ARTIA
Publicidade

Prós e Contras no uso de indicadores para o gerenciamento de projetos

19 Nov 2020 21:49 #610 por Demilson Pires
Olá.

Partindo do princípio que os indicadores representam a melhor forma de visualização dos dados coletados e posteriormente transformados em informações, que por consequência serão o conhecimento necessário ou suficiente para tomadas de decisão, me pergunto:
QUAIS OS PRÓS E CONTRAS NO USO DESTES PARA GERENCIAR?

Podemos discutir ampla e abertamente este assunto?
Antecipadamente agradeço a todos pelo seu tempo e pelas suas opiniões.

Por favor Acessar para participar da conversa.

10 Dez 2020 11:35 - 11 Dez 2020 13:05 #611 por eduardo
Demilson,
Bom dia. Tudo bem?
Como você mesmo incluiu como princípio, os indicadores servem para demonstrar de forma clara como está a “situação” para que a melhor decisão seja tomada.
 
Então vamos começar falando das vantagens do uso dos indicadores, usando nossa saúde como exemplo e por que devemos visitar o médico e fazer exames regularmente, ou seja, coletar nossos indicadores para ver como está nosso desempenho.
 
1. O indicador permite identificar variações de forma antecipada para tomarmos ações preventivas ou corretivas de modo a garantir a sua sobrevivência ou da sua empresa.
Quando você vai ao médico, ele mede sua temperatura (Indicador)para verificar se você está com febre. Se sua temperatura estiver fora dos limites de tolerância, novos exames serão feitos (novos indicadores serão coletados), para que seja tomada a melhor decisão.
Não me atreverei a discutir quais são esses novos indicadores por não ser médico, mas, o uso adequado desses indicadores pode garantir sua sobrevivência (como por exemplo um diagnóstico precoce de doenças como Câncer, Alzheimer, Diabetes etc.)
 
2. O indicador pode ser usado para avaliação consolidada ou de forma individual.
De forma geral, o uso adequado dos indicadores serve para medir o desempenho tanto da sua saúde quanto da saúde da sua empresa, de forma consolidada ou de forma individual.
Os indicadores respondem nossas dúvidas e nos ajudam a tomar ações corretivas ou preventivas para alcançarmos nossos objetivos.
Como você pode dizer que está com a saúde em dia? Como você pode dizer que o desempenho do seu projeto está perfeito?
No caso do projeto, você pode não ter atraso no projeto, mas, pode ter estourado seu orçamento, ou não ter entregue o escopo previsto. Portanto, é necessário escolher um conjunto de indicadores que reflitam as necessidades do seu projeto.
Ás vezes, pode ser mais importante cumprir o orçamento do que o prazo, e vice-versa, deve-se analisar o que é mais importante em cada situação e ponderar a importância na consolidação dos indicadores.
 
Mas, então quais seriam as desvantagens de usar os indicadores?
Acredito que a maior desvantagem, se podemos chamar assim, é o mau uso dos indicadores.
A melhor ferramenta do mundo se mal aplicada pode trazer resultados drásticos.
 
Alguns exemplos dos problemas mais comuns no uso dos indicadores:
1. Perde-se muito tempo na coleta do indicador
Deve-se buscar maneiras eficientes para gerar as informações. Posso usar como exemplo, o processo de geração de Status Report de um projeto, onde apresenta a situação atual do projeto através de indicadores.
Sempre crio um processo automático para gerar os indicadores conseguindo consolidar todos os indicadores em poucos minutos. Porém, já conheci vários colegas e empresas que demoram várias horas e às vezes dias nessa geração.

2. O valor do indicador não é exato levando a conclusões erradas
Usando o mesmo exemplo dos indicadores de projeto, se você usar muitos processos manuais e sujeito a falhas para coletar esses indicadores, você pode chegar a medições incorretas.

3.  O indicador foi disponibilizado fora do tempo hábil para a tomada de decisão.
Se você demorar muito para diagnosticar uma doença grave, pode ser muito tarde para reverter o quadro.

4. Escolhido indicador errado
Necessário aprofundar-se em busca dos seus objetivos e identificar quais são os indicadores adequados para suportar cada objetivo.

5. Não se sabe interpretar o indicador de forma correta
Para qualquer indicador com variações do esperado, deve-se buscaras causas das variações e entender como o indicador se comportará no futuro.
Por exemplo, você pode ter uma variação no prazo do seu projeto devido a uma causa especial que não ocorrerá mais no futuro ou que foi solucionada de forma definitiva.
Muitas vezes, os indicadores não são analisados com o devido cuidado e não são analisadas as causas das variações de forma apropriada.

Enfim, tenho certeza que existem outras vantagens e desvantagens no uso dos indicadores.
Qual vantagem ou desvantagem do uso dos indicadores você incluiria nessa lista?
 

Por favor Acessar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena

Login

Faça a diferença nos projetos

Adquira o livro acima por R$9,99 e saiba como

Faça a diferença na sua vida c/ meu Livro + KIT p/ R$9,99