Informações relacionadas ao Guia PMBOK® Sexta Edição.
Contém todas as atualizações feitas conforme as mudanças e as novidades da sexta edição.
O registro das partes interessadas contém os detalhes relativos às partes identificadas, incluindo, entre outros:
Segundo o Guia PMBOK®, Gerenciar o engajamento das partes interessadas é o processo de comunicação e interação com as partes interessadas para atender às suas necessidades e solucionar as questões à medida que ocorrerem.
Técnicas usadas para organizar, avaliar e estimar dados e informações.
O Guia PMBOK cita 27 ferramentas e técnicas em seus processos conforme tabela abaixo:
O Guia PMBOK organiza suas áreas de conhecimento em processos. O gerenciamento da integração é a responsável por consolidar e integrar as demais áreas.
Todas as fases do projeto correspondem ao ciclo de vida do projeto. Ele é fundamental para estruturar seu projeto de modo a facilitar sua gestão e proporcionar uma alinhamento entre as partes interessadas do
O gerenciamento das partes interessadas é a área de conhecimento responsável por engajar as partes interessadas. Para isso é necessário identificá-las, classificá-las,
Monitorar o engajamento das partes interessadas visa monitorar os relacionamentos entre as partes interessadas e ajustar as estratégias para engajar as partes interessadas reduzindo resistências e aumentando o suporte ao projeto.
Desenvolver a equipe do projeto tem como objetivo melhorar as competências e interação dos membros da equipe para aprimorar o desempenho do projeto.
O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos para incorporação da política de qualidade da organização com relação ao planejamento, gerenciamento e controle dos requisitos de
Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de condução do planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, implementação das respostas e
O principal objetivo do grupo de processos de iniciação é aprovar o projeto ou não de modo a auxiliar as partes interessadas a avaliar a viabilidade do projeto proposto. O Escritório de Projetos deve zelar pela seleção dos projetos de maior
Uma das principais funções de um gerente de projetos é solucionar os problemas à medida que eles ocorrem.
Existem vários métodos e técnicas para solucioná-los que podem ser usadas de forma individual ou integrados.
Gerenciar a equipe tem como objetivo principal suportar o desempenho da equipe acompanhando seu desempenho, fornecendo feedback, removendo impedimentos e coordenando mudanças para melhorar seu desempenho. A estrutura
Criar a EAP é o processo de subdividir os produtos do projeto e o trabalho do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis.
A sexta edição do Guia PMBOK® chegou e o membro do PMI já pode baixá-lo de
Realizar o controle integrado de mudanças é um dos processos de Monitoramento e Controle mais importantes para garantir o sucesso do projeto e envolve as seguintes etapas:
A comunicação certamente é uma das áreas de conhecimento mais importantes para o GP, senão for a mais importante. Ela representa cerca de 90% do tempo do melhores Gerentes de Projetos (PMI, 2017, p. 61) e é o
O gerenciamento do cronograma inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto (PMI, 2017, p.173). Aprenda como gerenciar seu cronograma com exemplos e
O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para que termine com
Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. (PMI, 2017)
Nesse artigo apresento sua definição, quais os principais tipos de projetos e
O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento
O gerenciamento das aquisições do projeto é uma das áreas de conhecimento mais importantes dentro das organizações, principalmente, devido ao aumento constante da terceirização de serviços.
As empresas precisam trabalhar no que elas
Falar de Lições Aprendidas é falar de qualidade e de melhoria contínua. As lições aprendidas é a base para alcançarmos a perfeição ou o nível de excelência desejado, é o alicerce para o
O gerenciamento dos recursos do projeto inclui os processos para identificar, adquirir e gerenciar os recursos necessários para a conclusão bem-sucedida do projeto. (PMI, 2017, p.
Segundo Peter Druker, Conhecimento é informação eficaz em ação focalizada em resultados.
As ferramentas e técnicas de gerenciamento de conhecimento visam criar novos conhecimentos e compartilhá-los.
Segundo Tom Davenport, gestão
Habilidade para engajar as pessoas em seus projetos, liderá-las, motivá-las e conectá-las de modo a atingir os objetivos do projeto.
O Guia PMBOK cita 17 ferramentas e técnicas em seus processos conforme tabela abaixo:
Um grupo de processo é um conjunto de processos que suportam o desenvolvimento do projeto.
"Processo é um conjunto de ações (inter-relacionadas) que levam a um resultado (saídas esperadas de produtos, resultados ou
Você sabe qual é a diferença entre projeto e operação?
Abaixo relaciono alguns dos pontos em comum e algumas das suas principais diferenças.
Segundo o Guia PMBOK®, Identificar as partes interessadas é o processo de identificação de todas as pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelo projeto e documentação das informações relevantes relacionadas aos seus interesses,
Segundo o Guia PMBOK®, o plano de gerenciamento do cronograma estabelece os critérios e as atividades para o desenvolvimento e o controle do cronograma do projeto.
