Benchmarking é o processo de comparar os métodos de trabalho em relação às melhores práticas e resultados com o propósito de identificar mudanças que levem a resultados de melhor qualidade.
Técnicas usadas para organizar, avaliar e estimar dados e informações.
O Guia PMBOK cita 27 ferramentas e técnicas em seus processos conforme tabela abaixo:
As premissas são fatores considerados verdadeiros sem prova para fins de planejamento. Se elas não forem cumpridas, o seu planejamento será impactado.
As ...
Reconhecer e recompensar é a base para motivar qualquer membro da equipe.Esteja sempre atento ao desempenho da equipe e saiba reconhecer e recompensar individualmente e em grupo.
No capítulo 7 do livro Gerenciamento de conflitos Atualmente, os ambientes estão cada dia mais competitivos e com maior pressão, acarretando em mais conflitos.
Atualmente, os ambientes estão cada dia mais competitivos e com maior pressão, acarretando em mais conflitos.
O principal objetivo das atividades de construção da equipe é fazer que os membros da equipe trabalhem juntos com maior eficiência. Elas aperfeiçoam o trabalho em equipe, fazendo que os resultados do grupo sejam cada dia melhores, e seus
Essa talvez seja a habilidade mais importante a ser desenvolvida pelo gerente de projetos e temos inúmeros autores com vasta biblioteca sobre o tema.
O Diagrama de causa-efeito, também conhecido como diagrama de espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa, é usado na análise de Causa e Efeito ou na análise de Causa-Raiz. Ele usa técnicas de diagrama para identificar as relações entre causa e
Existem inúmeros métodos de comunicação usados, o Guia PMBOK® sugere agrupá-los da seguinte forma:
Modelos são templates pré-definidos de atividades. O próprio software, como o Microsoft Project, Primavera, entre outros, oferecem os modelos já pré-definidos.
As técnicas de criação de modelos são usadas para simular cenários (ameaças ou oportunidades identificadas) e avaliar o impacto das mesmas no cronograma do projeto. As mais conhecidas são:
Os modelos de diagrama de rede de cronograma são úteis para agilizar a criação de diagrama de rede para projetos similares.
Como em todos os projetos, os recursos são limitados, e a cada dia mais escassos, negociar acordos no projeto é um dos fatores críticos de sucesso.
Os modelos de comunicações ajudam a garantir a comunicação eficaz no projeto. Veja a seguir alguns dos modelos de comunicação mais usados no mercado.
A análise de tendências é usada para prever o desempenho futuro do projeto com base no desempenho real até a data.
Para qualquer indicador com variações do esperado, deve-se buscar as causas das variações e entender como o indicador se
A análise de partes interessadas é uma técnica de coleta e análise sistemática de informações qualitativas e quantitativas para determinar interesses a serem considerados. Ela identifica interesses, expectativas e influência das partes
Segundo o Guia PMBOK®, a análise de fazer ou comprar é uma técnica geral de gerenciamento usada para determinar se um trabalho específico pode ser melhor realizado pela equipe do projeto ou se deve ser comprado de fontes externas.
O custo da qualidade é o custo total incorrido no investimento em prevenir não conformidade aos requisitos. Custos de conformidade são os custos usados para prevenir a não conformidade, ou seja, o dinheiro gasto durante o projeto
Folha de verificação:
Veja o exemplo de folha de
A Análise de Custo x Benefício considera o trade-off entre o custo e o benefício de fazer alguma mudança como adotar uma nova ferramenta, fazer um projeto, mudar um processo etc.
O gerente de projetos deve analisar todas as diferentes alternativas para executar as atividades do projeto.
Algumas das alternativas mais comuns a serem analisadas:
Para selecionar bem a equipe do projeto, deve-se definir objetivamente os critérios para seleção para cada recurso necessário.
A análise SWOT; do acrônimo Inglês (Strengths, Weaknesses Opportunities, Threats); é usada para identificar os pontos fortes e fracos do seu projeto.
