Guia PMBOK 7a Edição

O que mudou na sétima edição do Guia PMBOK

De Grupos de Processos e Áreas de Conhecimentos para Domínios de Desempenho

Não teremos mais nossos cinco Grupos de Processos e também nossas dez Áreas de Conhecimento que foram "substituídos" pelos domínios de desempenho.

Os domínios de desempenho já são adotado em outras guias de melhores práticas do PMI como o de Gerenciamento do Portfólio que está na sua quarta edição.

Princípios com foco em resultados

A inclusão de princípios direciona o gerente do projeto na condução dos seus projetos com foco maior nos resultados do que nas entregas.

O uso de princípios foi adotado com muito sucesso nos métodos ágeis através do Manifesto ágil (Conheça seus 12 princípios em agilemanifesto.org).

De processos e suas saídas para atividades e seus resultados

De 49 processos do Guia PMBOK® Sexta Edição que transformam (Processam) 239 entradas em 181 saídas para atividades com resultados desejados.

De referência detalhada para direcionador

Outro ponto que me chamou muito a atenção foi a quantidade de páginas que podem ser verificadas no site da Amazon comparando as duas versões em Inglês.

 

Veja abaixo todos os artigos sobre o Guia PMBOK 7.

 

Termo de abertura do projeto

O primeiro passo para iniciar o seu projeto é fazer um levantamento de suas informações para avaliar sua viabilidade, o Termo de Abertura do Projeto é o documento estruturado para conter esse levantamento.

Neste artigo explico o que é o Termo de Abertura, como elaborá-lo, quais os processos do Guia PMBOK relacionados e disponibilizo dois modelos e dois exemplos para download de forma gratuita.

Registro das partes interessadas

O registro das partes interessadas contém os detalhes relativos às partes identificadas, incluindo, entre outros:

Business Case

Segundo o Guia PMBOK®, o business case, ou documento semelhante, fornece informações necessárias do ponto de vista do negócio, para determinar se o projeto justifica ou não o investimento. Essas informações devem conter partes interessadas, expectativas a serem atendidas, benefícios, entre outros.

Processos relacionados:

Entrada para:

Veja também

Exemplos de Projetos: Plano de Negocios

Templates/Modelos: Business Case.docx

Registro dos Riscos

Fundamental registrar os riscos pois, como diria a lei de Murphy, "Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará".

O registro dos riscos é feito principalmente, no processo Identificar os riscos, mas, é sempre revisado de acordo com a criação de novos planos.

Guia PMBOK setima edicao

Lançado em Agosto de 2021 pelo PMI,  a sétima edição do Guia PMBOK está disponível em versão impressa e eletrônica Clique aqui para baixar de forma gratuita se for membro do PMI.  

Registro das questoes

O registro das questões (mais conhecido pelo termo em inglês, Issues Log) é o documento que registra todas as questões e problemas ocorridos no projeto.
Ele é um dos documentos mais importantes do projeto, pois, trata os problemas e as questões do projeto.

Registro das mudancas

Registro das mudanças, ou Log das solicitações das mudanças, é o documento que registra cada mudança solicitada no decorrer do projeto e controla seu status.
O Log das solicitações das mudanças é um dos documentos mais importantes do projeto, pois, documenta todas as solicitações feitas, seu impacto, sua aprovação ou rejeição e o motivo correspondente, além de seu status atual.
Para cada mudança solicitada, o GP deve:

  • Detalhar a mudança solicitada;
  • Avaliar seu impacto no prazo e no custo do projeto;
  • Aprovar ou rejeitar a mudança conforme definido no plano de gerenciamento do projeto, seção Controle integrado de mudanças;
  • Replanejar e comunicar às partes interessadas envolvidas;
  • Acompanhar o andamento da mudança solicitada.

Sempre lembrando de envolver os responsáveis para tomar as decisões e para executar as ações.

registro das mudancas

Processos relacionados:

Saída de:

Entrada para:

Veja também

Exemplos de Projetos

Templates/Modelos:

Metodologia PMO: