Dúvidas sobre certificação

02 Abr 2017 07:34 #472 por marcusviniciusraydan
Dúvidas sobre certificação foi criado por marcusviniciusraydan
Boa dia tudo bem!! Faço abaixo um questionamento e se puder responder ficarei grato.

Acompanho o site escritório de projetos a bastante tempo para estudar e aprender.

Agora penso em tentar a certificação PMP mas tenho 02 dúvidas:
1 - Todos os cargos constantes na página de cadastro de projetos do PMI (Colaborador do projeto / Supervisor / • Gerente / Lider do Projeto / Gestor de Projeto / Consultor) permitem a atribuição de horas que podem ser incorporadas como horas do projeto?
2 - Constantemente participo do gerenciamento de mais de um projeto no mesmo período (ex. Janeiro - Projeto A - 100h / Projeto B - 40h). Isto é permitido na hora de inserir os projetos? O PMI considera as 140h de gerenciamento?

Abs. e obrigado.

Por favor Acessar para participar da conversa.

03 Abr 2017 16:52 #473 por eduardo
Respondido por eduardo no tópico Dúvidas sobre certificação
Marcus Vinicius,

Boa tarde. Muito obrigado pelas questões.

Seguem minhas respostas para cada questão:
1 - Todos os cargos constantes na página de cadastro de projetos do PMI (Colaborador do projeto / Supervisor / Gerente / Lider do Projeto / Gestor de Projeto / Consultor) permitem a atribuição de horas que podem ser incorporadas como horas do projeto?

O importante não é o cargo, mas, sim as tarefas que você executou no projeto.
No meu caso por exemplo, eu era Coordenador de Sistemas na empresa que trabalha, mas, era responsável pela gestão de vários projetos.

Veja a orientação do Manual da Certificação PMP em Português página 9:
Tarefas de liderança e direção de projetos são identificadas na Aplicação para o Exame de Profissional em Gerenciamento de Projetos. Você deve ter experiência em todos os cinco grupos de processos ao longo de sua experiência em gerenciamento de projetos descrita em sua candidatura. Entretanto, em um único projeto, você não precisa ter experiência em todos os cinco grupos de processos.
Se você tem dúvida sobre o que são tarefas de liderança e direção de projetos, considere como referência os 47 Processos do Guia PMBOK. Todos eles podem ser incluídos.


2 - Constantemente participo do gerenciamento de mais de um projeto no mesmo período (ex. Janeiro - Projeto A - 100h / Projeto B - 40h). Isto é permitido na hora de inserir os projetos? O PMI considera as 140h de gerenciamento?
Você pode gerenciar projetos em paralelo, o que não pode é exceder o total de horas/mês.
Veja também o que o Manual de Certificação PMP em português fala sobre o assunto [Pág. 11]:
Número de Horas que Você Liderou ou Dirigiu Projetos
Considere todos os projetos em que você trabalhou e identifique durante quantas horas você os liderou ou dirigiu. Para essa seção da candidatura, se você trabalhou em múltiplos projetos ao mesmo tempo, todas as horas contam para o total.

Nessa mesma página, ele dá um exemplo que pode gerar uma dupla interpretação com a seguinte afirmação: “Cada mês no qual você trabalhou em múltiplos projetos sobrepostos conta somente o tempo despendido em UM desses projetos para o cumprimento de seus requisitos de elegibilidade.”, mas, o que interessa é que você deve contar o número de horas que liderou ou dirigiu seus projetos.
Ex. Você liderou e dirigiu 2 projetos no mês de Janeiro, sendo que 80 horas no projeto A e mais 80 horas no projeto B. Isso está ok.
O que não pode acontecer é você afirmar que foram 160 horas no projeto A e mais 160 horas no projeto B, totalizando 320 horas.

Abaixo links complementares:
escritoriodeprojetos.com.br/processos-do-guia-pmbok
brasil.pmi.org/brazil/CertificationsAndC...%2002%20Junho%202015


Esclareci suas questões? Ficou alguma dúvida?

Por favor Acessar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena

Login

Faça a diferença nos projetos

Adquira o livro acima por R$9,99 e saiba como

Faça a diferença na sua vida c/ meu Livro + KIT p/ R$9,99