Gerenciamento das partes interessadas

    O que é o gerenciamento das partes interessadas?

    O gerenciamento das partes interessadas é a área de conhecimento responsável por engajar as partes interessadas. Para isso é necessário identificá-las, classificá-las,

    ...
  • Monitorar o engajamento das partes interessadas

    Monitorar o engajamento das partes interessadas

    Monitorar o engajamento das partes interessadas visa monitorar os relacionamentos entre as partes interessadas e ajustar as estratégias para engajar as partes interessadas reduzindo resistências e aumentando o suporte ao projeto.

  • Desenvolver a equipe

    Desenvolver a equipe

    Desenvolver a equipe do projeto tem como objetivo melhorar as competências e interação dos membros da equipe para aprimorar o desempenho do projeto.

  • Gerenciamento da qualidade: O que é, objetivo e processos

    Gerenciamento da qualidade do projeto

    O que é gerenciamento da qualidade?

    O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos para incorporação da política de qualidade da organização com relação ao planejamento, gerenciamento e controle dos requisitos de

    ...
  • Gerenciamento dos riscos: O que é, objetivo e processos

    Gerenciamento dos riscos

    O que é gerenciamento dos riscos?

    Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de condução do planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, implementação das respostas e

    ...
  • Avaliação do desempenho da equipe

    Avaliacao do desempenho da equipe

    O responsável pelo desempenho da equipe do projeto deve avaliar periodicamente o desempenho da equipe como um todo e de também de forma individual.

  • Indice do guia baseado na 6a Edição do Guia PMBOK

    guia de gerenciamento de projetos

    Indice do Guia 

  • KIT PMP

    Certificacao PMP

    O Kit é a seleção de tudo que tenho de melhor empacotado e documentado para você acelerar sua preparação ganhando tempo e compartilhando as melhores práticas e nossas soluções para a certificação PMP. Ele foi feito para agilizar sua preparação

    ...
  • Grupo de Processos Iniciação

    O principal objetivo do grupo de processos de iniciação é aprovar o projeto ou não de modo a auxiliar as partes interessadas a avaliar a viabilidade do projeto proposto. O Escritório de Projetos deve zelar pela seleção dos projetos de maior

    ...
  • Informações sobre o desempenho do trabalho

    As informações sobre o desempenho do trabalho são geradas para tomada de decisão a partir dos dados sobre o desempenho do trabalho e apresentadas nos ...

  • Dados de desempenho do trabalho

    Dados de desempenho do trabalho

    Os dados de desempenho do trabalho são os valores das métricas e observações geradas na execução das atividades do projeto.

    Esses dados de desempenho são usados para gerar ...

  • Avaliações de desempenho do projeto

    As avaliações de desempenho do projeto são necessárias para antecipar problemas futuros, identificar causas de baixo desempenho e solucioná-las, rever previsões e metas, e principalmente, aprender com os erros e acertos para termos mais sucesso

    ...
  • Índice de desempenho para término - IDPT

    Índice de desempenho para término (IDPT) [Inglês: TCPI(To-Complete Performance Index)]

    O IDPT responde a seguinte questão: Com qual eficiência devemos usar os recursos restantes para terminar o projeto no orçamento previsto?

  • Análise de desempenho das aquisições

    A análise de desempenho das aquisições é uma avaliação estruturada do progresso do fornecedor.

  • Relatórios de desempenho

    Relatorios de desempenho

    Reportar o desempenho é o processo de coleta e distribuição de informações sobre o desempenho, inclusive os relatórios de andamento, medições do progresso e previsões.
    Envolve a coleta e análise periódica do andamento real do projeto x sua

    ...
  • Relatórios de desempenho do trabalho

    Relatórios de desempenho do trabalho

    Os relatórios de desempenho do trabalho (mais conhecidos pelo termo Inglês Status Report) organizam e resumem as informações sobre o

    ...
  • Gerenciamento dos recursos humanos do projeto

    Gerenciamento dos recursos humanos do projeto

    Segundo o Guia PMBOK® Quinta Edição, o gerenciamento dos recursos humanos do projeto inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto (*).

    A equipe é composta por pessoas com funções e responsabilidades atribuídas com

    ...
  • Solução de problemas

    Uma das principais funções de um gerente de projetos é solucionar os problemas à medida que eles ocorrem.