O tipo de contrato e seus termos e condições definem o grau de risco assumido pelo comprador e pelo fornecedor. Para decidir qual é o melhor tipo de contrato, você deve considerar como motivar o fornecedor e como garantir que o trabalho não seja
As avaliações de desempenho do projeto são necessárias para antecipar problemas futuros, identificar causas de baixo desempenho e solucioná-las, rever previsões e metas, e principalmente, aprender com os erros e acertos para termos mais sucesso
A análise de desempenho das aquisições é uma avaliação estruturada do progresso do fornecedor.
Reportar o desempenho é o processo de coleta e distribuição de informações sobre o desempenho, inclusive os relatórios de andamento, medições do progresso e previsões. Envolve a coleta e análise periódica do andamento real do projeto x sua
A rede de relacionamentos, mas, conhecida pelo termo inglês, Networking, é essencial para ter sucesso em seus projetos. Os projetos dependem das pessoas, e o networking permitirá que você se aproxime das pessoas criando uma rede sólida de
A Teoria organizacional estuda as organizações e suas relações em diferentes níveis de análise:
Uma das principais funções de um gerente de projetos é solucionar os problemas à medida que eles ocorrem.
Existem vários métodos e técnicas para solucioná-los que podem ser usadas de forma individual ou integrados.
A auditoria é uma ferramenta usada para avaliar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos.
Segundo o Guia PMBOK®, relatórios de projeto é o ato de coletar e distribuir informações do projeto. (PMI®, 2017 p. 385).
Categorizar os riscos é muito útil para agilizar a identificação dos riscos (Saiba mais em Listas de alertas) ou na otimização dos esforços, principalmente, relacionados aos planos de
A publicidade é usada principalmente para atrair novos fornecedores qualificados no processo de conduzir as aquisições.
Se você não tem opções suficientes para cotar
O método da corrente crítica é uma das técnicas usadas na análise da rede do cronograma que tem como base:
As melhores práticas são apresentadas através de processos de gerenciamento de projetos no Guia PMBOK®, então é fundamental o claro entendimento do que é um processo.
A compressão de cronograma consiste em reduzir a duração do projeto mantendo o escopo do projeto. As técnicas mais conhecidas são:
A aplicação de antecipações e esperas é devido a relação entre as atividades.
Lead Time ou Tempo de antecipação é a antecipação do início de uma atividade sucessora.
Segundo Peter Druker, Conhecimento é informação eficaz em ação focalizada em resultados.
As ferramentas e técnicas de gerenciamento de conhecimento visam criar novos conhecimentos e compartilhá-los.
Segundo Tom Davenport, gestão
Habilidade para engajar as pessoas em seus projetos, liderá-las, motivá-las e conectá-las de modo a atingir os objetivos do projeto.
O Guia PMBOK cita 17 ferramentas e técnicas em seus processos conforme tabela abaixo:
As habilidades interpessoais são fundamentais para o GP gerenciar sua equipe e gerenciar as expectativas das partes interessadas.
Abaixo algumas das habilidades interpessoais mais usadas pelo GP:
A estimativa de três pontos também conhecida como PERT (Program Evaluation and Review Technique) considera o risco e a incerteza através de três cenários para estimar tanto a duração quanto o custo de uma atividade.
Abaixo os cenários e
A estimativa "bottom-up" é uma das técnicas mais usadas para estimar a duração e os custos das atividades.
Você decompõe seus pacotes de trabalho em atividades menores, até detalhar suficientemente para estimar de forma precisa a duração
A estimativa análoga baseia-se em pacotes de trabalho/atividades similares de projetos anteriores para estimar a duração ou os custos dos pacotes de trabalho e/ou atividades do seu projeto atual.
Quanto maior a maturidade da empresa,
O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em
A análise de requisitos da comunicação determina os requisitos de informações das partes interessadas combinando o tipo e o formato das informações necessárias com uma análise do valor dessas informações.
As tecnologias das comunicações podem variar de forma significativa dependendo da:
Existem várias sistemas e ferramentas usadas para o gerenciamento da informação em projetos.
