Agora é oficial, temos a data do lançamento do Guia PMBOK sétima edição.
O PMI anunciou que o Guia PMBOK sétima edição estará disponível em primeiro de agosto desse ano incluindo sua versão impressa e a digital e
A sexta edição do Guia PMBOK® chegou e o membro do PMI já pode baixá-lo de
O PMI anunciou que a versão impressa e a digital incluindo as versões traduzidas (e a nossa em PT-BR) estarão disponíveis em primeiro de agosto desse ano
O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos para incorporação da política de qualidade da organização com relação ao planejamento, gerenciamento e controle dos requisitos de
Para os interessados em aprender mais sobre metodologias e grupos de processos de gerenciamento de projetos preparamos abaixo 3 apresentações e um conjunto de referências para
Realizar o controle integrado de mudanças é um dos processos de Monitoramento e Controle mais importantes para garantir o sucesso do projeto e envolve as seguintes etapas:
Amigos,
Gostaria de convidar vocês para refletir sobre uma das nossas principais funções dentro de um projeto.
É sabido que a maturidade de um GP é medida através da forma com que o mesmo conduz as integrações de um projeto. Esta área do conhecimento é com certeza uma das mais sensíveis dentro das boas práticas do PMI. O entendimento inicial do projeto
A comunicação certamente é uma das áreas de conhecimento mais importantes para o GP, senão for a mais importante. Ela representa cerca de 90% do tempo do melhores Gerentes de Projetos (PMI, 2017, p. 61) e é o
O gerenciamento do cronograma inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto (PMI, 2017, p.173). Aprenda como gerenciar seu cronograma com exemplos e
O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para que termine com
O Guia PMBOK organiza suas áreas de conhecimento em processos. O gerenciamento da integração é a responsável por consolidar e integrar as demais áreas.
Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. (PMI, 2017)
Nesse artigo apresento sua definição, quais os principais tipos de projetos e
Todas as fases do projeto correspondem ao ciclo de vida do projeto. Ele é fundamental para estruturar seu projeto de modo a facilitar sua gestão e proporcionar uma alinhamento entre as partes interessadas do
Escritório de Projetos e TI Exames querem ajudá-lo em sua
O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento
O gerenciamento das aquisições do projeto é uma das áreas de conhecimento mais importantes dentro das organizações, principalmente, devido ao aumento constante da terceirização de serviços.
As empresas precisam trabalhar no que elas
Falar de Lições Aprendidas é falar de qualidade e de melhoria contínua. As lições aprendidas é a base para alcançarmos a perfeição ou o nível de excelência desejado, é o alicerce para o
O gerenciamento dos recursos do projeto inclui os processos para identificar, adquirir e gerenciar os recursos necessários para a conclusão bem-sucedida do projeto. (PMI, 2017, p.
Segundo Peter Druker, Conhecimento é informação eficaz em ação focalizada em resultados.
As ferramentas e técnicas de gerenciamento de conhecimento visam criar novos conhecimentos e compartilhá-los.
Segundo Tom Davenport, gestão
Habilidade para engajar as pessoas em seus projetos, liderá-las, motivá-las e conectá-las de modo a atingir os objetivos do projeto.
O Guia PMBOK cita 17 ferramentas e técnicas em seus processos conforme tabela abaixo:
Criar a EAP é o processo de subdividir os produtos do projeto e o trabalho do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis.
O gerenciamento das partes interessadas é a área de conhecimento do Guia PMBOK@ responsável por identificar as partes interessadas, priorizá-las e desenvolver estratégias para
Segundo o Guia PMBOK®, Gerenciar o engajamento das partes interessadas é o processo de comunicação e interação com as partes interessadas para atender às suas necessidades e solucionar as questões à medida que ocorrerem.
Monitorar o engajamento das partes interessadas visa monitorar os relacionamentos entre as partes interessadas e ajustar as estratégias para engajar as partes interessadas reduzindo resistências e aumentando o suporte ao projeto.
Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de condução do planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, implementação das respostas e
O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em
Um grupo de processo é um conjunto de processos que suportam o desenvolvimento do projeto.
"Processo é um conjunto de ações (inter-relacionadas) que levam a um resultado (saídas esperadas de produtos, resultados ou
As estimativas de duração indicam o número de período de trabalhos necessários para completar uma atividade usando os recursos definidos.
Você sabe qual é a diferença entre projeto e operação?
Abaixo relaciono alguns dos pontos em comum e algumas das suas principais diferenças.
Segundo o Guia PMBOK®, Identificar as partes interessadas é o processo de identificação de todas as pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelo projeto e documentação das informações relevantes relacionadas aos seus interesses,
Segundo o Guia PMBOK®, o plano de gerenciamento do cronograma estabelece os critérios e as atividades para o desenvolvimento e o controle do cronograma do projeto.
Segundo o Guia PMBOK®, o plano de gerenciamento dos custos define o formato e estabelece as atividades e os critérios de planejamento, estruturação e controle dos custos do projeto.
