Escritório de Projetos

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PMBOK6

Informações relacionadas ao Guia PMBOK® Sexta Edição.

Contém todas as atualizações feitas conforme as mudanças e as novidades da sexta edição.

 

  • Realizar a análise quantitativa dos riscos

    Realizar a análise quantitativa dos riscos tem como objetivo efetuar a análise numérica do efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.

    Por envolver alta complexidade, é realizada somente nos riscos priorizados pela

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  • Gerenciamento da integração do projeto

    Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de

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  • Identificar as partes interessadas

    Segundo o Guia PMBOK®, Identificar as partes interessadas é o processo de identificação de todas as pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelo projeto e documentação das informações relevantes relacionadas aos seus interesses,

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  • Gerenciar o engajamento das partes interessadas

    Segundo o Guia PMBOK®, Gerenciar o engajamento das partes interessadas é o processo de comunicação e interação com as partes interessadas para atender às suas necessidades e solucionar as questões à medida que ocorrerem.
    As expectativas

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  • Planejar o gerenciamento do escopo

    Planejar o gerenciamento do escopo define e documenta como a equipe do projeto irá definir, validar e controlar o escopo.

    Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 5.1 Planejar o gerenciamento do escopo (Guia PMBOK® 6a

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  • Estimar as durações das atividades

    Estimar a duração da atividade é estimar a quantidade de períodos de trabalho necessários para completar cada atividade considerando os recursos estimados no processo ...

  • Gerenciamento das partes interessadas

    O gerenciamento das partes interessadas é a área de conhecimento do Guia PMBOK@ responsável por identificar as partes interessadas, priorizá-las e desenvolver estratégias para quebrar suas resistências e aumentar seu engajamento. Além de

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  • Gerenciamento das aquisições do projeto

    O gerenciamento das aquisições do projeto é uma das áreas de conhecimento mais importantes dentro das organizações, principalmente, devido ao aumento constante da terceirização de serviços.

    As empresas precisam trabalhar no que elas

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  • Gerenciamento dos riscos do projeto

    Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto. Seu objetivo é maximizar a exposição aos

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  • Gerenciamento das comunicações do projeto

    A comunicação certamente é uma das áreas de conhecimento mais importantes para o GP, senão for a mais importante. Ela representa cerca de 90% do tempo do GP e é o elo de ligação entre as pessoas, as ideias e as informações.
    Além disso, a

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  • Gerenciamento da qualidade do projeto

    O Gerenciamento da qualidade em Projetos busca assegurar que o projeto satisfaça as necessidades do cliente e envolve todas atividades do projeto por todo o seu ciclo de vida.
    O GP deve conscientizar toda equipe sobre a

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  • Gerenciamento dos custos do projeto

    Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado.

  • Gerenciamento do escopo do projeto

    Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para garantir que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e somente o necessário, para terminar o projeto com sucesso.

    Preocupa-se

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  • Gerenciamento do cronograma do projeto

    Segundo o Guia PMBOK®, p.173, o gerenciamento do cronograma inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto.

    Até a quinta edição, o gerenciamento do cronograma era chamado gerenciamento do tempo, A mudança vem

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  • Gerenciamento dos recursos do projeto

    Segundo o Guia PMBOK®, p. 307, o gerenciamento dos recursos do projeto inclui os processos para identificar, adquirir e gerenciar os recursos necessários para a conclusão bem-sucedida do projeto.

    Até a quinta edição, o nome da área era

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  • Áreas de conhecimento PMBOK

    Áreas de conhecimento da última edição do Guia PMBOK® descritas de forma detalhada com seus processos com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.

    Para cada área de conhecimento, temos uma seção para explicar o que é a área

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  • Indice do guia baseado na 6a Edição do Guia PMBOK

    Indice do Guia 

  • Plano de engajamento das partes interessadas

     

    O plano de engajamento das partes interessadas tem como objetivo principal definir as estratégias para aumentar o apoio, reduzir as resistências e minimizar os impactos negativos das partes interessadas durante todo o ciclo de

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  • Ferramentas do Guia PMBOK Sexta Edição

    Ferramentas e técnicas

    • Administração de reivindicações
    • Áreas de Conhecimento do Guia PMBOK sexta edição

      Veja abaixo de forma detalhada as áreas de conhecimento específicas do Guia PMBOK® Sexta Edição e seus processos com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.