Vale destacar algumas mais usadas:
Algumas das habilidades de gerenciamento:
Organizamos as principais ferramentas de gerenciamento de projetos, tendo como base o Guia PMBOK® e suas respectivas ...
As sete ferramentas básicas da qualidade, também conhecidas como ferramentas de controle de qualidade são muito usadas para resolver problemas relacionados a qualidade. Veja detalhamento nos links abaixo:
Projeto de experimentos é um método estatístico que ajuda a identificar quais fatores podem influenciar variáveis específicas de um produto ou processo em desenvolvimento. São muito usados em Projetos Industriais para otimizar processos e
Com o intuito de reduzir os custos ao analisar todos os indivíduos de uma população, usa-se um pequeno grupo de indivíduos dessa população para chegar a conclusões sobre toda a
São várias as ferramentas adicionais usadas no planejamento da qualidade. Abaixo, algumas das citadas pelo Guia PMBOK®:
A auditoria é uma análise estruturada e independente que busca identificar políticas, processos e procedimentos ineficientes e ineficazes em uso no projeto e não aderentes às políticas e procedimentos do projeto e da empresa.
A inspeção é usada para manter os erros fora das mãos do cliente, enquanto, a prevenção é usada para manter os erros fora do processo.
Deve ser feito uma revisão / análise das solicitações de mudança aprovadas de modo a garantir que todas as mudanças aprovadas foram implementadas.
O sistema de controle de mudanças no contrato define como a aquisição pode ser alterada caso necessário.
Algumas boas práticas em relação ao sistema de pagamento:
Administração de reivindicações tem como objetivo solucionar as reinvindicações de forma adequada e justa para ambas as partes.
O fluxograma ajuda a analisar como os problemas ocorrem através da representação gráfica de um processo. Ele mostra atividades, pontos de decisão e ordem de processamento, além de como os diversos elementos do processo se inter-relacionam.
O Histograma é um gráfico de barras que mostra a distribuição de variáveis. Cada coluna representa um atributo ou característica. A altura de cada coluna representa a frequência relativa do atributo ou característica. Ele é a representação
Vilfredo Pareto foi um economista, filosofo e estudioso que observou que 80% das terras da Itália pertenciam a 20% da população. Joseph Juran, um dos papas da Qualidade, generalizou o princípio, afirmando que em muitas situações, 80% dos efeitos
O principal objetivo do Gráfico de controle é determinar se um processo é ou não estável ou tem desempenho previsível. Ele serve para mostrar quando um processo está sujeito a uma variação de causa especial que cria uma condição fora de
Diagrama de dispersão:
Usa-se listas de verificação ou checklist para identificar os riscos do projeto baseando-se em projetos anteriores similares e na base de lições
As reuniões com licitantes devem ser planejadas com antecedência de modo a garantir entendimento claro e comum e que nenhum licitante tenha tratamento preferencial.
As técnicas de avaliação de propostas definem o processo formal de revisão da avaliação conforme políticas de aquisição do comprador.
As estimativas independentes são usadas para verificar as respostas propostas. Caso existam grandes diferenças entre as propostas, provavelmente, a
A pesquisa de mercado é muito usada para identificar os principais fornecedores do produto ou serviço sendo adquirido.
Para itens genéricos como recursos materiais e produtos, os sites de comparação de preço como o buscapé podem ajudar a
As negociações das aquisições podem ser com a empresa de melhor proposta ou com as duas ou três melhores classificadas.
A auditoria de aquisições é uma análise estruturada de todos processos de aquisições, que inicia com as decisões de comprar e finaliza com o encerramento das aquisições.
O objetivo dos acordos negociados é o acerto final justo de todas as questões, reivindicações e disputas pendentes.
O planejamento em ondas sucessivas é especialmente útil quando temos eventos desconhecidos no projeto, quando você não tem detalhamento suficiente do que será feito em algum dos componentes da EAP, ou o nível de incerteza e de probabilidade de
O método do diagrama de precedência (MDP) é usado para representar graficamente todas atividades de seu projeto, com suas respectivas dependências.
A determinação de dependências implica na sequência da execução das atividades.
