Saidas de aquisições

Saidas exclusivas da área de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento das aquisições do projeto

Plano de gerenciamento das aquisicoes

O plano de gerenciamento das aquisições serve como um guia para a equipe de projeto em relação as aquisições.

Add a comment

Os documentos de aquisições são usados em todos os processos de Aquisições, porém, tem objetivos e documentos distintos que serão descritos abaixo.

Add a comment
Especificacao do trabalho das aquisicoes

A Especificação do trabalho das aquisições descreve do ponto de vista do fornecedor sendo contratado todo o trabalho a ser entregue pelo mesmo.
Na 4a edição do Guia PMBOK® o termo usado era declaração do trabalho do projeto (DT) que na minha opinião é a melhor tradução para o termo inglês (Statement of Work - SOW).

Add a comment
Contrato

Um dos principais elementos das Aquisições é o Contrato, documento legal entre comprador e fornecedor que descreve um acordo mútuo gerando obrigações entre as partes:

Add a comment

Os critérios para seleção de fontes ou fornecedores são usados para medir, comparar e/ou pontuar as propostas dos fornecedores.

Add a comment

As decisões de fazer ou comprar documentam as conclusões obtidas em relação aos produtos, serviços ou resultados do projeto adquiridos fora da organização do projeto ou realizados internamente pela equipe do projeto.

Add a comment
Contrato

O acordo é a principal saída do processo Conduzir as Aquisições e contém os termos e condições do item (produto ou serviço) a ser adquirido.

Add a comment
Fornecedores selecionados

Os fornecedores são selecionados de acordo com o resultado da avaliação.

Add a comment

A Lista dos fornecedores qualificados são fornecedores pré-selecionados com qualificações e experiência anterior com maior chance de bom desempenho.

Add a comment

As propostas dos fornecedores são preparadas em resposta aos documentos de aquisição (RFP, RFI, RFQ) e são a principal referência para selecionar o melhor fornecedor.

Add a comment
Aquisicoes encerradas

Segundo o Guia PMBOK®, as aquisições são encerradas quando o comprador, em geral por meio do administrador de aquisições autorizado, envia ao fornecedor um aviso formal por escrito de que o contrato foi concluído. Os requisitos de encerramento formal das aquisições em geral são definidos nos termos e condições do contrato e são incluídos no plano de gerenciamento das aquisições.

Add a comment
Estrategia da aquisicao

 Após a análise de fazer ou comprar e consequente definição de quais pacotes de trabalho serão adquiridos, será necessário detalhar quais estratégias serão adotadas para todo o ciclo de vida do contrato incluindo tipos de contratação, formas de pagamento, fases das aquisições, entre outros.

Add a comment
Documentacao de aquisicoes

A documentação de aquisições é composta pelos documentos relacionados a aquisição geradas inicialmente no Planejamento das Aquisições:

Add a comment

Um acordo de cooperação é uma parceria entre duas empresas firmada através de um contrato que define as funções de comprador-fornecedor para cada parte.

Add a comment
Documentos de licitacao

Os documentos de licitação (ou documentos de aquisições) são usados nos processos de Aquisições, porém, com objetivos e documentos distintos.

Add a comment
Estimativas de custos independentes

As estimativas de custos independentes são usadas para verificar as respostas propostas.

Add a comment

Login

Faça a diferença nos projetos

Adquira o livro acima por R$9,99 e saiba como

Saiba mais Gestão das Aquisições

Gerenciamento das aquisições

Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®

Ferramentas de Aquisições do Guia PMBOK®

Metodologia PMO
Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos

Ferramentas de Gerenciamento de Projetos

Exemplos de Projetos

Artigos sobre aquisições em projetos

Bibliografia recomendada

Grupos de interesse em projetos

  • Junte-se ao Grupo de Aquisições de forma gratuita e tenha acesso a eventos, fórum e conteúdo exclusivo.

Quer economizar nas suas compras? Livro + KIT p/ R$ 9,99