Uma das questões mais importantes em qualquer profissão ou área de atuação é a preocupação em sempre obtermos melhores resultados.

O uso das melhores práticas de mercado é uma excelente maneira de alcançá-los, porém, as melhores práticas de hoje estarão obsoletas amanhã e por isso, é fundamental a busca por melhores resultados de forma contínua.

Ciclo PDCA

Deming, um dos maiores gurus da qualidade de todos os tempos, defendia amplamente o uso do ciclo PDCA[i], representação mais conhecida da melhoria contínua.

Ciclo PDCA 

Abaixo o significado de cada letra do ciclo PDCA e as principais atividades de cada etapa:

  • P: Plan – Planejar
    • Identificar oportunidades
    • Analisar o processo
    • Gerar alternativas
    • Criar um plano de ação
  • D: Do – Executar
    • Executar o plano de ação
    • Envolver as pessoas
    • Implantar alteração de processo
  • C: Check – Verificar
    • Medir o desempenho
    • Avaliar o desempenho
  • A: Act – Agir
    • Se bem-sucedida: Normatizar e padronizar
    • Senão: Reiniciar o ciclo

Quando você está analisando um processo com o intuito de aperfeiçoá-lo, você inicia planejando (P: Plan) e quando identifica oportunidades de melhorias, analisa o processo, avalia alternativas e gera um plano de ação.

Depois, passa para a Execução (D: Do) daquilo que foi planejado de modo a envolver as pessoas, capacitá-las, implantar o plano de ação.

Em paralelo a execução, inicia o monitoramento ou checagem (C: Check) onde é medido o desempenho e verificado se existem desvio em relação ao que foi planejado.

Quando for identificado desvios, (A: Act) ações preventivas e corretivas serão tomadas através da análise das causas e identificação das melhores alternativas. Quando o desempenho medido está de acordo com o esperado, normatiza-se e padroniza-se de modo a tornar as alterações testadas parte da operação.

Melhoria contínua

Melhoria Contínua é uma filosofia gerencial que aborda o desafio de aperfeiçoar produtos e processos como um processo sem fim de alcançar pequenos avanços.

Envolve:

  • Padronização e melhoria incremental.
  • Processo contínuo com dados concretos.
  • Redução de desperdícios e atividades sem valor agregado.

Para enfatizar a importância do uso das melhores práticas com a melhoria contínua; as metodologias orientadas a qualidade e reconhecidas mundialmente, como 6sigma, ITIL, COBIT, CMMI, entre outros, descrevem as melhores práticas adotadas dentro da sua área de atuação e como aperfeiçoá-las de forma contínua. [ii]

 

Nosso programa de melhoria contínua

A melhoria contínua é, na minha opinião, o melhor instrumento para garantir a evolução das pessoas e das organizações. Como não pratico o ditado popular “Casa de ferreiro, espeto de pau”, a Escritório de Projetos possui um Programa de melhoria continua que é composto de projetos e iniciativas com o intuito de aperfeiçoar os nossos serviços e soluções e ajudar os nossos clientes e usuários a terem sucesso em seus projetos.

Saiba mais sobre nossa missão

 

Então, pronto para iniciar seu programa de melhoria contínua, baixe de forma gratuita abaixo os documentos usados nos projetos já entregues para servir de exemplo para seu Programa de Melhoria Contínua e inicie seu planejamento.

Quer ajuda para estruturar seu programa de melhoria contínua, saiba como um Escritório de Projetos pode aumentar os resultados do seu portfólio ou faça o Curso Gestão de projetos na prática onde em 6 encontros faremos juntos o planejamento do seu programa de melhoria contínua, sua execução e monitoramento e até o encerramento.

  

[i] Dr W. Edwards Deming, who is considered by many to be the father of modern quality control, made PDCA popular. https://en.wikipedia.org/wiki/PDCA acessado em 02/04/17.

[ii] Não será abordada nenhuma dessas metodologias no livro, você pode obter mais informações em:

https://en.wikipedia.org/wiki/Six_Sigma

https://en.wikipedia.org/wiki/ITIL

http://cmmiinstitute.com/

https://en.wikipedia.org/wiki/Capability_Maturity_Model_Integration

https://cobitonline.isaca.org/about

https://en.wikipedia.org/wiki/COBIT

 

  

Sobre o Autor

eduardo

Eduardo Montes, PMP, PSM I

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fundador e PMO da escritoriodeprojetos.com.br que possui o melhor e mais completo conteúdo gratuito sobre gerenciamento de projetos do Brasil e apoia na capacitação de 70.000 usuários

Entregou 434 projetos, implantou 15 Escritórios de Projetos e ministrou 107 cursos sobre gerenciamento de projetos.

Especialista em Escritório de Projetos, Gestão de Portfólio de Projetos e na capacitação de Gerentes de Projetos

Certificado PMP pelo PMI desde 2005 & PSM I pelo Scrum.org

Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV

MBA Exchange pela University of North Carolina at Chapel Hill

Bacharelado em Ciência da Computação pela UFSCar

Missão de capacitar as pessoas e as empresas a terem sucesso em seus projetos.

Autor dos Livros da série escritoriodeprojetos.com.br:

Para mais informações, visite meu perfil e me envie uma mensagem ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..