ARTIA

O gerenciamento da integração contém os 7 processos essenciais em projetos pois incluem as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar todos processos e atividades de gerenciamento.

No artigo será explicado em detalhe cada um dos 7 processos, suas entradas, ferramentas, técnicas e saídas, além de disponibilizar de forma gratuita exemplos, ferramentas e modelos dos processos para acelerar seu aprendizado e seu uso de forma prática

Os 7 processos do gerenciamento da integração

O Guia PMBOK organiza suas áreas de conhecimento em processos (*) e a área de conhecimento. O gerenciamento da integração é a responsável por consolidar e integrar as demais áreas. Por isso, seus processos são essenciais e não podem faltar em nenhum projeto.

(*) Um processo é uma atividade ou conjunto de atividades que usam determinadas ferramentas e técnicas para transformar (processar) um conjunto de insumos (entradas) em resultados desejados (saídas).

Clique no icone + para conhecer o processo com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.

1.Desenvolver o termo de abertura do projeto

O Termo de Abertura é o documento que formaliza o início do projeto e dá a autoridade necessária ao gerente de projetos.

Ele deve ser desenvolvido preferencialmente pelo próprio gerente do projeto e é composto por diversas atividades de outras áreas de conhecimento como:

  • Identificar as entregas chaves;
  • Identificar riscos de alto nível, premissas e restrições;
  • Analisar benefícios e alinhá-los com as partes interessadas e com o negócio;
  • Levantar de forma macro o cronograma e o orçamento do projeto de modo a avaliar a viabilidade do projeto;
  • Entre outras atividades.

O termo de abertura contém:

  • Gerente de Projeto e sua equipe;
  • Data de início do projeto e suas dependências;
  • Requisitos que satisfazem as necessidades do cliente;
  • Justificativa do projeto;
  • As principais fases com suas entregas criando um primeiro esboço da EAP;
  • Cronograma e Orçamento resumido.

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto (Guia PMBOK® 6a Edição)

Entradas

Ferramentas

Saídas

Documentos de negócio

Acordos

Fatores ambientais da empresa

Ativos de processos organizacionais
 

Opinião especializada

Coleta de dados

Habilidades interpessoais e de equipe

Reuniões
 

Termo de abertura do projeto

Registro das premissas

 

 

2.Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto

Segundo o Guia PMBOK®, desenvolver o plano de gerenciamento de projeto é o processo de documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares.

Desta forma, deve-se determinar como o projeto será executado, controlado, monitorado e encerrado levando em consideração todas as áreas de conhecimento do projeto e como elas serão integradas e consolidadas através do Plano de Gerenciamento do Projeto.

É o principal processo de planejamento pois integra os demais planos complementando-os. Através do planejamento, seremos capazes de:

  • determinar os objetivos e como atingi-los;
  • eliminar ou reduzir incertezas;
  • aperfeiçoar os processos;
  • obter um melhor entendimento dos objetivos;
  • antecipar-se aos problemas futuros.

Costumo enfatizar que para ter sucesso no projeto é crucial que o projeto seja bem planejado com o envolvimento da equipe do projeto para garantir seu comprometimento na execução do que foi planejado.

Os projetos, nos quais alguém planeja e outra executa, acabam gerando muitos questionamentos em relação ao que foi planejado e um menor comprometimento da equipe.

Abaixo alguns provérbios sobre planejamento:

"Nenhum vento é o vento certeiro, quando não sabe para qual porto se dirige." Seneca

"Se você falha em planejar, está planejando falhar." Lair Ribeiro

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 4.2 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto (Guia PMBOK® 6a Edição) 

Entradas

Ferramentas

Saídas

Termo de abertura do projeto

Saídas de outros processos

Fatores ambientais da empresa

Ativos de processos organizacionais

Opinião especializada

Coleta de dados

Habilidades interpessoais e de equipe

Reuniões
Plano de gerenciamento do projeto

 

 

3.Orientar e gerenciar o trabalho do projeto

Segundo o Guia PMBOK®, orientar e gerenciar o trabalho do projeto é realizar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para atingir os objetivos.
Na execução do projeto, é quando a pressão e o pânico começa a surgir com maior frequência, e o gerente de projetos deve usar suas ferramentas e habilidades de modo a conectar as partes interessadas para atingir o objetivo do projeto.

Dessa forma, é essencial que o gerente de projeto seja extremamente eficiente em:

  • Manter a equipe motivada;
  • Lidar com os conflitos;
  • Agilizar tomada de decisão;
  • Identificar causas de desvios e problemas;
  • Garantir SLAs contratados tanto da equipe interna quanto dos fornecedores;
  • e principalmente, saber a dose certa de pressão.

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 4.3 Orientar e gerenciar o trabalho do projeto (Guia PMBOK® 6a Edição)

Entradas

Ferramentas

Saídas

Plano de gerenciamento do projeto

Documentos do projeto

Solicitações de mudança aprovadas

Fatores ambientais da empresa

Ativos de processos organizacionais

Opinião especializada

Sistema de informações do gerenciamento de projetos

Reuniões

Entregas

Dados de desempenho do trabalho

Registro das questões

Solicitações de mudança

Atualizações do plano de gerenciamento do projeto

Atualizações de documentos do projeto

Atualizações de ativos de processos organizacionais

 

 

4.Gerenciar o conhecimento do projeto

Segundo o Guia PMBOK®, p. 98, Gerenciar o Conhecimento do Projeto é o processo de utilizar conhecimentos existentes e criar novos conhecimentos para alcançar os objetivos do projeto e contribuir para a aprendizagem organizacional.

Esse é um dos novos processos da 6a edição que tem como principal objetivo a melhoria contínua da organização através do registro das lições aprendidas. 

Na minha opinião as, Lições aprendidas é o que temos de mais precioso em nossos projetos. Ela é o instrumento para fazermos melhor a cada projeto.

Errar faz parte do processo de aprendizado, de buscar formas mais inteligentes de gerenciar nosso projeto. Entretanto, não aprender com nossos erros e repeti-los em outros projetos não é nada inteligente.

E a sexta edição veio enfatizar a necessidade do uso das Lições aprendidas e da gestão do conhecimento adquirido no projeto através desse novo processo.

O resultado é o conhecimento adquirido documentado nos Ativos dos Processos Organizacionais e aperfeiçoando sua capacidade de entregar seus projetos. 

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 4.4 Gerenciar o conhecimento do projeto (Guia PMBOK® 6a Edição)

Entradas

Ferramentas

Saídas

 

Plano de gerenciamento do projeto

Documentos do projeto

Entregas

Fatores ambientais da empresa

Ativos de processos organizacionais
 

Opinião especializada

Gerenciamento de conhecimentos

Gerenciamento de informações

Habilidades interpessoais e de equipe
 

Registro das Lições aprendidas

Atualizações do plano de gerenciamento do projeto

Atualizações de ativos de processos organizacionais

 

 

5.Monitorar e controlar o trabalho do projeto

Segundo o Guia PMBOK®, monitorar e controlar o trabalho do projeto é o processo de acompanhamento, revisão e ajuste do progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento.
Ele é composto de:

  • Coleta, medição e disseminação de informações sobre desempenho;
  • Avaliação de medições e tendências para efetuar melhorias no processo.


É muito importante monitorar e controlar o trabalho do projeto, principalmente, para:

  • Avaliar a saúde do seu projeto durante todo o projeto;
  • Identificar áreas que exigem atenção especial;
  • Recomendar ações para corrigir ou evitar os desvios;
  • Garantir a qualidade (saúde) do projeto através do monitoramento, check-list e contingência prevista.

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 4.5 Monitorar e controlar o trabalho do projeto (Guia PMBOK® 6a Edição)

Entradas

Ferramentas

Saídas

Plano de gerenciamento do projeto

Documentos do projeto

Informações sobre o desempenho do trabalho

Acordos

Fatores ambientais da empresa

Ativos de processos organizacionais

Opinião especializada

Análise de dados

Tomada de decisão

Reuniões

Relatórios de desempenho do trabalho

Solicitações de mudança

Atualizações do plano de gerenciamento do projeto

Atualizações de documentos do projeto

 

 

6.Realizar o controle integrado de mudancas

Realizar o controle integrado de mudanças é um dos processos mais importantes para garantir o sucesso do projeto e envolve as seguintes etapas:

  • Solicitação de mudança;
  • Revisão do impacto dos custos e benefícios gerados pela mudança;
  • Aprovação;
  • Replanejamento contemplando a mudança;
  • Execução, controle e monitoramento da mudança;
  • Encerramento da entrega ou resultado contemplando a mudança.

As mudanças são necessárias, principalmente, para atender as novas expectativas das partes interessadas, entretanto, é importante ressaltar que um dos grandes problemas na execução, é subestimar o impacto das mudanças para tentar "superar as expectativas do cliente".

Lembre-se, "não existe almoço grátis" e qualquer mudança gera custo e deve ser contabilizado no seu projeto. Já vi vários projetos naufragarem porque o gerente de projeto não sabia dizer não para o cliente.

Também é fundamental garantir que as mudanças aprovadas sejam benéficas ao projeto, i.e., seus benefícios são maiores do que os custos envolvidos e agregam valor aos objetivos do projeto.

 

 

7.Encerrar o projeto ou fase

Segundo o Guia PMBOK®, encerrar um projeto ou uma fase é o processo de finalização de todas as atividades, de todos os grupos de processos de gerenciamento do projeto, para encerrar formalmente o projeto ou a fase.
É também, o momento de celebrarmos as vitórias e compartilharmos as dificuldades do projeto documentando as lições aprendidas.