Existem os seguintes tipos de dependências:
Os dados para auxiliar nas estimativas dos projetos são publicados na Internet e/ou revistas/publicações especializadas e podem agilizar e aumentar a precisão das estimativas através de analogias.
O uso de um software de gerenciamento de projetos fará, pelo menos na teoria, sua vida de gerente de projetos muito mais fácil.
Pré-designação consiste em designar parte da equipe antes de iniciar o projeto.
Muito útil, principalmente, para os membros da equipe críticos para o sucesso do projeto e difíceis de serem
Com equipes cada vez mais enxuta, contratar parte da equipe do projeto é quase uma premissa para os projetos. Por esse motivo é sempre importante ter bons fornecedores selecionados que possuam bons recursos.
Para definir quem
Devido ao aperfeiçoamento da tecnologia de áudio e vídeo conferência e com o trânsito cada dia pior, ter parte da equipe fora está cada dia mais fácil para a empresa e mais motivador para a equipe. Porém, trabalhar com equipes virtuais
As conversas são fundamentais para gerenciar a equipe do projeto. Através delas e suas observações, as equipes se aproximam, resolvem seus problemas, dão feedback, identificam causas de baixo desempenho, e encontram soluções.
O treinamento é essencial para que as pessoas sejam produtivas e que os prazos sejam cumpridos. O gerente de projeto deve sempre avaliar as necessidades de capacitação de sua equipe e providenciar os treinamentos sempre que necessário....
Regras básicas definem um conjunto de regras e procedimentos que norteiam o trabalho de toda equipe. Se forem bem definidas e houver consenso entre todos, podem motivar a equipe e fazer uma grande diferença no resultado do
O agrupamento consiste em unir a equipe do projeto em um local físico com o intuito de tornar as decisões mais ágeis e as atividades mais produtivas. Em determinadas situações, ele pode ser prejudicial ao projeto, principalmente, quando
A avaliação individual por funcionário deve ocorrer sempre que o desempenho da equipe for avaliado de modo a ajudar a entender de como cada membro da equipe atua de forma individual e em equipe. Existem várias ferramentas para avaliar os
Uma das alternativas para captar os recursos financeiros necessários para o projeto é o financiamento através de bancos, empresas investidoras ou outras pessoas físicas ou jurídicas.
O Planejamento ágil de grandes entregas, tradução do PMI para o termo inglês, Agile Release Planning, é a técnica usada para planejar o roadmap do produto a ser gerado baseado nos métodos
Informações são conjuntos de dados significativos e úteis a seres humanos em processos como o de tomada de decisões.
As ferramentas e técnicas de gerenciamento de informações visam criar e conectar pessoas as informações.
Abaixo
Ressalva:
Do termo inglês, PROMPT LIST, eu traduziria para lista pré-determinada ou lista pronta, ao invés de lista de alertas. Na minha opinião, uma tradução a ser melhorada.
O mais importante é que essa é uma lista de
Modelo probabilístico usado na análise quantitativa que representa a incerteza através de uma distribuição de probabilidade.
A princípio, as seguintes estratégias usadas para os riscos individuais também podem ser usadas para lidar com o risco geral do projeto. Veja alguns exemplos mais comuns em cada uma das estratégias:
Segundo Pindick e Rubinfeld (2002), de acordo com a Lei dos rendimentos decrescentes (do inglês, Law of diminishing returns), à medida que aumenta o uso de um determinado insumo (mantendo-se fixos os demais insumos), acaba-se chegando a um ponto
Os Grupos de discussão servem para agrupar as partes interessadas para debater sobre determinado assunto.
As oficinas facilitadas, mas, conhecidas pelo termo em inglês, Workshop, são muito usadas para reunir as partes interessadas para alguma dinâmica ou sessão interativa para atingir determinado objetivo.
Muito
Existem várias técnicas de criatividade em grupo que podem nos ajudar em vários processos de gerenciamento de projetos.
Questionários e/ou pesquisas são compostas por um conjunto de questões escritas em um documento ou formulário para coleta de informações.
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