Escritório de Projetos

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Saidas de integração

Saidas exclusivas da área de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento da integração do projeto.

 

Relatorio Final

O Relatório Final é umas das novidades da Sexta Edição do Guia PMBOK® (incluído após a revisão do Draft).

Uma das saídas do processo Encerrar o projeto ou fase que tem como intuito principal fornecer uma visão do desempenho do projeto em relação ao atendimento de seus objetivos.

Ele também é usado para informar o encerramento de um projeto para as partes interessadas.

 

Nosso modelo de Relatório Final é dividido nos seguintes tópicos:

  • Identificação do projeto: para identificar o projeto com código, nome de forma clara e sem ambiguidade, descrevendo de forma resumida as principais informações do projeto.
  • Desempenho do Projeto: para descrever o desempenho do projeto de forma geral;
  • Principais problemas enfrentados: para apontar algum problema enfrentado a ser ressaltado para os envolvidos.
  • Informações adicionais.

 

O Guia PMBOK, pg. 127, sugere incluir uma análise do atendimento dos objetivos das áreas de conhecimento de escopo, qualidade, custos e cronograma.

Processos relacionados:

Saída de:

Veja também

Templates/Modelos:

Metodologia PMO: Encerrar o projeto

 

 

 

 

Sobre o Autor

 

eduardo

Eduardo Montes, PMP

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Fundador e PMO da https://escritoriodeprojetos.com.br que possui o melhor e mais completo conteúdo gratuito sobre gerenciamento de projetos do Brasil e apoia na capacitação de 70.000 usuários

Mais de 300 projetos entregues somando R$19 bilhões em investimentos

Especialista em Escritório de Projetos, Gestão de Portfólio de Projetos e na capacitação de Gerentes de Projetos

PMP certificado desde 2005 quando iniciou sua atuação como PMO e implantou e gerenciou vários Escritórios de Projetos

Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV

MBA Exchange pela University of North Carolina at Chapel Hill

Bacharelado em Ciência da Computação pela UFSCar

Minha missão é capacitar as pessoas e as empresas a terem sucesso em seus projetos. Saiba mais...

Autor dos Livros da série escritoriodeprojetos.com.br:

 

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Termo de abertura do projeto

O termo de abertura do projeto, também muito conhecido como Project Charter (inglês), é o documento que autoriza formalmente o início do projeto.
Ele concede ao gerente de projetos a autoridade para aplicar os recursos organizacionais nas atividades do projeto.
O Gerente de Projetos sempre deve ser designado antes do início do planejamento e, de preferência, no desenvolvimento do termo de abertura.
O patrocinador do projeto deve aprovar o termo de abertura do projeto.
O termo de abertura do projeto deve conter informações sumarizadas porém com o nível de detalhamento necessário para a aprovação ou não do projeto. Abaixo algumas das informações normalmente incluídas:

  • Gerente de projetos designado e nível de autoridade atribuída;
  • Requisitos que satisfazem as necessidades do cliente, do patrocinador e de outras partes interessadas;
  • Necessidades de negócios, descrição de alto nível do projeto ou requisitos do produto para o qual o projeto é realizado;
  • Objetivo ou justificativa do projeto;
  • Cronograma de marcos sumarizado;
  • Influência das partes interessadas;
  • Organizações funcionais e sua participação;
  • Premissas organizacionais, ambientais e externas;
  • Restrições organizacionais, ambientais e externas;
  • Caso de negócios justificando o projeto, incluindo o retorno sobre o investimento;
  • Orçamento sumarizado.
     

Processos relacionados:

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Veja também

Exemplos de Projetos

Templates/Modelos:

Metodologia PMO: Desenvolver o termo de abertura do projeto

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Plano de Gerenciamento de Projetos

O plano de gerenciamento do projeto, também conhecido como plano de projeto, é a principal referência para a equipe do projeto. Ele descreve, junto com seus planos auxiliares, como os processos serão executados, controlados, monitorados e encerrados. Desta forma, guia a equipe durante todo o projeto.

Segundo o Guia PMBOK®, o plano de gerenciamento do projeto integra e consolida todos os planos de gerenciamento auxiliares e linhas de base dos processos de planejamento, incluindo, mas não estando limitado a:

 

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