      Para cada área de conhecimento, temos uma seção para explicar o que

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    • Processos do Guia PMBOK Sexta Edição

      Um grupo de processo é um conjunto de processos que suportam o desenvolvimento do projeto.

      "Processo é um conjunto de ações (inter-relacionadas) que levam a um resultado (saídas esperadas de produtos, resultados ou

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    • Entradas e Saidas dos Processos do Guia PMBOK Sexta Edição

      Um processo é uma atividade ou conjunto de atividades que usam determinadas ferramentas e técnicas para transformar (processar) um conjunto de insumos (entradas) em resultados desejados (saídas)

       

      No exemplo ao lado, o

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    • Gerenciar o conhecimento do projeto

      Segundo o Guia PMBOK®, p. 98, Gerenciar o Conhecimento do Projeto é o processo de utilizar conhecimentos existentes e criar novos conhecimentos para alcançar os objetivos do projeto e contribuir para a aprendizagem organizacional.

      Esse é

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    • Desenvolver o termo de abertura do projeto

      O Termo de Abertura é o documento que formaliza o início do projeto e dá a autoridade necessária ao gerente de projetos.

      Ele deve ser desenvolvido preferencialmente pelo próprio gerente do projeto e é composto por diversas atividades de

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    • Encerrar o projeto ou fase

      Segundo o Guia PMBOK®, encerrar um projeto ou uma fase é o processo de finalização de todas as atividades, de todos os grupos de processos de gerenciamento do projeto, para encerrar formalmente o projeto ou a fase.
      É também, o momento de

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    • Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto

      Segundo o Guia PMBOK®, desenvolver o plano de gerenciamento de projeto é o processo de documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares.

      Desta forma, deve-se determinar como o

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    • Monitorar e controlar o trabalho do projeto

      Segundo o Guia PMBOK®, monitorar e controlar o trabalho do projeto é o processo de acompanhamento, revisão e ajuste do progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento.
      Ele é composto

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    • Realizar o controle integrado de mudanças

      Realizar o controle integrado de mudanças é um dos processos mais importantes para garantir o sucesso do projeto e envolve as seguintes etapas:

      • Solicitação de mudança;
      • Revisão do impacto dos custos e benefícios gerados
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    • Orientar e gerenciar o trabalho do projeto

      Segundo o Guia PMBOK®, orientar e gerenciar o trabalho do projeto é realizar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para atingir os objetivos.
      Na execução do projeto, é quando a pressão e o pânico começa a surgir com

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    • Registro das Lições aprendidas

      Falar de Lições Aprendidas é falar de qualidade e de melhoria contínua. As lições aprendidas é a base para alcançarmos a perfeição ou o nível de excelência desejado, é o alicerce para o aperfeiçoamento contínuo.
      Só podemos ser melhores se

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    • Controlar o Escopo

      Controlar o Escopo é o processo de monitorar o status do escopo do projeto e do produto e gerenciar as alterações na linha de base de escopo.

       Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 5.6 Controlar o escopo (Guia PMBOK® 6a

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    • Validar o escopo

      Validar o escopo (ou Verificar o Escopo como era chamado na quarta edição do Guia PMBOK®) é o processo de formalizar a aceitação dos produtos do projeto.

      Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 5.5 Validar o escopo (Guia PMBOK® 6a

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    • Criar a EAP

      Criar a EAP é o processo de subdividir os produtos do projeto e o trabalho do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis.

      A EAP é fundamental para o projeto, pois, fornece uma visão estruturada do que será entregue facilitando o

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    • Definir o Escopo

      Definir o Escopo é desenvolver uma descrição detalhada do projeto e do produto.

      Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 5.3 Definir o escopo (Guia PMBOK® 6a Edição)

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    • Coletar os requisitos

      Coletar os requisitosé o processo de definir e documentar as necessidades das partes interessadas para atingir os objetivos dos projetos.

      Os requisitos

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    • Controlar o Cronograma

      Controlar o cronograma é atualizar o progresso do projeto, monitorar as variações entre o real com o planejado (linha de base) e gerenciar as mudanças ocorridas.

      Quando o gerente do projeto verificar desvios entre o real e o planejado,

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    • Desenvolver o Cronograma

      Desenvolver o Cronograma envolve analisar a sequência das atividades, sua duração, seus requerimentos de recursos e suas restrições para criar o cronograma do projeto e determinar as datas de início e término de cada atividade. É um processo

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    • Sequenciar as Atividades

      Sequenciar as Atividades tem como objetivo, identificar e documentar as relações de dependência entre as atividades.
      O sequenciamento pode ser feito manualmente, porém, é mais rápido com o uso de softwares de gerenciamento de projetos....

    • Definir as Atividades

      Segundo o Guia PMBOK®, Definir as atividades é o processo de identificação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto.

      Para isso, usa-se como base a linha de base do escopo, principalmente, o nível mais

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    • Planejar o gerenciamento do cronograma

      Planejar o gerenciamento do cronograma estabelece as políticas, procedimentos e documentação para planejar, desenvolver, gerenciar, executar e controlar o cronograma do projeto.

      Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 6.1 Planejar o

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    • Plano de gerenciamento do cronograma

      Segundo o Guia PMBOK®, o plano de gerenciamento do cronograma estabelece os critérios e as atividades para o desenvolvimento e o controle do cronograma do projeto.
      Ele faz parte ou é um plano auxiliar do plano de gerenciamento do

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    • Planejar o Gerenciamento da Qualidade

      Planejar o gerenciamento da qualidade tem como objetivos:

      • Identificar os requisitos e/ou padrões da qualidade relevantes ao projeto e suas entregas e determinar como satisfazê-los.
      • Garantir que toda atividade do projeto
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    • Controlar a qualidade

      Controlar a qualidade tem como objetivos:

      • Monitorar resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes da qualidade.
      • Identificar maneiras de eliminar as causas de
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    • Gerenciar a qualidade

      Gerenciar a qualidade tem como objetivo executar o que foi planejado no plano de gerenciamento da qualidade para garantir que os padrões apropriados da qualidade e definições operacionais estão sendo usados.
      Gerenciar a qualidade é base

      ...
    • Estimar os Custos

      Estimar os Custos tem como objetivo desenvolver uma estimativa dos custos dos recursos necessários para executar as atividades do projeto.
      Custo é a remuneração dos fatores de produção (mão-de-obra, capital, máquinas, instalações,

      ...
    • Planejar o gerenciamento dos custos

      Planejar o gerenciamento dos custos estabelece as políticas, procedimentos e documentação para planejar, gerenciar, executar e controlar os custos do projeto.

      Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 7.1 Planejar o gerenciamento dos

      ...
    • Determinar o Orçamento

      Determinar o orçamento agrega os custos estimados das atividades para estabelecer uma linha de base.

      Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 7.3 Determinar o orçamento (Guia PMBOK® 6a Edição)

      ...
    • Controlar os Custos

      Controlar os Custos tem como objetivo monitorar o status do projeto para atualizar o orçamento e gerenciar alterações na linha de base dos custos.
       

      Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 7.4 Controlar os custos (Guia

      ...
    • Gerenciar a equipe

      Gerenciar a equipe tem como objetivo acompanhar o desempenho da equipe, fornecer feedback, resolver problemas e coordenar mudanças para melhorar o desempenho do projeto.
      A estrutura organizacional projetizada dá mais autonomia para o

      ...
    • Desenvolver a equipe

      Desenvolver a equipe do projeto tem como objetivo melhorar as competências e interação dos membros da equipe para aprimorar o desempenho do projeto.
      Deve ocorrer durante todo o ciclo de vida do projeto, mas apresentam melhores benefícios

      ...
    • Controlar os Recursos

      Controlar os recursos é um dos novos processos da Sexta Edição do Guia PMBOK®..