    Existem vários métodos e técnicas para solucioná-los que podem ser usadas de forma individual ou integrados.

  • Gerenciar a equipe

    Gerenciar a equipe

    Gerenciar a equipe tem como objetivo principal suportar o desempenho da equipe acompanhando seu desempenho, fornecendo feedback, removendo impedimentos e coordenando mudanças para melhorar seu desempenho.
    A estrutura

    ...
  • Criar a EAP

    Criar a EAP

    Criar a EAP é o processo de subdividir os produtos do projeto e o trabalho do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis.

  • Guia PMBOK 6a Edição - Melhorias

    Guia PMBOK 6a edicao

     

    A sexta edição do Guia PMBOK® chegou e o membro do PMI já pode baixá-lo de

    ...
  • Material sobre metodologia e grupos de processos de gerenciamento de projetos

    Para os interessados em aprender mais sobre metodologias e grupos de processos de gerenciamento de projetos preparamos abaixo 3 apresentações e um conjunto de referências para

    ...
  • Realizar o controle integrado de mudanças

    Realizar o controle integrado de mudancas

    Realizar o controle integrado de mudanças é um dos processos de Monitoramento e Controle mais importantes para garantir o sucesso do projeto e envolve as seguintes etapas:

  • O Gerente de Projetos deve Cobrar ou Motivar sua equipe de projeto?

    Motivacao nas organizacoes

    Amigos,

    Gostaria de convidar vocês para refletir sobre uma das nossas principais funções dentro de um projeto.

  • Análise de viabilidade de projeto

    Análise de viabilidade de projeto

    É sabido que a maturidade de um GP é medida através da forma com que o mesmo conduz as integrações de um projeto. Esta área do conhecimento é com certeza uma das mais sensíveis dentro das boas práticas do PMI. O entendimento inicial do projeto

    ...
  • Gerenciamento das comunicações: O que é, objetivo e processos

    Gerenciamento das comunicacoes do projeto

    A comunicação certamente é uma das áreas de conhecimento mais importantes para o GP, senão for a mais importante. Ela representa cerca de 90% do tempo do melhores Gerentes de Projetos (PMI, 2017, p. 61) e é o

    ...
  • Gerenciamento do cronograma: O que é, objetivo e como fazer

    Gerenciamento do cronograma

    O que é o gerenciamento do cronograma?

    O gerenciamento do cronograma inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto (PMI, 2017, p.173). Aprenda como gerenciar seu cronograma com exemplos e

    ...
  • Gerenciamento do escopo: O que é, objetivo e como fazer

    Gerenciamento do escopo

    O que é Gerenciamento do escopo?

    O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para que termine com

    ...
  • Projeto: O que é, Quais tipos e melhor abordagem para fazer

    Projetos

    Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. (PMI, 2017)

    Nesse artigo apresento sua definição, quais os principais tipos de projetos e

    ...
  • Gerenciamento dos custos: O que é, objetivo e processos

    Gerenciamento dos custos

    O que é gerenciamento dos custos?

    O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento

    ...
  • Gerenciamento das aquisições: O que é, objetivo e processos

    Processos de Gerenciamento das Aquisições

    O gerenciamento das aquisições do projeto é uma das áreas de conhecimento mais importantes dentro das organizações, principalmente, devido ao aumento constante da terceirização de serviços.

    As empresas precisam trabalhar no que elas

    ...
  • Registro das Lições aprendidas

    Registro das licoes aprendidas

    Falar de Lições Aprendidas é falar de qualidade e de melhoria contínua. As lições aprendidas é a base para alcançarmos a perfeição ou o nível de excelência desejado, é o alicerce para o

    ...
  • Gerenciamento dos recursos: O que é, objetivo e processos

    Gerenciamento dos recursos do projeto

    O que é gerenciamento dos recursos?

    O gerenciamento dos recursos do projeto inclui os processos para identificar, adquirir e gerenciar os recursos necessários para a conclusão bem-sucedida do projeto. (PMI, 2017, p.

    ...
  • Gerenciamento de conhecimentos

    Segundo Peter Druker, Conhecimento é informação eficaz em ação focalizada em resultados.

    As ferramentas e técnicas de gerenciamento de conhecimento visam criar novos conhecimentos e compartilhá-los.

