PMBOK

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  • Guia PMBOK Setima Edição

    Guia PMBOK setima edicao

    Agora é oficial, temos a data do lançamento do Guia PMBOK sétima edição.

    O PMI anunciou que o Guia PMBOK sétima edição estará disponível em primeiro de agosto desse ano incluindo sua versão impressa e a digital e

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  • Guia PMBOK 6a Edição - Melhorias

    Guia PMBOK 6a edicao

     

    A sexta edição do Guia PMBOK® chegou e o membro do PMI já pode baixá-lo de

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  • Guia PMBOK 7a Edição

    Agora é oficial, temos a data do lançamento do Guia PMBOK sétima edição.

    O PMI anunciou que a versão impressa e a digital incluindo as versões traduzidas (e a nossa em PT-BR) estarão disponíveis em primeiro de agosto desse ano

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  • Gerenciamento da qualidade: O que é, objetivo e processos

    Gerenciamento da qualidade do projeto

    O que é gerenciamento da qualidade?

    O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos para incorporação da política de qualidade da organização com relação ao planejamento, gerenciamento e controle dos requisitos de

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  • Material sobre metodologia e grupos de processos de gerenciamento de projetos

    Para os interessados em aprender mais sobre metodologias e grupos de processos de gerenciamento de projetos preparamos abaixo 3 apresentações e um conjunto de referências para

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  • Realizar o controle integrado de mudanças

    Realizar o controle integrado de mudancas

    Realizar o controle integrado de mudanças é um dos processos de Monitoramento e Controle mais importantes para garantir o sucesso do projeto e envolve as seguintes etapas:

  • O Gerente de Projetos deve Cobrar ou Motivar sua equipe de projeto?

    Motivacao nas organizacoes

    Amigos,

    Gostaria de convidar vocês para refletir sobre uma das nossas principais funções dentro de um projeto.

  • Análise de viabilidade de projeto

    Análise de viabilidade de projeto

    É sabido que a maturidade de um GP é medida através da forma com que o mesmo conduz as integrações de um projeto. Esta área do conhecimento é com certeza uma das mais sensíveis dentro das boas práticas do PMI. O entendimento inicial do projeto

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  • Gerenciamento das comunicações: O que é, objetivo e processos

    Gerenciamento das comunicacoes do projeto

    A comunicação certamente é uma das áreas de conhecimento mais importantes para o GP, senão for a mais importante. Ela representa cerca de 90% do tempo do melhores Gerentes de Projetos (PMI, 2017, p. 61) e é o

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  • Gerenciamento do cronograma: O que é, objetivo e como fazer

    Gerenciamento do cronograma

    O que é o gerenciamento do cronograma?

    O gerenciamento do cronograma inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto (PMI, 2017, p.173). Aprenda como gerenciar seu cronograma com exemplos e

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  • Gerenciamento do escopo: O que é, objetivo e como fazer

    Gerenciamento do escopo

    O que é Gerenciamento do escopo?

    O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para que termine com

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  • Gerenciamento da integração: O que é, objetivo e como fazer

    Gerenciamento da Integracao

    O Guia PMBOK organiza suas áreas de conhecimento em processos. O gerenciamento da integração é a responsável por consolidar e integrar as demais áreas.

  • Projeto: O que é, Quais tipos e melhor abordagem para fazer

    Projetos

    Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. (PMI, 2017)

    Nesse artigo apresento sua definição, quais os principais tipos de projetos e

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  • Ciclo de Vida do Projeto: o que é, fases e para que serve

    Ciclo de vida do Projeto

    Todas as fases do projeto correspondem ao ciclo de vida do projeto. Ele é fundamental para estruturar seu projeto de modo a facilitar sua gestão e proporcionar uma alinhamento entre as partes interessadas do

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  • Cursos SCRUM, Projetos e TI: código do parceiro TIEXAMES

    Codigo de parceiro TIEXAMES

    Escritório de Projetos e TI Exames querem ajudá-lo em sua

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  • Gerenciamento dos custos: O que é, objetivo e processos

    Gerenciamento dos custos

    O que é gerenciamento dos custos?