Planejar o gerenciamento da qualidade tem como objetivos:
Realizar a garantia da qualidade tem como objetivo auditar os requisitos da qualidade e os resultados das medidas de controle da qualidade para garantir que os padrões apropriados da qualidade e definições operacionais estão sendo usados.
Controlar a qualidade tem como objetivos:
Planejar o gerenciamento dos riscos tem como objetivo definir como conduzir as atividades de gerenciamento de riscos para o projeto.
Identificar os riscos tem como objetivo determinar quais risco podem afetar o projeto e documentar suas características.
É um processo iterativo que deve ocorrer durante todo o projeto.
Realizar a análise qualitativa de riscos tem como objetivo avaliar a exposição ao risco para priorizar os riscos que serão objeto de análise ou ação adicional.
Os riscos com maior probabilidade e impacto são priorizados para posterior
Realizar a análise quantitativa dos riscos tem como objetivo efetuar a análise numérica do efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.
Por envolver alta complexidade, é realizada somente nos riscos priorizados pela
Planejar as respostas aos riscos tem como objetivo desenvolver opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto. Trata as respostas aos riscos conforme sua prioridade e define um "proprietário"
Controlar os riscos envolve:
Estimar os Custos tem como objetivo desenvolver uma estimativa dos custos dos recursos necessários para executar as atividades do projeto.
Determinar o orçamento agrega os custos estimados das atividades para estabelecer uma linha de base.
Controlar os Custos tem como objetivo monitorar o status do projeto para atualizar o orçamento e gerenciar alterações na linha de base dos custos.
Segundo o Guia PMBOK® Quinta Edição, o gerenciamento dos recursos humanos do projeto inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto (*).
A equipe é composta por pessoas com funções e responsabilidades atribuídas com
Mobilizar a equipe do projeto tem como objetivo obter os recursos humanos necessários para o projeto.
Desenvolver a equipe do projeto tem como objetivo melhorar as competências e interação dos membros da equipe para aprimorar o desempenho do projeto.
Gerenciar a equipe tem como objetivo acompanhar o desempenho da equipe, fornecer feedback, resolver problemas e coordenar mudanças para melhorar o desempenho do projeto. A estrutura organizacional projetizada dá mais autonomia para o
Organizamos as principais ferramentas de gerenciamento de projetos, tendo como base o Guia PMBOK® e suas respectivas ...
Veja abaixo de forma detalhada as áreas de conhecimento específicas do Guia PMBOK® e seus processos com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.
Para cada área de conhecimento, temos uma seção para explicar o que é a área de
A auditoria é uma análise estruturada e independente que busca identificar políticas, processos e procedimentos ineficientes e ineficazes em uso no projeto e não aderentes às políticas e procedimentos do projeto e da empresa.
Controlar as comunicações é o novo processo do Guia PMBOK® quinta edição e tem como objetivo controlar e monitorar as comunicações de modo a garantir que as necessidades de informação das partes interessadas sejam atendidas.
Planejar o gerenciamento das partes interessadas tem como objetivo desenvolver estratégias para quebrar as resistências das partes interessadas e garantir seu engajamento no projeto.
Controlar o engajamento das partes interessadas tem como objetivo monitorar os relacionamentos entre as partes interessadas e ajustar as estratégias para engajar as partes interessadas eliminando resistências e aumentando o suporte ao
Tabela com os 47 processos do Guia PMBOK® Quinta Edição com suas respectivas saídas e com um link para download do template relacionado, também, incluímos::
Um processo é uma atividade ou conjunto de atividades que usam determinadas ferramentas e técnicas para transformar (processar) um conjunto de insumos (entradas) em resultados desejados (saídas)
No exemplo ao lado, o processo
Planejar o gerenciamento do escopo define e documenta como a equipe do projeto irá definir, validar e controlar o escopo.
Planejar o gerenciamento do cronograma estabelece as políticas, procedimentos e documentação para planejar, desenvolver, gerenciar, executar e controlar o cronograma do projeto.
Planejar o gerenciamento dos custos estabelece as políticas, procedimentos e documentação para planejar, gerenciar, executar e controlar os custos do projeto.
Para estimar os custos deve-se considerar todos os recursos (diretos ou indiretos) a serem usados.
Esses recursos podem ser mão-de-obra, materiais, equipamentos, entre outros.
Para alocar os custos indiretos, normalmente, usa-se
Os documentos do projeto são referenciados como entrada de dois processos e suas atualizações de praticamente todos processos.
Esta é uma das entradas mais genéricas possíveis, pois, documento do projeto pode ser qualquer documento/saída
O Termo de Abertura é o documento que formaliza o início do projeto e dá a autoridade necessária ao gerente de projetos.
Ele deve ser desenvolvido preferencialmente pelo próprio gerente do projeto e é composto por diversas atividades de
Segundo o Guia PMBOK®, desenvolver o plano de gerenciamento de projeto é o processo de documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares.
Segundo o Guia PMBOK®, orientar e gerenciar o trabalho do projeto é realizar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para atingir os objetivos. Na execução do projeto, é quando a pressão e o pânico começa a surgir com
Segundo o Guia PMBOK®, monitorar e controlar o trabalho do projeto é o processo de acompanhamento, revisão e ajuste do progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento. Ele é composto de:
Segundo o Guia PMBOK®, encerrar um projeto ou uma fase é o processo de finalização de todas as atividades, de todos os grupos de processos de gerenciamento do projeto, para encerrar formalmente o projeto ou a fase.
