Escritório de Projetos

Capacitando pessoas e empresas para o sucesso

metodos ageis pelo guia PMBOK

14 Dez 2017 15:04 #504 por luísmárcio
metodos ageis pelo guia PMBOK foi criado por luísmárcio
Boa Tarde a todos.
Estou fazendo um TCC no meu MBA de Ger. Projetos aqui em Porto Alegre, e inclui os métodos ageis como metodologia para o tema que escolhi realizar, que seria o Fluxo da informação no sistema de gestao de projetos.
gostaria de saber o que o guia cita como metodos ageis para eu poder colocar no trabalho.
agradeço atenção todos.

Por favor Acessar para participar da conversa.

20 Jan 2018 09:21 - 23 Jan 2018 09:14 #513 por tiagodesousa
Respondido por tiagodesousa no tópico metodos ageis pelo guia PMBOK
Bom dia Luís estou em processo de elaboração de TCC também abordando tema parecido, Gestão de Riscos em projetos ágeis. O PMBOK não é uma metodologia e sim melhores práticas não consegui localizar a relação dos métodos com o guia. Pensei em exemplificar processos do guia utilizando ferramentas e técnicas que são usadas no ágil. Não sei se já avançou na pesquisa, mas se encontrou algo que possa ajudar e compartilhar ficaria agradecido também. Abraço e bom trabalho com seu TCC.

02 Fev 2018 16:38 - 02 Fev 2018 16:39 #517 por eduardo
Respondido por eduardo no tópico metodos ageis pelo guia PMBOK
Luís e Thiago,
Seguem algumas informações para ajudar na construção do seus TCCs.
Como havia escrito no meu post escritoriodeprojetos.com.br/guia-pmbok-6a-edicao-melhorias#s-5 sobre a atual edição do Guia PMBOK (6ª edição), foi dado uma grande ênfase de como usar as melhores práticas de gerenciamento de projetos com as metodologias ágeis.
Segue o texto para facilitar:
O PMBOK agora é ágil?
Sempre enfatizei com meus alunos que gerenciamento de projetos e metodologias ágeis se complementam e a sexta edição vem comprovar minha afirmação.
Cada área de conhecimento contém uma seção intitulada CONSIDERAÇÕES PARA AMBIENTES ÁGEIS/ADAPTATIVOS, descrevendo como essas práticas se integram nas configurações do projeto. Desta forma, você poderá usufruir melhor de cada área de conhecimento quando usar metodologias ágeis.
Detalhes sobre metodologias ágeis e outras abordagens adaptativas e iterativas também foram incluídos no APÊNDICE X3 - AMBIENTES DE PROJETO ÁGIL, ITERATIVO, ADAPTATIVO E HÍBRIDO. (PMI , 2017, p. 665)

No TCC do Luís, acredito que a leitura do apêndice X3 - Ambientes de Projeto Ágil, Iterativo, Adaptativo e Híbrido, será um grande passo no seu TCC. Veja as seções específicas das áreas de conhecimento conforme seu interesse.
Outra sugestão é baixar o Guia Ágil do PMI e extrair as informações que achar relevante.
Segue o link www.pmi.org/pmbok-guide-standards/practice-guides/agile
Como sócio do PMI, você pode baixar de forma gratuita, e tem também uma versão em português.

No TCC do Thiago, sugiro a leitura da seção Considerações para ambientes ágeis/adaptativos do capítulo 11 - Gerenciamento dos riscos do projeto. Entretanto, é ele composto apenas de dois parágrafos, ou seja, poucas informações.

De uma forma resumida, segundo o Guia PMBOK® 6ª Edição, pg. 400:
Ambientes de alta variabilidade incorrem em mais incerteza e risco. Para solucionar isso, abordagens adaptivas usam:
  • Revisões frequentes de produtos de trabalho incremental;
  • Equipes de projeto multifuncionais para acelerar o compartilhamento de conhecimento e garantir que os riscos sejam compreendidos e gerenciados.
Os riscos são identificados, analisados e gerenciados durante cada iteração.
E como os requisitos são mudados de forma mais frequente, suas mudanças podem gerar novos riscos que devem ser tratados.

Acredito que vocês ainda tem muito por pesquisar, mas, espero que as informações e as referências possam ajudar.

Cordialmente,