    O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento

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  • Gerenciamento das aquisições: O que é, objetivo e processos

    Processos de Gerenciamento das Aquisições

    O gerenciamento das aquisições do projeto é uma das áreas de conhecimento mais importantes dentro das organizações, principalmente, devido ao aumento constante da terceirização de serviços.

    As empresas precisam trabalhar no que elas

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  • Registro das Lições aprendidas

    Registro das licoes aprendidas

    Falar de Lições Aprendidas é falar de qualidade e de melhoria contínua. As lições aprendidas é a base para alcançarmos a perfeição ou o nível de excelência desejado, é o alicerce para o

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  • Gerenciamento dos recursos: O que é, objetivo e processos

    Gerenciamento dos recursos do projeto

    O que é gerenciamento dos recursos?

    O gerenciamento dos recursos do projeto inclui os processos para identificar, adquirir e gerenciar os recursos necessários para a conclusão bem-sucedida do projeto. (PMI, 2017, p.

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  • Gerenciamento de conhecimentos

    Segundo Peter Druker, Conhecimento é informação eficaz em ação focalizada em resultados.

    As ferramentas e técnicas de gerenciamento de conhecimento visam criar novos conhecimentos e compartilhá-los.

    Segundo Tom Davenport, gestão

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  • Habilidades interpessoais e de equipe

    Habilidades interpessoais e de equipe

    Habilidade para engajar as pessoas em seus projetos, liderá-las, motivá-las e conectá-las de modo a atingir os objetivos do projeto. 

    O Guia PMBOK cita 17 ferramentas e técnicas em seus processos conforme tabela abaixo:

  • Criar a EAP

    Criar a EAP

    Criar a EAP é o processo de subdividir os produtos do projeto e o trabalho do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis.

  • Gerenciamento das partes interessadas: O que é e como fazer

    Gerenciamento das partes interessadas

    O que é o gerenciamento das partes interessadas?

    O gerenciamento das partes interessadas é a área de conhecimento do Guia PMBOK@ responsável por identificar as partes interessadas, priorizá-las e desenvolver estratégias para

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  • Gerenciar o engajamento das partes interessadas

    Gerenciar o engajamento das partes interessadas

    Segundo o Guia PMBOK®, Gerenciar o engajamento das partes interessadas é o processo de comunicação e interação com as partes interessadas para atender às suas necessidades e solucionar as questões à medida que ocorrerem.

  • Monitorar o engajamento das partes interessadas

    Monitorar o engajamento das partes interessadas

    Monitorar o engajamento das partes interessadas visa monitorar os relacionamentos entre as partes interessadas e ajustar as estratégias para engajar as partes interessadas reduzindo resistências e aumentando o suporte ao projeto.

  • Gerenciamento dos riscos: O que é, objetivo e processos

    Gerenciamento dos riscos

    O que é gerenciamento dos riscos?

    Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de condução do planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, implementação das respostas e

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  • Guia de Gerenciamento de Projetos

    Guia de gerenciamentode projetos

    O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em

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  • Processos do Guia PMBOK Sexta Edição

    Grupos de Processos de gerenciamento de projetos

    Um grupo de processo é um conjunto de processos que suportam o desenvolvimento do projeto.

    "Processo é um conjunto de ações (inter-relacionadas) que levam a um resultado (saídas esperadas de produtos, resultados ou

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  • Ferramentas do Guia PMBOK Sexta Edição

    Ferramentas do Guia PMBOK

    Conheça as ferramentas e técnicas abaixo:

  • Indice do guia baseado na 6a Edição do Guia PMBOK

    guia de gerenciamento de projetos

    Indice do Guia 

  • Estimativas de duração

    Estimativas de duracao

    As estimativas de duração indicam o número de período de trabalhos necessários para completar uma atividade usando os recursos definidos.

  • Projeto x Operação

    Projeto x Operacao

    Você sabe qual é a diferença entre projeto e operação?

    Abaixo relaciono alguns dos pontos em comum e algumas das suas principais diferenças.

