Introdução a Gestão de projetos

Os mais acessados

Introdução ao gerenciamento de projetos

Aprenda os primeiros conceitos sobre projetos que são essenciais para o bom entendimento de todo o guia de Gerenciamento de Projetos.

Projetos

Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. (PMI, 2017)

Nesse artigo explico sua definição, quais os principais tipos de projetos e qual a melhor abordagem para fazer um projeto (Ágil, Waterfall ou Híbrida).

Add a comment
Partes interessadas

Quem são as Partes interessadas? (Stakeholders)

Segundo Montes & Patz (2017), as partes interessadas (também conhecidas pelo termo inglês, stakeholders) são os indivíduos e as organizações envolvidos no projeto, ou seja, quem têm algum tipo de interesse por ele. Podem ser positivamente ou negativamente afetados com a sua execução e podem influenciar o projeto e/ou seu resultado. O projeto irá atender necessidades das partes interessadas e elas, por sua vez, são responsáveis por desempenhar o papel acordado para atender o objetivo do projeto.

Add a comment
Riscos

Risco de um projeto é um evento com uma probabilidade de ocorrer no futuro impactando o projeto de forma negativa (ameaça) ou positiva (oportunidade).
Ele pode ocorrer devido a uma ou mais causas e pode ocasionar um ou mais impactos positivos ou negativos.
Importante ressaltar, que os riscos estão relacionados com as demais áreas de conhecimento e devem ser tratados de forma integrada considerando as melhores práticas de cada área de conhecimento.

Os riscos podem ser:

Add a comment
Saber ouvir

Resolvi voltar para São Paulo para assumir um projeto de seis meses que já estava cinco meses atrasado.

Era a primeira implantação no Brasil do Sistema de Crédito da empresa que me contratou, e a primeira grande implantação na baixa plataforma no Banco.

Depois de onze meses de projeto com três recursos trabalhando tempo integral, você já tem muito produto feito.

O problema principal do projeto era a falta de comunicação com os clientes e o patrocinador.

Quando trabalhava no Martins, meu primeiro grande projeto foi a implantação de um fluxo de requisição de compras de bens e serviços. Antes de mim, dois outros gerentes de projeto, já haviam falhado na implantação do mesmo.

Basicamente, iriamos mudar a alçada dos diretores para 10% do valor vigente na época e só dois diretores eram favoráveis à implantação, o de Controladoria e o de TI, porém, para minha felicidade, o nosso presidente era o patrocinador do projeto.

ARTIA

Publicidade

Faça a diferença na sua vida c/ meu Livro + KIT p/ R$9,99