Motivadores de mudanças

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Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar.

Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.
Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.
Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança.

Paulo Coelho

 

Motivadores de mudanças:

Existem diversas condicionantes para que um processo de mudança seja iniciado.

Para Pettigrew (1987) os fatores capazes de precipitar mudanças organizacionais são basicamente extra-organizacionais, ou seja, mudanças no ambiente de negócios e recessão econômica. No entanto, não podemos deixar de analisar também os aspectos internos.

Citamos abaixo alguns fatores externos e internos capazes de motivar mudanças.

Externos

Internos

Globalização

Deficiências de desempenho

Concorrência

Novas tecnologias

Mudanças tecnológicas

Nova liderança

Mudanças demográficas

Nova missão

Fatores econômicos

Fusões e incorporações

Legislação

Atitudes dos trabalhadores

Exigências e expectativas de clientes

Alteração da estrutura organizacional

Se conseguirmos identificar e deixar claro para todos os envolvidos qual variável está motivando a mudança, já conquistamos uma vantagem em seu gerenciamento e consequentemente aumentamos a chance de sucesso da mesma.

 

A seguir, uma breve descrição dos motivadores de mudanças de acordo com cada fator descrito acima.

 

Globalização:

Podemos entender como globalização, a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A globalização permite que as organizações possam expandir seus negócios para outros mercados distantes e emergentes.

Empresas que desejam ampliar seus negócios, antes limitados apenas ao mercado interno, devem iniciar um intenso e organizado processo de mudança que permita estabelecer relações com outras culturas, e empresas que desejam manter-se competitivas devem também passar por um processo de mudança criando diferenciais competitivos em seus produtos e serviços.

Concorrência:

As organizações que desejam colocar novos produtos, serviços ou manter os existentes no mercado devem estar atentas às estratégias de seus concorrentes que, muitas vezes, demandam mudanças internas para que possamos fazer frente aos mesmos. Alguns motivadores de mudanças relacionados à concorrência são: localização, preço, comunicação, especialização, produtos ou serviços com qualidade superior, atendimento personalizado, etc.

Mudanças Tecnológicas:

As mudanças tecnológicas impactam em nosso dia-a-dia bem como na realidade das organizações. Empresas e pessoas que não forem capazes de mudar e se adaptarem rapidamente às mudanças tecnológicas, correm o risco de ficarem fora de um mercado em que muitas vezes a palavra de ordem é inovação.

Mudanças demográficas:

Devido aos impactos demográficos que estão acontecendo no mundo, os grupos demográficos de consumo estão ficando cada vez mais segmentados e definidos, refletindo nas organizações e exigindo com que as mesmas tenham capacidade de diversificar ou adaptar seus produtos para atingir novos consumidores.

Fatores econômicos:

A economia do Brasil vive um momento de estabilidade, resultando na atração de investimentos estrangeiros e aumento das exportações. As organizações devem ser capazes de se adaptarem rapidamente a estes cenários, conseguindo assim mitigar os riscos de novos concorrentes e potencializar as oportunidades de expansão.

Legislação:

Mudanças e surgimento de novas leis são constantes em nosso país, e estas mudanças na maioria das vezes causam impacto nas organizações. As empresas devem ser capazes de se adaptarem ao novo cenário imposto pela lei no prazo determinado, sob pena de multas e impacto negativo na imagem da mesma.

Exigência e expectativas de clientes:

Para sobreviver, as empresas não devem apenas servir seus clientes, devem atendê-los bem e encantá-los, e isso significa ser capaz de atender com eficácia suas solicitações que, muitas vezes, estão diretamente condicionadas a mudanças em produtos ou serviços.

Deficiência de desempenho:

Frequentemente, as empresas devem realizar pesquisas com seus colaboradores e clientes para saber o nível de satisfação destes com seus processos e atendimento. Os resultados são analisados e dependendo da estratégia da empresa, projetos que envolvam mudanças na organização podem surgir para alinhar os objetivos da empresa às expectativas dos interessados.

Novas Tecnologias:

Vivemos em um mundo de transformação e adaptabilidade, é difícil pensar que iremos trabalhar a vida inteira na mesma empresa assim como nossos pais e avós fizeram, ou usaremos por muito tempo as mesmas tecnologias. A sobrevivência das empresas dependem do avanço tecnológico e isso está diretamente ligado ao seu corpo funcional, pessoas e organizações que não se adaptarem às mudanças e surgimento de novas tecnologias, por melhores que sejam, não garantem por muito tempo seu espaço.

Nova Liderança:

O processo de transição de liderança afeta várias pessoas, se os lideres não tiverem consciência e preparados para o novo desafio, a empresa se transforma num navio sem rumo. Um processo indevidamente planejado cria conflitos desnecessários, estimula jogos de poder, e principalmente desmotiva a equipe. Um fator chave para sucesso de uma transição de liderança é a comunicação, que significa:

– Manter as pessoas informadas

– Dar e receber feedbacks adequados

– Explicar decisões e políticas com franqueza e transparência

Nova Missão:

A missão define a razão da existência de uma empresa, identificando seus produtos, serviços e clientes. Se uma organização decide por algum motivo alterar a sua missão, ela irá alterar também seu rumo, e por consequência, causará impacto na cultura, clientes, sociedade, fornecedores, colaboradores e todos os envolvidos com a organização.

Um intenso e coordenado processo de gestão deve ser criado para apoiar esta mudança tão significativa. O objetivo deve ser comunicado, os personagens envolvidos devem ser mapeados e um projeto para suportar esta mudança deve ser iniciado.

Fusões e incorporações:

O processo de fusões e incorporações impacta na cultura da empresa e das equipes, pois novos personagens entram em cena e isso pode gerar a necessidade de novos treinamentos, mudanças de papéis e responsabilidades (que podem gerar conflitos) e necessidade de integrações com os novos parceiros.

Atitudes dos trabalhadores:

O comportamento organizacional (demonstrado através das atitudes dos trabalhadores) demonstra algumas lacunas e oportunidades que devem ser trabalhadas pelas organizações, por exemplo, se o índice de turnover é muito alto, um projeto para retenção de talentos deve ser conduzido com o objetivo de evitar a rotatividade de funcionários, ou ainda, se os funcionários de uma empresa estão fazendo mau uso da internet, políticas de controle de acesso devem ser implementadas, porém com o devido cuidado para não causar impactos negativos e resistência por parte dos colaboradores.

Alteração da estrutura organizacional:

Segundo o PMBOK®, a estrutura organizacional é um fator ambiental da empresa que pode afetar a disponibilidade dos recursos e influenciar a forma como os projetos são conduzidos, ou seja, se uma empresa decide, por exemplo, alterar a forma como conduz seus projetos, isso pode gerar a necessidade de treinamento para equipes e mudanças nas regras de trabalho.

 

É importante deixarmos claro que, independente do fator que motivar a mudança, o que definirá seu sucesso é a abordagem com que a mesma será comunicada e conduzida. A mudança deve ser conduzida como um projeto e ter apoio da administração da empresa.

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