ARTIA

Escritório de Projetos

O maior e melhor conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Gerenciamento do cronograma

Veja abaixo todos os artigos da categoria ordenados pelos mais acessados.

Caso prefira ler pela ordem dos processos, inicie pelo Gerenciamento do cronograma, ao final de cada página (antes do rodapé), clique no botão "Próximo" para ir para o próximo processo e assim por diante. 

Tempo é um dos nossos Grupos de interesse em gerenciamento de projetos por ser uma das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.

O grupo de interesse é feito por você e para você. Você pode:

Para participar de um dos grupos de interesses criados e aprender mais sobre o tema, basta criar seu usuário e editar seu perfil selecionando seus interesses na Aba Grupo do seu perfil.

Caminho critico

O Método do caminho crítico identifica a sequência de atividades na qual, caso uma delas atrase, todo o projeto estará atrasado, em outras palavras, a sequência das atividades que não tem folga (Abaixo mostraremos como calcular a folga).
Desta forma, o caminho crítico aponta quais atividades o GP e responsáveis devem ter atenção redobrada;
O caminho crítico pode ter folga positiva, igual a zero ou negativa dependendo das restrições de prazo aplicadas.

Add a comment
Lista das atividades

A lista das atividades contém todas as atividades do projeto.

Ela é criada no processo Definir as atividades, dividindo-se o pacote de trabalho da EAP em componentes menores, que são as atividades necessárias para executar o pacote de trabalho.

Cada atividade possui seus atributos, entre eles, seu identificador e uma descrição clara e objetiva do trabalho a ser executado.

Uma prática adotada é nomear sempre as atividades no infinitivo, da mesma forma, que os processos do Guia PMBOK®. Ex: Definir as atividades.

Add a comment
linha de base do cronograma

A linha de base do cronograma é como uma fotografia retirada no momento da aprovação do que foi planejado, similar a um congelamento do cronograma planejado.

Ela contém as datas de início e término de todas atividades do cronograma e é usada para avaliar a evolução do projeto monitorando o prazo através da comparação do planejado com o realizado.
Ela normalmente é retirada no término do planejamento após a aprovação do patrocinador do projeto e dos responsáveis envolvidos.

Add a comment
Gerenciamento do cronograma

O gerenciamento do cronograma inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto (PMI, 2017, p.173).

Até a quinta edição, o gerenciamento do cronograma era chamado Gerenciamento do tempo. A mudança vem enfatizar a importância do cronograma na gestão do tempo do projeto. 

Add a comment
Lista de marcos

Um marco no projeto é um momento muito importante, quando se concluí uma entrega ou fase do seu projeto, e funciona, com sua previsão, como uma meta para a equipe do projeto. Ele não possui duração.

A lista de marcos com suas datas previstas normalmente são as datas mais importantes do projeto e são divulgadas para as partes interessadas no final do planejamento.

Add a comment
Planejamento em ondas sucessivas

O planejamento em ondas sucessivas é especialmente útil quando temos eventos desconhecidos no projeto, quando você não tem detalhamento suficiente do que será feito em algum dos componentes da EAP, ou o nível de incerteza e de probabilidade de mudanças é elevado.

O gerente de projeto planeja somente o curto prazo, deixando os eventos de maior incerteza para depois.

Add a comment

Login

Faça a diferença nos projetos

Adquira o livro acima por R$9,99 e saiba como

Saiba mais Gestão do tempo

Fundamentos sobre o Tempo

Gerenciamento do cronograma

Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®

Ferramentas do Guia PMBOK®

Metodologia PMO
Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos
Artigos sobre tempo em projetos

 

Bibliografia recomendada

Grupos de interesse em projetos
  • Junte-se ao Grupo de Tempo de forma gratuita e tenha acesso a eventos, fórum e conteúdo exclusivo.

Quer fazer mais em menos tempo? Livro + KIT p/ 5,99