  • Identificar as partes interessadas

    Identificar as partes interessadas

    Segundo o Guia PMBOK®, Identificar as partes interessadas é o processo de identificação de todas as pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelo projeto e documentação das informações relevantes relacionadas aos seus interesses,

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  • Plano de gerenciamento do cronograma

    Plano de Gerenciamento do Cronograma

    Segundo o Guia PMBOK®, o plano de gerenciamento do cronograma estabelece os critérios e as atividades para o desenvolvimento e o controle do cronograma do projeto.

  • Plano de gerenciamento dos custos

    Plano de gerenciamento dos custos

    Segundo o Guia PMBOK®, o plano de gerenciamento dos custos define o formato e estabelece as atividades e os critérios de planejamento, estruturação e controle dos custos do projeto.

  • Planejar o Gerenciamento da Qualidade

    Planejar o gerenciamento da qualidade

    Planejar o gerenciamento da qualidade tem como objetivos:

  • Realizar a garantia da qualidade

    Realizar a garantia da qualidade tem como objetivo auditar os requisitos da qualidade e os resultados das medidas de controle da qualidade para garantir que os padrões apropriados da qualidade e definições operacionais estão sendo usados.

  • Controlar a qualidade

    Controlar a qualidade

    Controlar a qualidade tem como objetivos:

    • Monitorar resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes da qualidade.
    • Identificar maneiras de eliminar as causas de
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  • Planejar o gerenciamento dos riscos

    Planejar o gerenciamento dos riscos

    Planejar o gerenciamento dos riscos tem como objetivo definir como conduzir as atividades de gerenciamento de riscos para o projeto.

  • Identificar os riscos

    Identificar os riscos

    Identificar os riscos tem como objetivo determinar quais risco podem afetar o projeto e documentar suas características.

    É um processo iterativo que deve ocorrer durante todo o projeto. 

  • Realizar a análise qualitativa dos riscos

    Analise Qualitativa do Risco

    Realizar a análise qualitativa de riscos tem como objetivo avaliar a exposição ao risco para priorizar os riscos que serão objeto de análise ou ação adicional.

    Os riscos com maior probabilidade e impacto são priorizados para posterior

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  • Realizar a análise quantitativa dos riscos

    Realizar a analise quantitativa dos riscos

    Realizar a análise quantitativa dos riscos tem como objetivo efetuar a análise numérica do efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.

    Por envolver alta complexidade, é realizada somente nos riscos priorizados pela

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  • Planejar as respostas aos riscos

    Planejar as respostas aos riscos

    Planejar as respostas aos riscos tem como objetivo desenvolver opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.
    Trata as respostas aos riscos conforme sua prioridade e define um "proprietário"

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  • Controlar os riscos

    Controlar os riscos envolve:

    • Acompanhar os riscos identificados;
    • Implementar os planos de respostas aos riscos;
    • Monitorar os riscos residuais;
    • Identificar novos riscos;
    • Avaliar a eficácia do
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  • Estimar os Custos

    Estimar os Custos

    Estimar os Custos tem como objetivo desenvolver uma estimativa dos custos dos recursos necessários para executar as atividades do projeto.

  • Determinar o Orçamento

    Determinar o Orcamento

    Determinar o orçamento agrega os custos estimados das atividades para estabelecer uma linha de base.

  • Controlar os Custos

    Controlar os Custos

    Controlar os Custos tem como objetivo monitorar o status do projeto para atualizar o orçamento e gerenciar alterações na linha de base dos custos.

  • Gerenciamento dos recursos humanos do projeto

    Gerenciamento dos recursos humanos do projeto

    Segundo o Guia PMBOK® Quinta Edição, o gerenciamento dos recursos humanos do projeto inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto (*).

    A equipe é composta por pessoas com funções e responsabilidades atribuídas com

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  • Mobilizar a equipe do projeto

    Mobilizar a equipe do projeto tem como objetivo obter os recursos humanos necessários para o projeto. 

  • Desenvolver a equipe

    Desenvolver a equipe

    Desenvolver a equipe do projeto tem como objetivo melhorar as competências e interação dos membros da equipe para aprimorar o desempenho do projeto.

