Escritório de Projetos

Capacitando pessoas e empresas para o sucesso

Processos de encerramento de Gerenciamento de Projetos - Rita Mulcahy

03 Jul 2017 10:49 #488 por pedromenezes
Bom dia. Estou estudando para a certificação PMP com o livro da Rita e estou com uma dúvida no grupo de processos de encerramento. Lá é descrito que "Confirmar que o trabalho é
realizado de acordo com os
requisitos" (vide no print anexo) é realizado neste processo. Não seria mais coerente fazer esta validação no grupo de processos de Execução ou monitoramento e controle (medindo pela LB de escopo)?Uma vez que se descobrir somente no encerramento que o trabalho não atende aos requisitos seria uma perda de tempo? Fico muito grato pela ajuda
Anexos:

Por favor Acessar para participar da conversa.

05 Jul 2017 13:07 #489 por eduardo
Bom dia, Pedro.
Os grupos de processos não são necessariamente sequenciais.
O processo para confirmar o trabalho de acordo com os requisitos é o Validar o Escopo escritoriodeprojetos.com.br/validar-o-escopo do grupo de processos Monitoramento e Controle.

Para Encerrar o projeto ou fase escritoriodeprojetos.com.br/encerrar-o-projeto-ou-fase , você deve ter a entrega aceita pelo processo Validar o escopo, ela é uma entrada necessária para o processo.

Veja a figura 5-15, na página 133 ou na figura 4-13 na página 101 do Guia PMBOK, para verificar que o processo Validar Escopo, gera a saída Entegas Aceitas que será uma entrada para o Processo Encerrar o projeto ou fase.

Recomendo de forma geral que use as figuras dos fluxos de dados para entender o fluxo das entradas e saídas pelos processos.
Nesse caso específico, apesar de ser dois processos de grupos de processos distintos, eles funcionam de forma integrada. Para encerrar o projeto ou fase, você deve validar o escopo para obter o aceite nas entregas (Entregas Aceitas).

Links usados para informações adicionais:
escritoriodeprojetos.com.br/validar-o-escopo
escritoriodeprojetos.com.br/encerrar-o-projeto-ou-fase

Por favor, me avise se entendeu minha explicação ou se precisa de mais informações.

Por favor Acessar para participar da conversa.