Oi Bruna.
Posso lhe garantir que oportunidades não faltam. Todas as empresas têm projetos e precisam de boas pessoas para gerenciá-los de forma efetiva.
Para aumentar sua chance, você deve buscar
empresas e gestores que proporcionam essas oportunidades.
Começando pelo
gestor e indo direto ao ponto:
Fuja do chefe e busque o líder.
O líder está sempre preocupado em motivar e capacitar sua equipe. Ele dá as condições necessárias para você produzir melhor e crescer dentro da organização. É uma postura que ajuda a organização e todo mundo sai ganhando.
- Você torna-se mais capaz e produz mais e com mais qualidade para sua empresa;
- A empresa cresce pois você produz mais;
- E o teu gestor também cresce na organização, pois possibilitou o seu crescimento e o crescimento da empresa.
Porém, existem ainda alguns gestores, os chefes, que possuem uma visão limitada, ou por achar que se você crescer e começar a aparecer, será promovida e ele perderá sua posição, ou por achar que é mais importante fazer política com as pessoas mais graduadas na organização ou ainda por achar que as pessoas sempre trabalham melhor quando "pressionadas" (famosa gestão através do chicote).
Independe da causa, o fato é que ele não está preocupado com o seu crescimento e não lhe dará as condições necessárias pra isso.
Se você está nessa situação, busque um novo gestor o mais breve possível, encontre um líder na sua organização ou fora dela.
E você pode me perguntar, como eu faço para achar um líder?
- Pergunte a qualquer membro da equipe do gestor, e você escutará elogios ao gestor líder e "várias reclamações" sobre o gestor chefe.
Em segundo lugar, vamos falar sobre as
empresas onde existem vários fatores a serem considerados.
- O primeiro delas está relacionado com a
Estrutura organizacional
, em uma empresa com estrutura projetizada, onde a empresa está organizada por projetos, a necessidade de gerentes de projetos e sua valorização é maior. As demais estruturas, tem uma menor necessidade de gerentes de projetos e menor valorização, sendo a importância é maior na estrutura matricial forte, e vai reduzindo nessa ordem, matricial balanceada, matricial fraca, e por último, na estrutura funcional, onde as oportunidades e a valorização são menores. Saiba mais sobre
Estrutura organizacional
.
- O segundo fator está relacionado ao porte da empresa, empresas de menor porte estão sujeitas a aceitarem pessoas menos qualificadas em posições como gerentes de projetos. Atualmente, sou PMO de uma consultoria de porte médio, onde faço o coaching de analistas que fazem o papel de gerente de projetos. Obviamente, trabalhar em empresas de menor porte tem também suas desvantagens que não discutirei aqui por enquanto.
Não estou sugerindo que você procure uma empresa projetizada e de porte menor para aumentar suas chances, mas, é necessário considerar todos esses pontos.
Por último e não menos importante, quero ressaltar que a transição para a área de projetos normalmente ocorre dentro da sua própria empresa. Dificilmente, você sairá da empresa atual como analista e conseguirá um emprego como gerente de projetos em outra.
Resumindo, fuja do chefe e encontre um gestor líder, encontre empresas que valorizam o trabalho do gerente de projetos e também priorize as oportunidades dentro da sua empresa (claro, se ela oferecer essas condições).
E você, o que você acha? Qual é sua situação atual? Deixe sua questão aqui e vamos buscar alternativas juntos.