  • Gerenciar a equipe

    Gerenciar a equipe

    Gerenciar a equipe tem como objetivo acompanhar o desempenho da equipe, fornecer feedback, resolver problemas e coordenar mudanças para melhorar o desempenho do projeto.
    A estrutura organizacional projetizada dá mais autonomia para o

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  • Ferramentas e técnicas do Guia PMBOK®

    Ferramentas de Gerenciamento de Projetos

    Organizamos as principais ferramentas de gerenciamento de projetos, tendo como base o Guia PMBOK® e suas respectivas ...

  • Indice do guia baseado na 5a Edição do Guia PMBOK

    guia de gerenciamento de projetos

    Guia

    Introdução

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  • Áreas de Conhecimento do Guia PMBOK 5a Edição

    Areas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

    Veja abaixo de forma detalhada as áreas de conhecimento específicas do Guia PMBOK® e seus processos com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.

    Para cada área de conhecimento, temos uma seção para explicar o que é a área de

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  • Auditorias de qualidade

    Auditorias

    A auditoria é uma análise estruturada e independente que busca identificar políticas, processos e procedimentos ineficientes e ineficazes em uso no projeto e não aderentes às políticas e procedimentos do projeto e da empresa.

  • Controlar as comunicações

    Controlar as comunicacoes

    Controlar as comunicações é o novo processo do Guia PMBOK® quinta edição e tem como objetivo controlar e monitorar as comunicações de modo a garantir que as necessidades de informação das partes interessadas sejam atendidas.

  • Planejar o gerenciamento das partes interessadas

    Planejar o gerenciamento das partes interessadas

    Planejar o gerenciamento das partes interessadas tem como objetivo desenvolver estratégias para quebrar as resistências das partes interessadas e garantir seu engajamento no projeto.

  • Controlar o engajamento das partes interessadas

    Controlar o engajamento das partes interessadas

    Controlar o engajamento das partes interessadas tem como objetivo monitorar os relacionamentos entre as partes interessadas e ajustar as estratégias para engajar as partes interessadas eliminando resistências e aumentando o suporte ao

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  • Processos do Guia PMBOK Quinta Edição

    Processos do Guia PMBOK

    Tabela com os 47 processos do Guia PMBOK® Quinta Edição com suas respectivas saídas e com um link para download do template relacionado, também, incluímos::

    • Para cada processo
      • Link para sua explicação contendo
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  • Entradas e Saidas dos Processos do Guia PMBOK Quinta Edição

    Entradas e Saidas dos Processos de Gerenciamento de Projeto

    Um processo é uma atividade ou conjunto de atividades que usam determinadas ferramentas e técnicas para transformar (processar) um conjunto de insumos (entradas) em resultados desejados (saídas)

     

    No exemplo ao lado, o processo

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  • Planejar o gerenciamento do escopo

    Planejar o gerenciamento do escopo

    Planejar o gerenciamento do escopo define e documenta como a equipe do projeto irá definir, validar e controlar o escopo.

  • Planejar o gerenciamento do cronograma

    Planejar o gerenciamento do cronograma

    Planejar o gerenciamento do cronograma estabelece as políticas, procedimentos e documentação para planejar, desenvolver, gerenciar, executar e controlar o cronograma do projeto.

  • Planejar o gerenciamento dos custos

    Planejar o gerenciamento dos custos estabelece as políticas, procedimentos e documentação para planejar, gerenciar, executar e controlar os custos do projeto.

  • Estimativas de custos

    Estimativas de custos

    Para estimar os custos deve-se considerar todos os recursos (diretos ou indiretos) a serem usados.

    Esses recursos podem ser mão-de-obra, materiais, equipamentos, entre outros.

    Para alocar os custos indiretos, normalmente, usa-se

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  • Documentos do projeto

    Documentos do projeto

    Os documentos do projeto são referenciados como entrada de dois processos e suas atualizações de praticamente todos processos.

    Esta é uma das entradas mais genéricas possíveis, pois, documento do projeto pode ser qualquer documento/saída

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  • Desenvolver o termo de abertura do projeto

    Termo de abertura do projeto

    O Termo de Abertura é o documento que formaliza o início do projeto e dá a autoridade necessária ao gerente de projetos.