       

      Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 9.6 Controlar os recursos (Guia PMBOK® 6a Edição)

      ...
    • Solução de problemas

       

      Uma das principais funções de um gerente de projetos é solucionar os problemas à medida que eles ocorrem.

      Existem vários métodos e técnicas para solucioná-los que podem ser usadas de forma individual ou

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    • Planejar as respostas aos riscos

      Planejar as respostas aos riscos tem como objetivo desenvolver opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.
      Trata as respostas aos riscos conforme sua prioridade e define um "proprietário"

      ...
    • Realizar a análise qualitativa dos riscos

      Realizar a análise qualitativa de riscos tem como objetivo avaliar a exposição ao risco para priorizar os riscos que serão objeto de análise ou ação adicional.

      Os riscos com maior probabilidade e impacto são priorizados para posterior

      ...
    • Identificar os riscos

      Identificar os riscos tem como objetivo determinar quais risco podem afetar o projeto e documentar suas características.

      É um processo iterativo que deve ocorrer durante todo o projeto.

       

      Entradas, Ferramentas e

      ...
    • Planejar o gerenciamento dos riscos

      Planejar o gerenciamento dos riscos tem como objetivo definir como conduzir as atividades de gerenciamento de riscos para o projeto.

       

      Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 11.1 Planejar o gerenciamento dos riscos (Guia

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    • Livro Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras

      Amigos,

      Com muita alegria que lanço meu terceiro livro Gerenciamento das aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras. ...

    • Grupo de Processos Iniciação

      O principal objetivo do processo de iniciação é aprovar o projeto ou não de modo a auxiliar as partes interessadas a avaliar a viabilidade do projeto proposto.

      O Escritório de Projetos deve zelar pela seleção dos projetos de maior

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    • Ciclo de vida do Projeto

      O conjunto de fases do projeto correspondem ao ciclo de vida do projeto.

      ciclo de vida do projeto

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    • O que é um projeto?

      Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
      O projeto é temporário; por ter uma data prevista para iniciar e uma data prevista para terminar.

      O projeto gera entregas exclusivas

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    • Projeto x Operação

      Você sabe qual é a diferença entre projeto e operação?

       

      Abaixo relaciono alguns dos pontos em comum e algumas das suas principais

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    • Restrições de um projeto

      As restrições do projeto são limitações impostas a equipe do projeto que podem afetar o desempenho da equipe no projeto e não podem ser violadas, portanto, devem ser respeitadas e devidamente

      ...
    • O que é Gerenciamento de Projetos?

      Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos (Guia PMBOK® Quinta Edição).

      Veja O que é um

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    • Guia PMBOK®

      Uso das melhores práticas

      Normalmente existem várias alternativas para alcançar um determinado resultado. A melhor prática é entre as alternativas disponíveis, a forma mais eficaz de alcançá-lo.

      A melhor prática pode ser um

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    • Livro Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos

      Amigos,

      Com muita alegria que lancei meu segundo livro Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos no dia 23/11/2017. ...

    • Guia PMBOK 6a Edição - Melhorias

      A sexta edição do Guia PMBOK® chegou e o

      Documentos de licitação

      Os documentos de aquisições são usados em todos os processos de Aquisições, porém, tem objetivos e documentos distintos que serão descritos abaixo.

      Começando pela saída do processo ...

    • Estratégia da aquisição

       

      Após a análise de fazer ou comprar e consequente definição de quais pacotes de trabalho serão adquiridos, será necessário detalhar quais estratégias serão adotadas para todo o ciclo de vida do contrato incluindo tipos de

      ...
    • Documentação de aquisições

       

      A documentação de aquisições é composta pelos documentos relacionados a aquisição geradas inicialmente no Planejamento das Aquisições:

      • Documentos de licitação: RFP, RFI, RFQ
      • Especificação de
      ...
    • Registro das partes interessadas

      O registro das partes interessadas contém todos os detalhes relativos às partes identificadas, incluindo, entre outros:

      • Informações de identificação:
        • nome,
        • posição na
      ...
    • Planejar o engajamento das partes interessadas

      Planejar o engajamento das partes interessadas tem como objetivo desenvolver estratégias para quebrar as resistências das partes interessadas e garantir seu engajamento no projeto.

