Escritório de Projetos

Capacitando pessoas e empresas para o sucesso

Capacitação para aulas de Gestão de Projetos

19 Set 2016 12:26 #430 por marceloklafke
Enviei esse questionamento por e-mail e fui orientado a redirecionar para o Fórum haja visto que provavelmente desperte o interesse de várias pessoas. Quem puder me esclarecer agradeço desde já:

"Recentemente tenho pensado em enveredar por essa área [Gerenciamento de Projetos], mas tenho tido dificuldades para encontrar informação a respeito do que fazer exatamente em termos de capacitação para ser professor.

Tenho uma boa formação na área, 13 anos trabalhando em grandes projetos de infraestrutura, MBA e certificação PMP, procurei pela internet (estou fora do Brasil até o final do mês) algum curso de formação de instrutores ou algo do gênero mas não encontrei nada.

Seria possível me ajudar nesse assunto respondendo algumas questões? Basicamente minhas dúvidas seriam:

01) Quais os pré-requisitos (formação acadêmica, experiência profissional, treinamentos específicos etc) para se tornar um professor de GP?

02) Na eventualidade de haver treinamentos específicos sobre o assunto, onde poderia encontrar?

03) Para quem está começando nessa área, onde seria melhor procurar oportunidades, em cursos de graduação/extensão ou treinamentos preparatórios para certificação PMP?

Por favor Acessar para participar da conversa.

21 Set 2016 09:30 #431 por cleber_antonio
Respondido por cleber_antonio no tópico Capacitação para aulas de Gestão de Projetos
Olá Marcelo, Tudo Bem?

Muito interessante a sua pergunta, vou tentar te ajudar respondendo as duas primeiras perguntas, para a terceira, sugiro que faça o curso que vou te indicar, com certeza, os docentes do curso, saberão te direcionar para o melhor caminho...rs

O PMI São Paulo, em uma iniciativa inovadora criou o programa AFIGP ( Academia de formação de instrutores de Gerenciamento de Projetos), este programa tem como missão: Preparar os futuros instrutores de gestão organizacional de projetos para influenciar os profissionais do mercado brasileiro na ampla e correta aplicação das melhores práticas.

Para participar deste programa, o candidato é submetido a um processo seletivo, onde é avaliada sua experiência em gestão de projetos, formação e alguns outros requisitos.

A primeira turma deste programa já iniciou suas atividades. No início de 2017 daremos início a segunda turma.
Para complementar minha resposta, envio o link de acesso à página do evento, nesta página você terá todas as informações que precisa.

www.treinamentospmisp.com/formacao-de-instrutores

Caso necessite de mais alguma informação, fique a vontade para entrar em contato.

Um grande abraço.
Cleber.

22 Set 2016 22:34 #433 por eduardo
Respondido por eduardo no tópico Capacitação para aulas de Gestão de Projetos
Cleber,
Muito obrigado pela dica do curso de formação de instrutores do PMI.
Tenho alguns colegas do capítulo São Paulo que também indicaram o curso.

Marcelo,
Seguem minhas sugestões para você para iniciar como professor conforme seus questionamentos:
01) Pré-requisitos:
Acho que o principal é sentir-se realizado por capacitar as pessoas e ter uma boa didática.
Eu amo ser professor, e fico extremamente feliz quando vejo meus alunos aplicando o conhecimento passado para melhorar suas vidas.
Alguns outros desejados, Mestrado ou Doutorado na área e a Certificação PMP.

02) Curso de formação:
Respondido pelo Cleber

03) Onde procurar oportunidades:
Nos locais que você já deve estar acostumado, Linkedin, sites de vagas e buscar contato nas instituições de ensino.
Sugiro também atualizar seu currículo no nosso site indicando que quer dar aula. Como nosso site é uma referência, existem algumas instituições que buscam professores aqui registrados.
Alguém também pode divulgar alguma vaga no site. Seguem os links.
escritoriodeprojetos.com.br/comunidade-d...de-professores-de-gp
escritoriodeprojetos.com.br/comunidade-d...iculos-e-vagas/vagas

Se puder ajudar de mais alguma forma, conte comigo.