Dúvida: IDENTIFICAR PARTES INTERESSADAS

19 Mar 2016 01:56 #208 por razera
Boa noite!

Estou criando um plano de projeto inicial e fiquei com a seguinte dúvida, na fase de INICIAÇÃO tem 13.1 identificar as partes interessadas, uma das entradas é DOCUMENTOS DE AQUISIÇÃO, uma saída que só vai ser feita na fase de planejamento...

Está correto isso? e como é feito, faz na iniciação e depois atualiza quando criar o plano de aquisições?
Grande Abraço

Por favor Acessar para participar da conversa.

19 Mar 2016 01:56 #209 por eduardo
Respondido por eduardo no tópico Re: Dúvida: IDENTIFICAR PARTES INTERESSADAS
Muito perspicaz sua observação, Fernando.

Se você reparar, os Documentos de aquisição são entradas de vários outros processos de planejamento.

Nesse caso, a confusão ocorre é devido à perspectiva de quem faz o projeto.

Se você é um fornecedor, você usará os Documentos de aquisição feitos pelo seu cliente no processo Planejar o gerenciamento das aquisições "dele" como entrada no seu processo Identificar as partes interessadas e também em outros processos seus.

Caso você for terceirizar parte do seu projeto, os Documentos de aquisição gerados por você serão usados pelo seu fornecedor para Identificar as partes interessadas e também para outros processos dele.

Se você não é fornecedor, esses documentos não existirão no processo de Identificar as partes interessadas e portanto não serão atualizados posteriormente. Só passarão a existir no processo Planejar o gerenciamento das aquisições , caso você terceirize seu projeto integral ou parcialmente.

Esclareceu sua dúvida?

Por favor Acessar para participar da conversa.

19 Mar 2016 01:56 #210 por razera
Respondido por razera no tópico Re: Dúvida: IDENTIFICAR PARTES INTERESSADAS
Obrigado pela rapidez Eduardo,

Dúvida Completamente sanada... resposta muito bem fundamentada!

Grande Abraço!

Fernando Razera




Por favor Acessar para participar da conversa.

19 Mar 2016 01:56 #276 por helderdonda
Respondido por helderdonda no tópico Re: Dúvida: IDENTIFICAR PARTES INTERESSADAS
Fernando,

O processo "Identificar as partes interessadas" deve acontecer o quanto antes no projeto.

No entanto, nada impede de realizar atualização nesse documento. E isso, realmente vai acontecer porque, durante a execução, você irá notar a presença de outras partes que estejam influenciando na tomada de decisões, solicitando mudanças e, até mesmo, colocando empecilhos. Isto posto, as expectativas e as necessidades delas e dos seus representados (usuários) irá mudar. Tudo isso precisa ser mapeado.

É claro que, não é porque foi solicitado uma mudança que ela será prontamente implementada. Neste momento, é preciso realizar uma análise de risco sobre o impacto no cronograma e custos do projeto. Lembre-se que não há como acrescentar escopo sem impactar em alguma coisas (Teoria da Tripla Restrição: Escopo-Custo-Tempo).

Sugiro que você, no momento da elaboração do Termo de Abertura do Projeto - TAP (ou durante a construção deste com os stakeholders -- o que prefiro) que sejam nomeadas pessoas que irão deferir ou não tais mudanças. Obrigatoriamente você (como GP) e o patrocinador do projeto (sponsor) precisam ser membros. No caso deste último, já participei de projeto onde havia um representante deste. Neste caso, elaborei um documento formalizando essa representatividade porque o estrago poderia ser grande. Essas pessoas formaram o Comitê de Controle e Mudanças (CCM) e que precisarão se reunir periodicamente (presencialmente ou não) para analisarem e aprovarem ou não as mudanças solicitadas pelos representados.

Jamais se esqueça que o PMBOK é INTERATIVO, INCREMENTAL E ADAPTATIVO. Não há nenhuma necessidade de você aplicar todos os documentos de entrada (o que acho extremamente inviável num projeto) e sim, de criar o artefato de acordo com a necessidade do projeto e com o tipo de informação que deverá ser consultada posteriormente. Nada no PMBOK é estático, podendo ser passível de mudança a qualquer momento.



At.,

Helder Donda - gerente de projetos


Por favor Acessar para participar da conversa.

19 Mar 2016 01:56 #291 por razera
Respondido por razera no tópico Re: Dúvida: IDENTIFICAR PARTES INTERESSADAS
muito interessante seu apontamento Helder... obrigado!

Por favor Acessar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena

Login

Faça a diferença nos projetos

Adquira o livro acima por R$9,99 e saiba como