    Ele deve ser desenvolvido preferencialmente pelo próprio gerente do projeto e é composto por diversas atividades de

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  • Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto

    Plano de Gerenciamento do Projeto

    Segundo o Guia PMBOK®, desenvolver o plano de gerenciamento de projeto é o processo de documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares.

  • Orientar e gerenciar o trabalho do projeto

    Orientar e gerenciar o trabalho do projeto

    Segundo o Guia PMBOK®, orientar e gerenciar o trabalho do projeto é realizar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para atingir os objetivos.
    Na execução do projeto, é quando a pressão e o pânico começa a surgir com

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  • Monitorar e controlar o trabalho do projeto

    monitorar e controlar o trabalho do projeto

    Segundo o Guia PMBOK®, monitorar e controlar o trabalho do projeto é o processo de acompanhamento, revisão e ajuste do progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento.
    Ele é composto de:

  • Encerrar o projeto ou fase

    Encerrar o projeto ou fase

    Segundo o Guia PMBOK®, encerrar um projeto ou uma fase é o processo de finalização de todas as atividades, de todos os grupos de processos de gerenciamento do projeto, para encerrar formalmente o projeto ou a fase.

  • Gerenciamento do tempo do projeto

    Gerenciamento do tempo

    Segundo o Guia PMBOK® Quinta Edição, o gerenciamento do tempo inclui os processos requeridos para assegurar a conclusão do projeto no prazo previsto.

    Na Sexta Edição do Guia PMBOK®, a área de conhecimento foi renomeada de gerenciamento

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  • Definir as Atividades

    Definir as Atividades

    Segundo o Guia PMBOK®, Definir as atividades é o processo de identificação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto.

  • Sequenciar as Atividades

    Sequenciar as Atividades

    Sequenciar as Atividades tem como objetivo, identificar e documentar as relações de dependência entre as atividades.
    Recomenda-se o uso de um software de gerenciamento de cronogramas para sequenciar as atividades.

  • Estimar as durações das atividades

    Estimativas de duracoes

    Estimar a duração da atividade é estimar a quantidade de períodos de trabalho necessários para completar cada atividade considerando os recursos estimados no processo ...

  • Desenvolver o Cronograma

    Cronograma

    Desenvolver o Cronograma envolve analisar a sequência das atividades, sua duração, seus requerimentos de recursos e suas restrições para criar o cronograma do projeto e determinar as datas de início e término de cada atividade. É um processo

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  • Controlar o Cronograma

    SPI

    Controlar o cronograma é atualizar o progresso do projeto, monitorar as variações entre o real com o planejado (linha de base) e gerenciar as mudanças ocorridas.

  • Coletar os requisitos

    Coletar os requisitos

    Coletar os requisitosé o processo de definir e documentar as necessidades das partes interessadas para atingir os objetivos dos projetos.

  • Definir o Escopo

    Definir o escopo

    Definir o Escopo é desenvolver uma descrição detalhada do projeto e do produto.

    Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 5.3 Definir o escopo (Guia PMBOK® 6a Edição)

  • Validar o escopo

    Validar o escopo

    Validar o escopo (ou Verificar o Escopo como era chamado na quarta edição do Guia PMBOK®) é o processo de formalizar a aceitação das entregas do projeto.

  • Controlar o Escopo

    Controlar o escopo

    Controlar o Escopo é o processo de monitorar o status do escopo do projeto e do produto e gerenciar as alterações na linha de base de escopo.

  • Registro das partes interessadas

    Registro das partes interessadas

    O registro das partes interessadas contém os detalhes relativos às partes identificadas, incluindo, entre outros:

  • Disponível a versão em pt-br do Guia Pmbok da 5a edição

    Disponível a versão em pt-br do Guia Pmbok da 5a edição
    O associado do PMI, pode baixá-lo no link abaixo.
    Devem lançar uma nova versão, já que está marcado como Drat Content.
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  • PMI disponibiliza Guia de Práticas para Gerenciamento de Mudança nas Organizações.

    Atualmente este guia está disponível gratuitamente para download, apenas por um período de tempo limitado.

     

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  • Livro Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras

    Livro Gerenciamento das Aquisicoes

    Amigos,

    Com muita alegria que lanço meu terceiro livro Gerenciamento das aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras. ...