O gerente de projeto e sua equipe deve ter um cuidado especial quando encerrar o projeto ou uma fase de modo a garantir que:

  • Os critérios de sucesso do projeto sejam satisfeitos;
  • As entregas sejam verificadas e documentadas;
  • A aceitação das entregas seja formalizada;
  • Os produtos e serviços do projeto sejam transferidos para próxima fase ou produção;
  • O sucesso ou fracasso do projeto seja auditado;
  • As lições aprendidas e informações do projeto sejam registradas para o uso futuro da organização;
  • Arquivar toda a documentação coletada ao longo do projeto para futura referência;
  • E quando ocorrer o cancelamento do projeto, suas razões sejam investigadas e documentadas.

Segundo Kim Heldman, os projetos terminam por um de quatro motivos: absorção, esgotamento, integração ou extinção.

  • A absorção ocorre quando os projetos transformam-se numa unidade de negócios independente.
  • O esgotamento, quando o projeto tem seus recursos cortados.
  • A integração ocorre quando os recursos são retirados do projeto existente e devolvidos à organização, ou alocados em outros projetos.
  • E a extinção é o melhor término, em que o projeto é concluído, aceito e encerrado.

 

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 4.7 Encerrar o projeto ou fase (Guia PMBOK® 6a Edição)

Entradas

Ferramentas

Saídas

Termo de abertura do projeto

Plano de gerenciamento do projeto

Documentos do projeto

Entregas aceitas

Documentos de negócio

Acordos

Documentação de aquisições

Ativos de processos organizacionais

Opinião especializada

Análise de dados

Reuniões

Atualizações de documentos do projeto

Transição do produto, serviço ou resultado final

Relatório Final

Atualizações de ativos de processos organizacionais

 

 

Veja também

Exemplos de Projetos:

Templates/Modelos:

Metodologia PMO: Encerrar o projeto

 

 

 

Fundamentos da Integração

Gerenciamento da Integração do Projeto

O gerenciamento da integração define onde e quando concentrar recursos e esforço, tratando problemas antes de se tornarem críticos e coordenando o trabalho visando sempre o sucesso do projeto. Alguns aspectos a serem considerados:

  • Os processos de controle de mudanças estão alinhados com as diretrizes de controle de mudanças do PMO?
  • As metas e os objetivos do projeto estão evidenciados no plano do projeto?
  • Avaliar de maneira integrada qualquer necessidade de replanejamento.
  • Usar o plano de gerenciamento das comunicações para garantir informações disponíveis para as áreas necessárias.

O líder do projeto deve atuar como um maestro, conectando e engajando as pessoas para que todos estejam em sintonia e os objetivos do projeto sejam atendidos.

Conheça os Fundamentos de Gerenciamento de Projetos usados para integrar as áreas de conhecimento.

 

 

Ferramentas da Integração do Guia PMBOK®

Ferramentas do Guia PMBOK que não são exclusivas de uma área de conhecimento, ou seja, é citada em processos de áreas de conhecimentos distintas.

 

 

Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos

 

Exemplos de Projetos

 

Tabela das saídas dos processos de integração com seus templates/modelos e exemplos

 

Processo

Saída

Modelo

Exemplo

Desenvolver o termo de abertura do projeto

Termo de abertura do projeto

Termo de Abertura do Projeto.docx

Termo de Abertura do Projeto baseado na técnica 5W2H

Termo de abertura da reforma da casa

Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto

Plano de gerenciamento do projeto

Plano de Gerenciamento do Projeto.docx

Plano de Gerenciamento do Projeto da reforma da casa

Orientar e gerenciar o trabalho do projeto

     

Gerenciar o conhecimento do projeto

 Registro das Lições aprendidas

Licoes Aprendidas.docx

 Licoes Aprendidas do Ciclo PDCA do Edu.docx

Monitorar e controlar o trabalho do projeto

     

Realizar o controle integrado de mudanças

Registro das mudanças

Registro das solicitacoes de mudancas.xlsx

Registro das solicitacoes de mudancas - Reforma.xlsx

Encerrar o projeto ou fase

Transição do produto, serviço ou resultado final

 

Relatório Final

Transição do produto.docx

Termo de Aceite da Entrega.docx

Relatorio Final 

Relatorio de encerramento do contrato.docx

Termo de Aceite do Projeto.docx

 

 

 

 

Sobre o Autor

 

eduardo

Eduardo Montes, PMP

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Fundador e PMO da https://escritoriodeprojetos.com.br que possui o melhor e mais completo conteúdo gratuito sobre gerenciamento de projetos do Brasil e apoia na capacitação de 70.000 usuários

Mais de 300 projetos entregues somando R$19 bilhões em investimentos

Especialista em Escritório de Projetos, Gestão de Portfólio de Projetos e na capacitação de Gerentes de Projetos

PMP certificado desde 2005 quando iniciou sua atuação como PMO e implantou e gerenciou vários Escritórios de Projetos

PSM I - Scrum Master certificado pelo Scrum.org

Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV

MBA Exchange pela University of North Carolina at Chapel Hill

Bacharelado em Ciência da Computação pela UFSCar

Minha missão é capacitar as pessoas e as empresas a terem sucesso em seus projetos. Saiba mais...

Autor dos Livros da série escritoriodeprojetos.com.br:

 

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Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de projetos

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