       

      Tabela Entradas, Ferramentas e Saídas do

      ...
    • Representação de dados

      Técnicas usadas para mostrar representações gráficas ou outros métodos usados para transmitir dados e informações.

      O Guia PMBOK cita 15 ferramentas e técnicas em seus processos conforme tabela

      ...
    • Coleta de dados

       

      Técnicas usadas para coletar dados e informações.

      O Guia PMBOK cita 9 ferramentas e técnicas em seus processos conforme tabela abaixo:

      Ferramenta ou

      ...
    • Análise de dados

       

      Técnicas usadas para organizar, avaliar e estimar dados e informações..

      O Guia PMBOK cita 27 ferramentas e técnicas em seus processos conforme tabela abaixo:

       

      Ferramenta

      ...
    • Documentos de negócio

       

      Seu projeto deve estar alinhado com seu negócio e o Guia PMBOK® 6ª Edição introduziu dois novos documentos agrupados como documentos de negócio para garantir esse alinhamento:

      • Business Case;
      • Plano de
      ...
    • Tomada de decisão

      As técnicas de tomada de decisão tém como objetivo selecionar a melhor alternativa entre todas as alternativas possíveis em tempo hábil.

      O Guia PMBOK cita 2 ferramentas e técnicas em seus processos conforme tabela

      ...
    • Habilidades de Comunicação

      Sua habilidade de comunicação é fundamental para garantir que as informações sejam distribuídas e compreendidas no tempo adequado evitando mal entendidos e aumentando o engajamento das partes interessadas através do atendimento dos seus

      ...
    • Habilidades interpessoais e de equipe

       

      Habilidade para engajar as pessoas em seus projetos, liderá-las, motivá-las e conectá-las de modo a atingir os objetivos do projeto.

       

      O Guia PMBOK cita 17 ferramentas e técnicas em seus processos conforme

      ...
    • Análise para seleção de fontes

      A análise para seleção de fontes prioriza as necessidades de aquisições do seu projeto e determina os métodos de seleção e critérios mais adequados para cada aquisição.

      O critério mais usado nas aquisições é o ...

    • Estimativas de custos independentes

      As estimativas de custos independentes são usadas para verificar as respostas propostas.
      Caso existam grandes diferenças entre as propostas, provavelmente, a

      ...
    • Monitorar o engajamento das partes interessadas

      Monitorar o engajamento das partes interessadas visa monitorar os relacionamentos entre as partes interessadas e ajustar as estratégias para engajar as partes interessadas reduzindo resistências e aumentando o suporte ao projeto.

      O

      ...
    • Auditorias

      A auditoria é uma análise estruturada e independente que busca identificar políticas, processos e procedimentos ineficientes e ineficazes em uso no projeto e não aderentes às políticas e procedimentos do projeto e da empresa.

      Ela pode

      ...
    • Guia PMBOK 6a Edição

      O Guia de gerenciamento de projetos Sexta Edição é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de

      ...
    • Guia PMBOK Sexta Edição Disponível para download

      O PMI prometeu o lançamento da sexta edição no terceiro trimestre e cumpriu sua promessa.

      A sexta edição do Guia PMBOK® chegou e o

      Processos Guia PMBOK Sexta Edicao

      Contém as seguintes abas:

      Capa: Principais Abas com seus hyperlinks, Referências e Controle de versões.

      ProcessosAreadeConhecimento: Todos processos por área de conhecimento com seus respectivos

      ...
    • Documentos do projeto

      Os documentos do projeto são referenciados como entrada de dois processos e suas atualizações de praticamente todos processos.

      Esta é uma das entradas mais genéricas possíveis, pois, documento do projeto pode ser qualquer documento/saída

      ...

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