Segundo o Guia PMBOK® Quinta Edição, o gerenciamento do tempo inclui os processos requeridos para assegurar a conclusão do projeto no prazo previsto.
Na Sexta Edição do Guia PMBOK®, a área de conhecimento foi renomeada de gerenciamento
Segundo o Guia PMBOK®, Definir as atividades é o processo de identificação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto.
Sequenciar as Atividades tem como objetivo, identificar e documentar as relações de dependência entre as atividades.Recomenda-se o uso de um software de gerenciamento de cronogramas para sequenciar as atividades.
Estimar a duração da atividade é estimar a quantidade de períodos de trabalho necessários para completar cada atividade considerando os recursos estimados no processo ...
Desenvolver o Cronograma envolve analisar a sequência das atividades, sua duração, seus requerimentos de recursos e suas restrições para criar o cronograma do projeto e determinar as datas de início e término de cada atividade. É um processo
Controlar o cronograma é atualizar o progresso do projeto, monitorar as variações entre o real com o planejado (linha de base) e gerenciar as mudanças ocorridas.
Coletar os requisitosé o processo de definir e documentar as necessidades das partes interessadas para atingir os objetivos dos projetos.
Definir o Escopo é desenvolver uma descrição detalhada do projeto e do produto.
Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 5.3 Definir o escopo (Guia PMBOK® 6a Edição)
Validar o escopo (ou Verificar o Escopo como era chamado na quarta edição do Guia PMBOK®) é o processo de formalizar a aceitação das entregas do projeto.
Controlar o Escopo é o processo de monitorar o status do escopo do projeto e do produto e gerenciar as alterações na linha de base de escopo.
O registro das partes interessadas contém os detalhes relativos às partes identificadas, incluindo, entre outros:
Disponível a versão em pt-br do Guia Pmbok da 5a edição O associado do PMI, pode baixá-lo no link abaixo. Devem lançar uma nova versão, já que está marcado como Drat Content. ...
Atualmente este guia está disponível gratuitamente para download, apenas por um período de tempo limitado.
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Com muita alegria que lanço meu terceiro livro Gerenciamento das aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras. ...
Olá amigos do Escritório de projetos. A ideia deste artigo é descrever falhas comuns durante um processo específico de gestão de projetos: encerrar o projeto ou
Uma das principais funções de um gerente de projetos é solucionar os problemas à medida que eles ocorrem.
Existem vários métodos e técnicas para solucioná-los que podem ser usadas de forma individual ou integrados.
Enfim, disponível a versão final em pt-br do Guia Pmbok da 5a edição para associados do PMI. O associado do PMI, pode baixá-lo no link abaixo. ...
Segundo o Guia PMBOK®, p.352, controlar os recursos é o processo de garantir que os recursos atribuídos e alocados ao projeto estão disponíveis conforme planejado, bem como monitorar o uso planejado versus o uso real de recursos e ação corretiva
A primeira coisa que perguntamos quando um projeto falha é quem "era" o gerente de projeto e a segunda é quem
Gerenciar a qualidade tem como objetivo executar o que foi planejado no plano de gerenciamento da qualidade para garantir que os padrões apropriados da qualidade e definições operacionais estão sendo usados.
Gerenciar a qualidade é base
Segundo o Guia PMBOK®, p. 98, Gerenciar o Conhecimento do Projeto é o processo de utilizar conhecimentos existentes e criar novos conhecimentos para alcançar os objetivos do projeto e contribuir para a aprendizagem organizacional.
As restrições do projeto são limitações impostas a equipe do projeto que podem afetar o desempenho da equipe no projeto e não podem ser violadas, portanto, devem ser respeitadas e devidamente
Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos (Guia PMBOK® Sexta Edição).
O principal objetivo do processo de iniciação é aprovar o projeto ou não de modo a auxiliar as partes interessadas a avaliar a viabilidade do projeto proposto. O Escritório de Projetos deve zelar pela seleção dos projetos de maior retorno e pelo
Estrutura organizacional é a forma como a empresa se organiza para atingir seus objetivos.
A estrutura organizacional interfere diretamente na autoridade e no poder do gerente de projeto (GP) em seu projeto e na sua organização.
Não sou técnico da SABESP, mas, como uma boa prática de gerenciamento de projetos, vou pedir a Opinião dos Especialistas e de nossos leitores para complementar o artigo e debater o
O sucesso de implantação de um PMO (Project Management Office) requer apoio da alta direção da empresa, a adoção de um modelo de governança, a escolha de pessoal com perfil adequado, a escolha de uma metodologia comum, um plano robusto
Em Alice no País das Maravilhas, o Rei fala para Alice: - "Comece no começo e vá até você chegar ao final, e então pare".
Podemos perfeitamente relacionar as palavras extraídas do texto literário - "Alice no País das
BSC - Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de
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