    Segundo Tom Davenport, gestão

    ...
  • Habilidades interpessoais e de equipe

    Habilidades interpessoais e de equipe

    Habilidade para engajar as pessoas em seus projetos, liderá-las, motivá-las e conectá-las de modo a atingir os objetivos do projeto. 

    O Guia PMBOK cita 17 ferramentas e técnicas em seus processos conforme tabela abaixo:

  • Gerenciar o engajamento das partes interessadas

    Gerenciar o engajamento das partes interessadas

    Segundo o Guia PMBOK®, Gerenciar o engajamento das partes interessadas é o processo de comunicação e interação com as partes interessadas para atender às suas necessidades e solucionar as questões à medida que ocorrerem.

  • Guia de Gerenciamento de Projetos

    Guia de gerenciamentode projetos

    O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em

    ...
  • Processos do Guia PMBOK Sexta Edição

    Grupos de Processos de gerenciamento de projetos

    Um grupo de processo é um conjunto de processos que suportam o desenvolvimento do projeto.

    "Processo é um conjunto de ações (inter-relacionadas) que levam a um resultado (saídas esperadas de produtos, resultados ou

    ...
  • Ferramentas do Guia PMBOK Sexta Edição

    Ferramentas do Guia PMBOK

    Conheça as ferramentas e técnicas abaixo:

  • Estimativas de duração

    Estimativas de duracao

    As estimativas de duração indicam o número de período de trabalhos necessários para completar uma atividade usando os recursos definidos.

  • Projeto x Operação

    Projeto x Operacao

    Você sabe qual é a diferença entre projeto e operação?

    Abaixo relaciono alguns dos pontos em comum e algumas das suas principais diferenças.

  • Identificar as partes interessadas

    Identificar as partes interessadas

    Segundo o Guia PMBOK®, Identificar as partes interessadas é o processo de identificação de todas as pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelo projeto e documentação das informações relevantes relacionadas aos seus interesses,

    ...
  • Plano de gerenciamento do cronograma

    Plano de Gerenciamento do Cronograma

    Segundo o Guia PMBOK®, o plano de gerenciamento do cronograma estabelece os critérios e as atividades para o desenvolvimento e o controle do cronograma do projeto.

  • Plano de gerenciamento dos custos

    Plano de gerenciamento dos custos

    Segundo o Guia PMBOK®, o plano de gerenciamento dos custos define o formato e estabelece as atividades e os critérios de planejamento, estruturação e controle dos custos do projeto.

  • Planejar o Gerenciamento da Qualidade

    Planejar o gerenciamento da qualidade

    Planejar o gerenciamento da qualidade tem como objetivos:

  • Realizar a garantia da qualidade

    Realizar a garantia da qualidade tem como objetivo auditar os requisitos da qualidade e os resultados das medidas de controle da qualidade para garantir que os padrões apropriados da qualidade e definições operacionais estão sendo usados.

  • Controlar a qualidade

    Controlar a qualidade

    Controlar a qualidade tem como objetivos:

    • Monitorar resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes da qualidade.
    • Identificar maneiras de eliminar as causas de
    ...
  • Planejar o gerenciamento dos riscos

    Planejar o gerenciamento dos riscos

    Planejar o gerenciamento dos riscos tem como objetivo definir como conduzir as atividades de gerenciamento de riscos para o projeto.

  • Identificar os riscos

    Identificar os riscos

    Identificar os riscos tem como objetivo determinar quais risco podem afetar o projeto e documentar suas características.

    É um processo iterativo que deve ocorrer durante todo o projeto. 

  • Realizar a análise qualitativa dos riscos

    Analise Qualitativa do Risco

    Realizar a análise qualitativa de riscos tem como objetivo avaliar a exposição ao risco para priorizar os riscos que serão objeto de análise ou ação adicional.

    Os riscos com maior probabilidade e impacto são priorizados para posterior

    ...
  • Realizar a análise quantitativa dos riscos

    Realizar a analise quantitativa dos riscos

    Realizar a análise quantitativa dos riscos tem como objetivo efetuar a análise numérica do efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.