Planejar o gerenciamento da qualidade tem como objetivos:
Controlar a qualidade tem como objetivos:
Planejar o gerenciamento dos riscos tem como objetivo definir como conduzir as atividades de gerenciamento de riscos para o projeto.
Identificar os riscos tem como objetivo determinar quais risco podem afetar o projeto e documentar suas características.
É um processo iterativo que deve ocorrer durante todo o projeto.
Realizar a análise qualitativa de riscos tem como objetivo avaliar a exposição ao risco para priorizar os riscos que serão objeto de análise ou ação adicional.
Os riscos com maior probabilidade e impacto são priorizados para posterior
Realizar a análise quantitativa dos riscos tem como objetivo efetuar a análise numérica do efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.
Por envolver alta complexidade, é realizada somente nos riscos priorizados pela
Planejar as respostas aos riscos tem como objetivo desenvolver opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto. Trata as respostas aos riscos conforme sua prioridade e define um "proprietário"
Estimar os Custos tem como objetivo desenvolver uma estimativa dos custos dos recursos necessários para executar as atividades do projeto.
Determinar o orçamento agrega os custos estimados das atividades para estabelecer uma linha de base.
Controlar os Custos tem como objetivo monitorar o status do projeto para atualizar o orçamento e gerenciar alterações na linha de base dos custos.
Planejar o gerenciamento do escopo define e documenta como a equipe do projeto irá definir, validar e controlar o escopo.
Planejar o gerenciamento do cronograma estabelece as políticas, procedimentos e documentação para planejar, desenvolver, gerenciar, executar e controlar o cronograma do projeto.
Planejar o gerenciamento dos custos estabelece as políticas, procedimentos e documentação para planejar, gerenciar, executar e controlar os custos do projeto.
Para estimar os custos deve-se considerar todos os recursos (diretos ou indiretos) a serem usados.
Esses recursos podem ser mão-de-obra, materiais, equipamentos, entre outros.
Para alocar os custos indiretos, normalmente, usa-se
Os documentos do projeto são referenciados como entrada de dois processos e suas atualizações de praticamente todos processos.
Esta é uma das entradas mais genéricas possíveis, pois, documento do projeto pode ser qualquer documento/saída
O Termo de Abertura é o documento que formaliza o início do projeto e dá a autoridade necessária ao gerente de projetos.
Ele deve ser desenvolvido preferencialmente pelo próprio gerente do projeto e é composto por diversas atividades de
Segundo o Guia PMBOK®, desenvolver o plano de gerenciamento de projeto é o processo de documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares.
Segundo o Guia PMBOK®, orientar e gerenciar o trabalho do projeto é realizar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para atingir os objetivos. Na execução do projeto, é quando a pressão e o pânico começa a surgir com
Segundo o Guia PMBOK®, monitorar e controlar o trabalho do projeto é o processo de acompanhamento, revisão e ajuste do progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento. Ele é composto de:
Segundo o Guia PMBOK®, encerrar um projeto ou uma fase é o processo de finalização de todas as atividades, de todos os grupos de processos de gerenciamento do projeto, para encerrar formalmente o projeto ou a fase.
Segundo o Guia PMBOK®, Definir as atividades é o processo de identificação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto.
Sequenciar as Atividades tem como objetivo, identificar e documentar as relações de dependência entre as atividades.Recomenda-se o uso de um software de gerenciamento de cronogramas para sequenciar as atividades.
Estimar a duração da atividade é estimar a quantidade de períodos de trabalho necessários para completar cada atividade considerando os recursos estimados no processo ...
Desenvolver o Cronograma envolve analisar a sequência das atividades, sua duração, seus requerimentos de recursos e suas restrições para criar o cronograma do projeto e determinar as datas de início e término de cada atividade. É um processo
Controlar o cronograma é atualizar o progresso do projeto, monitorar as variações entre o real com o planejado (linha de base) e gerenciar as mudanças ocorridas.
Coletar os requisitosé o processo de definir e documentar as necessidades das partes interessadas para atingir os objetivos dos projetos.
Definir o Escopo é desenvolver uma descrição detalhada do projeto e do produto.
Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 5.3 Definir o escopo (Guia PMBOK® 6a Edição)
Validar o escopo (ou Verificar o Escopo como era chamado na quarta edição do Guia PMBOK®) é o processo de formalizar a aceitação das entregas do projeto.
Controlar o Escopo é o processo de monitorar o status do escopo do projeto e do produto e gerenciar as alterações na linha de base de escopo.
Amigos,
Com muita alegria que lanço meu terceiro livro Gerenciamento das aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras. ...