  • Encerrar o projeto ou fase: falhas comuns

    Os cuidados que devemos tomar antes de encerrar o projeto ou fase.

    Olá amigos do Escritório de projetos. A ideia deste artigo é descrever falhas comuns durante um processo específico de gestão de projetos: encerrar o projeto ou

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  • Solução de problemas

    Uma das principais funções de um gerente de projetos é solucionar os problemas à medida que eles ocorrem.

    Existem vários métodos e técnicas para solucioná-los que podem ser usadas de forma individual ou integrados.

  • Guia Pmbok quinta edição em pt-br

    Enfim, disponível a versão final em pt-br do Guia Pmbok da 5a edição para associados do PMI.
    O associado do PMI, pode baixá-lo no link abaixo.
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  • Controlar os Recursos

    Controlar os recursos

    Segundo o Guia PMBOK®, p.352, controlar os recursos é o processo de garantir que os recursos atribuídos e alocados ao projeto estão disponíveis conforme planejado, bem como monitorar o uso planejado versus o uso real de recursos e ação corretiva

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  • O projeto fracassou. E agora, de quem é a culpa?

    A primeira coisa que perguntamos quando um projeto falha é quem "era" o gerente de projeto e a segunda é quem

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  • Gerenciar a qualidade

    Gerenciar a qualidade

    Gerenciar a qualidade tem como objetivo executar o que foi planejado no plano de gerenciamento da qualidade para garantir que os padrões apropriados da qualidade e definições operacionais estão sendo usados.

    Gerenciar a qualidade é base

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  • Gerenciar o conhecimento do projeto

    Gerenciar o conhecimento do projeto

    Segundo o Guia PMBOK®, p. 98, Gerenciar o Conhecimento do Projeto é o processo de utilizar conhecimentos existentes e criar novos conhecimentos para alcançar os objetivos do projeto e contribuir para a aprendizagem organizacional.

  • Restrições de um projeto

    Restricoes de um projeto

    As restrições do projeto são limitações impostas a equipe do projeto que podem afetar o desempenho da equipe no projeto e não podem ser violadas, portanto, devem ser respeitadas e devidamente

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  • O que é Gerenciamento de Projetos?

    Gerenciamento de Projetos

    Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos (Guia PMBOK® Sexta Edição).

  • Processos do Guia PMBOK da 5a Edição por grupo de processo e Área de Conhecimento

    Grupos de Processos de gerenciamento de projetos

    Um grupo de processo é um conjunto de processos que suportam o desenvolvimento do projeto.

    "Processo é um conjunto de ações (inter-relacionadas) que levam a um resultado (saídas esperadas de produtos, resultados ou

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  • Grupo de Processos Iniciação

    O principal objetivo do processo de iniciação é aprovar o projeto ou não de modo a auxiliar as partes interessadas a avaliar a viabilidade do projeto proposto. O Escritório de Projetos deve zelar pela seleção dos projetos de maior retorno e pelo

    ...
  • Estrutura organizacional

    Estrutura organizacional

    Estrutura organizacional é a forma como a empresa se organiza para atingir seus objetivos.

    A estrutura organizacional interfere diretamente na autoridade e no poder do gerente de projeto (GP) em seu projeto e na sua organização.

  • Crise Hídrica, Gerenciamento de Projetos - Riscos

    Não sou técnico da SABESP, mas, como uma boa prática de gerenciamento de projetos, vou pedir a Opinião dos Especialistas e de nossos leitores para complementar o artigo e debater o

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  • Como Montar um Escritório de Projetos

    O sucesso de implantação de um PMO (Project Management Office) requer apoio da alta direção da empresa, a adoção de um modelo de governança, a escolha de pessoal com perfil adequado, a escolha de uma metodologia comum, um plano robusto

    ...
  • Nível de Gerenciamento necessário

    Em Alice no País das Maravilhas, o Rei fala para Alice: - "Comece no começo e vá até você chegar ao final, e então pare".

    Podemos perfeitamente relacionar as palavras extraídas do texto literário - "Alice no País das

    ...
  • BSC - Balanced Scorecard em um projeto

    BSC - Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de

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