O maior e melhor conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil
Organizamos as principais ferramentas de gerenciamento de projetos, tendo como base o Guia PMBOK® e suas respectivas áreas de conhecimento:
Ferramentas genéricas do Guia PMBOK®
Ferramentas de escopo do Guia PMBOK®
Ferramentas de cronograma do Guia PMBOK®
Ferramentas de custos do Guia PMBOK®
Ferramentas de qualidade do Guia PMBOK®
Ferramentas de recursos do Guia PMBOK®
Ferramentas de comunicações do Guia PMBOK®
Ferramentas de riscos do Guia PMBOK®
Ferramentas de aquisições do Guia PMBOK®
Uma das principais funções de um gerente de projetos é solucionar os problemas à medida que eles ocorrem.
Existem vários métodos e técnicas para solucioná-los que podem ser usadas de forma individual ou integrados.
O processo padrão de resolução de problemas da metodologia otimizada é formado pelos seguintes passos:
Checklist
Issues Log criado e atualizado.
Membros da equipe do projeto sabem como submeter um problema.
Problemas identificados e encaminhados.
Problemas revisados periodicamente até que sejam resolvidos.
Problemas atualizados com a resolução e status.
Processos e os documentos impactados com a resolução do problema atualizados.
![]() | Eduardo Montes, PMPEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Fundador e PMO da https://escritoriodeprojetos.com.br que possui o melhor e mais completo conteúdo gratuito sobre gerenciamento de projetos do Brasil e apoia na capacitação de 70.000 usuários Mais de 300 projetos entregues somando R$19 bilhões em investimentos Especialista em Escritório de Projetos, Gestão de Portfólio de Projetos e na capacitação de Gerentes de Projetos PMP certificado desde 2005 quando iniciou sua atuação como PMO e implantou e gerenciou vários Escritórios de Projetos Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV MBA Exchange pela University of North Carolina at Chapel Hill Bacharelado em Ciência da Computação pela UFSCar Minha missão é capacitar as pessoas e as empresas a terem sucesso em seus projetos. Saiba mais... Autor dos Livros da série escritoriodeprojetos.com.br:
Para mais informações, visite meu perfil e me envie uma mensagem ou entre em contato comigo via Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), Linkedin, Facebook ou WhatsApp. |
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O diagrama matricial mostra a relação entre grupos de dados de forma multidimensional.
Principais usos:
Tipo L | 2 grupos | A <=> B (ou A <=> A) |
Tipo T | 3 grupos | B <=> A <=> C mas não B <=> C |
Tipo Y | 3 grupos | A <=> B <=> C <=> A |
Tipo C | 3 grupos | Todos 3 simultaneamente (3-D) |
Tipo X | 4 grupos | A <=> B <=> C <=> D <=> A mas não A <=> C ou B <=> D |
Diagramas Matriciais - Tipo L
Ferramentas Gratuitas: Brainstorming com priorizacao.xlsx
Metodologia PMO: Planejar a qualidade
Ferramentas de qualidade do Guia PMBOK®
Add a commentAtualmente, os ambientes estão cada dia mais competitivos e com maior pressão, acarretando em mais conflitos.
O gerente de projeto deve mapear rapidamente as partes interessadas e seus principais interesses no projeto, principalmente, as pessoas mais resistentes ao projeto e mais melindrosas, e criar estratégias para reduzir essas resistências e possíveis conflitos.
Uma fonte comum de conflitos é uma demanda do projeto. O que aparentemente é bom para uma parte interessada, pode ser conflitante em relação a outra demanda solicitada.
O gerente do projeto deve sempre avaliar as demandas e privilegiar a que mais agrega valor ao projeto. O cliente deve ser o primeiro a ser ouvido, já que é ele que usará os produtos e serviços entregues, porém, lembre-se que poderá existir solicitação conflitantes entre diferentes clientes e nem sempre uma solicitação de um cliente agrega valor ao produto (faça uma análise de custo x benefício).
Abaixo algumas das técnicas usadas para gerenciar os conflitos citadas no Guia PMBOK®:
Ferramentas do Guia PMBOK Quinta Edição que não são exclusivas de uma área de conhecimento, ou seja, é citada em processos de áreas de conhecimentos distintas.
Veja as ferramentas abaixo.