Segundo o Guia PMBOK®, p.352, controlar os recursos é o processo de garantir que os recursos atribuídos e alocados ao projeto estão disponíveis conforme planejado, bem como monitorar o uso planejado versus o uso real de recursos e ação corretiva
Gerenciar a qualidade tem como objetivo executar o que foi planejado no plano de gerenciamento da qualidade para garantir que os padrões apropriados da qualidade e definições operacionais estão sendo usados.
Gerenciar a qualidade é base
Segundo o Guia PMBOK®, p. 98, Gerenciar o Conhecimento do Projeto é o processo de utilizar conhecimentos existentes e criar novos conhecimentos para alcançar os objetivos do projeto e contribuir para a aprendizagem organizacional.
As restrições do projeto são limitações impostas a equipe do projeto que podem afetar o desempenho da equipe no projeto e não podem ser violadas, portanto, devem ser respeitadas e devidamente
Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos (Guia PMBOK® Sexta Edição).
Tabela com os 49 processos do Guia PMBOK® Sexta Edição com suas respectivas saídas e com um link para download do template relacionado, também, incluímos::
Informações são conjuntos de dados significativos e úteis a seres humanos em processos como o de tomada de decisões.
As ferramentas e técnicas de gerenciamento de informações visam criar e conectar pessoas as informações.
Abaixo
O Guia PMBOK® identifica o subconjunto de conhecimento em gerenciamento de projetos que é amplamente reconhecido como melhor prática. (PMI®, 2017, p. 2)
O PMI prometeu o lançamento da sexta edição no terceiro trimestre e cumpriu sua promessa.
A sexta edição do Guia PMBOK® chegou e o Representação de dados Técnicas usadas para mostrar representações gráficas ou outros métodos usados para transmitir dados e informações. O Guia PMBOK cita 15 ferramentas e técnicas em seus processos conforme tabela abaixo:
Técnicas usadas para mostrar representações gráficas ou outros métodos usados para transmitir dados e informações.
O Guia PMBOK cita 15 ferramentas e técnicas em seus processos conforme tabela abaixo:
Veja abaixo de forma detalhada as áreas de conhecimento específicas do Guia PMBOK® Sexta Edição e seus processos com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.
Um processo é uma atividade ou conjunto de atividades que usam determinadas ferramentas e técnicas para transformar (processar) um conjunto de insumos (entradas) em resultados desejados (saídas)
Técnicas usadas para coletar dados e informações.
O Guia PMBOK cita 9 ferramentas e técnicas em seus processos conforme tabela abaixo:
Seu projeto deve estar alinhado com seu negócio e o Guia PMBOK® 6ª Edição introduziu dois novos documentos agrupados como documentos de negócio para garantir esse alinhamento:
As técnicas de tomada de decisão têm como objetivo selecionar a melhor alternativa entre todas as alternativas possíveis em tempo hábil.
O Guia PMBOK cita 2 ferramentas e técnicas em seus processos conforme tabela abaixo:
Sua habilidade de comunicação é fundamental para garantir que as informações sejam distribuídas e compreendidas no tempo adequado evitando mal entendidos e aumentando o engajamento das partes interessadas através do atendimento dos seus
O plano de engajamento das partes interessadas tem como objetivo principal definir as estratégias para aumentar o apoio, reduzir as resistências e minimizar os impactos negativos das partes interessadas durante todo o ciclo de vida do
Planejar o engajamento das partes interessadas tem como objetivo desenvolver estratégias para quebrar as resistências das partes interessadas e garantir seu engajamento no projeto.
A auditoria é uma análise estruturada e independente que busca identificar políticas, processos e procedimentos ineficientes e ineficazes em uso no projeto e não aderentes às políticas e procedimentos do projeto e da empresa.
A análise para seleção de fontes prioriza as necessidades de aquisições do seu projeto e determina os métodos de seleção e critérios mais adequados para cada aquisição.
Após a análise de fazer ou comprar e consequente definição de quais pacotes de trabalho serão adquiridos, será necessário detalhar quais estratégias serão adotadas para todo o ciclo de vida do contrato incluindo tipos de contratação, formas de
Os documentos de licitação (ou documentos de aquisições) são usados nos processos de Aquisições, porém, com objetivos e documentos distintos.
As estimativas de custos independentes são usadas para verificar as respostas propostas.
A documentação de aquisições é composta pelos documentos relacionados a aquisição geradas inicialmente no Planejamento das Aquisições:
Com muita alegria que lancei meu segundo livro Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos no dia 23/11/2017. ...
O Guia de gerenciamento de projetos Sexta Edição é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de
Áreas de conhecimento da última edição do Guia PMBOK® descritas de forma detalhada com seus processos com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.
Para cada área de conhecimento, temos uma seção para explicar o que é a área
Apresentação com todas as Áreas de Conhecimento de gerenciamento de projetos com seus respectivos ...