    Por envolver alta complexidade, é realizada somente nos riscos priorizados pela

    ...
  • Planejar as respostas aos riscos

    Planejar as respostas aos riscos

    Planejar as respostas aos riscos tem como objetivo desenvolver opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.
    Trata as respostas aos riscos conforme sua prioridade e define um "proprietário"

    ...
  • Controlar os riscos

    Controlar os riscos envolve:

    • Acompanhar os riscos identificados;
    • Implementar os planos de respostas aos riscos;
    • Monitorar os riscos residuais;
    • Identificar novos riscos;
    • Avaliar a eficácia do
    ...
  • Estimar os Custos

    Estimar os Custos

    Estimar os Custos tem como objetivo desenvolver uma estimativa dos custos dos recursos necessários para executar as atividades do projeto.

  • Determinar o Orçamento

    Determinar o Orcamento

    Determinar o orçamento agrega os custos estimados das atividades para estabelecer uma linha de base.

  • Controlar os Custos

    Controlar os Custos

    Controlar os Custos tem como objetivo monitorar o status do projeto para atualizar o orçamento e gerenciar alterações na linha de base dos custos.

  • Mobilizar a equipe do projeto

    Mobilizar a equipe do projeto tem como objetivo obter os recursos humanos necessários para o projeto. 

  • Ferramentas e técnicas do Guia PMBOK®

    Ferramentas de Gerenciamento de Projetos

    Organizamos as principais ferramentas de gerenciamento de projetos, tendo como base o Guia PMBOK® e suas respectivas ...

  • Indice do guia baseado na 5a Edição do Guia PMBOK

    guia de gerenciamento de projetos

    Guia

    Introdução

    ...
  • Áreas de Conhecimento do Guia PMBOK 5a Edição

    Areas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

    Veja abaixo de forma detalhada as áreas de conhecimento específicas do Guia PMBOK® e seus processos com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.

    Para cada área de conhecimento, temos uma seção para explicar o que é a área de

    ...
  • Auditorias de qualidade

    Auditorias

    A auditoria é uma análise estruturada e independente que busca identificar políticas, processos e procedimentos ineficientes e ineficazes em uso no projeto e não aderentes às políticas e procedimentos do projeto e da empresa.

  • Controlar as comunicações

    Controlar as comunicacoes

    Controlar as comunicações é o novo processo do Guia PMBOK® quinta edição e tem como objetivo controlar e monitorar as comunicações de modo a garantir que as necessidades de informação das partes interessadas sejam atendidas.

  • Planejar o gerenciamento das partes interessadas

    Planejar o gerenciamento das partes interessadas

    Planejar o gerenciamento das partes interessadas tem como objetivo desenvolver estratégias para quebrar as resistências das partes interessadas e garantir seu engajamento no projeto.

  • Controlar o engajamento das partes interessadas

    Controlar o engajamento das partes interessadas

    Controlar o engajamento das partes interessadas tem como objetivo monitorar os relacionamentos entre as partes interessadas e ajustar as estratégias para engajar as partes interessadas eliminando resistências e aumentando o suporte ao

    ...
  • Processos do Guia PMBOK Quinta Edição

    Processos do Guia PMBOK

    Tabela com os 47 processos do Guia PMBOK® Quinta Edição com suas respectivas saídas e com um link para download do template relacionado, também, incluímos::

    • Para cada processo
      • Link para sua explicação contendo
    ...
  • Entradas e Saidas dos Processos do Guia PMBOK Quinta Edição

    Entradas e Saidas dos Processos de Gerenciamento de Projeto

    Um processo é uma atividade ou conjunto de atividades que usam determinadas ferramentas e técnicas para transformar (processar) um conjunto de insumos (entradas) em resultados desejados (saídas)

     

    No exemplo ao lado, o processo

    ...
  • Planejar o gerenciamento do escopo

    Planejar o gerenciamento do escopo

    Planejar o gerenciamento do escopo define e documenta como a equipe do projeto irá definir, validar e controlar o escopo.

  • Planejar o gerenciamento do cronograma

    Planejar o gerenciamento do cronograma

    Planejar o gerenciamento do cronograma estabelece as políticas, procedimentos e documentação para planejar, desenvolver, gerenciar, executar e controlar o cronograma do projeto.

  • Planejar o gerenciamento dos custos

    Planejar o gerenciamento dos custos estabelece as políticas, procedimentos e documentação para planejar, gerenciar, executar e controlar os custos do projeto.