Organizamos as principais ferramentas de gerenciamento de projetos, tendo como base o Guia PMBOK® e suas respectivas áreas de conhecimento:
Ferramentas genéricas do Guia PMBOK®
Ferramentas de escopo do Guia PMBOK®
Ferramentas de cronograma do Guia PMBOK®
Ferramentas de custos do Guia PMBOK®
Ferramentas de qualidade do Guia PMBOK®
Ferramentas de recursos do Guia PMBOK®
Ferramentas de comunicações do Guia PMBOK®
Ferramentas de riscos do Guia PMBOK®
Ferramentas de aquisições do Guia PMBOK®
Atualmente, os gerentes de projetos passam mais tempo em reuniões do que em qualquer outro tipo de atividade.
Muitas vezes, em reuniões pouco produtivas que se perde muito tempo e pouco se resolve.
Abaixo algumas boas práticas para tornar sua reunião mais produtiva.
Add a commentA opinião especializada é a ferramenta e técnica mais usada pelos processos do Guia PMBOK®.
Ela pode ser obtida por meio de consultas individuais ou em formato de painel (discussões de grupo, pesquisas de opinião).
Add a commentAtualmente, os ambientes estão cada dia mais competitivos e com maior pressão, acarretando em mais conflitos.
Add a comment5W2H é uma técnica muito eficaz para orientar as pessoas de forma simples e clara, como entender determinadas situações (necessidades, problemas), documentá-las, identificar alternativas e gerar um plano de ação para solucioná-las.
Add a commentO método ou técnica Delphi é usada para obter consenso entre especialistas preservando o anonimato dos mesmos.
Abaixo seus principais passos:
Add a commentDecomposição é a divisão de um componente maior em componentes menores.
No processo Criar a EAP, divide-se as entregas do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis, até que as entregas do trabalho estejam definidas no nível de pacotes de trabalho (último nível da EAP).
Add a commentO sistema de informações de gerenciamento de projetos (SIGP), ou sistema de gerenciamento de projetos (SGP) disponibilizam as informações para cada parte interessada:
Add a commentA análise de reservas é a avaliação das reservas de custos e prazos a serem alocadas para contingências caso algum problema ocorra futuramente no projeto.
No início do projeto, considera-se os riscos identificados e sua probabilidade e impacto para determinar o valor a ser adicionado no orçamento e o aumento na duração prevista do projeto para contingências.
Add a commentVale ressaltar que o processo de tomada de decisão é um dos fatores mais críticos nos projetos.
Uma das principais responsabilidades do gerente de projeto é garantir que a melhor decisão seja tomada em tempo hábil.
Add a commentAnálise de variação busca identificar a causa da diferença entre linha de base e real.
As etapas comuns são:
Brainstorming é uma técnica usada para estimular o pensamento criativo e gerar novas ideias; um processo formal que pode ser usado de modo estruturado ou não.
Principais benefícios:
As técnicas analíticas são usadas em gerenciamento de projeto para prever possíveis resultados simulando cenários e valores das variáveis do projeto.
Saiba mais sobre algumas das técnicas analíticas mais usadas:
Add a commentA técnica de grupo nominal é uma técnica mais estruturada e completa que o brainstorming.
Ela é usada principalmente na solução de problemas quando se quer obter consenso entre equipe sem que um integrante influencie o voto dos demais.
Add a commentA análise marginal é uma ferramenta para tomada de decisão construída com base no princípio 3 do livro "Principles of Economics" de Mankiw (2012), "Rational People Think at the Margin".
Para adotar uma mudança marginal, os benefícios obtidos devem superar os custos para adotá-la.
Add a commentO diagrama matricial mostra a relação entre grupos de dados de forma multidimensional.
Principais usos:
Add a commentOs métodos de previsão tem como objetivo prever o desempenho futuro do projeto com base no desempenho real até a data. Veja abaixo alguns dos métodos mais comuns usados.
Add a commentSegundo Pindick e Rubinfeld (2002), de acordo com a Lei dos rendimentos decrescentes (do inglês, Law of diminishing returns), à medida que aumenta o uso de um determinado insumo (mantendo-se fixos os demais insumos), acaba-se chegando a um ponto em que a produção adicional decresce.
Add a commentAs Ferramentas de controle de mudanças são usadas para automatizar integral ou parcialmente o processo de controle integrado de mudanças e podem conter:
Add a commentA análise de tendências é usada para prever o desempenho futuro do projeto com base no desempenho real até a data.
Para qualquer indicador com variações do esperado, deve-se buscar as causas das variações e entender como o indicador se comportará no futuro.
Add a commentA Matriz de priorização é um diagrama usada para priorizar (dar importância relativa) algo através de um ou mais critérios.
Abaixo um exemplo usado na nossa ferramenta Brainstorming com priorizacao.xlsx.
Add a commentO IDPT responde a seguinte questão: Com qual eficiência devemos usar os recursos restantes para terminar o projeto no orçamento previsto?
Add a commentAs técnicas de facilitação são usadas para tornar nossas reuniões mais eficientes deixando claro o objetivo da reunião, mantendo o foco para atender esse objetivo, estimulando participação e ainda garantindo que as decisões tomadas serão corretamente documentadas e executadas.
Veja nos links abaixo algumas das técnicas de como se preparar, conduzir e acompanhar reuniões:
Add a commentA entrevista é uma reunião, normalmente, entre duas pessoas, no qual o entrevistador fará perguntas ao entrevistado com o intuito de coletar dados específicos.
Em projetos, normalmente, o Gerente de projetos é o entrevistador.
Abaixo algumas dicas para tornar a entrevista mais efetiva.
Add a commentAs técnicas de tomada de decisão têm como objetivo selecionar a melhor alternativa entre todas as alternativas possíveis em tempo hábil.
O Guia PMBOK cita 2 ferramentas e técnicas em seus processos conforme tabela abaixo:
Add a comment
A previsão sempre dependerá da premissa usada em relação ao desempenho futuro (EPT), onde:
Uma boa prática é definir um comitê de controle de mudanças para ser responsável pela reunião e revisão das solicitações de mudança, além da aprovação ou rejeição das mesmas.
No comitê, os papéis e as responsabilidades devem ser claramente definidos e consentidos, as decisões documentadas e comunicadas para acompanhamento posterior e somente as solicitações de mudança aprovadas devem ser incorporadas à linha de base revisada.
O sistema de gerenciamento de registros pode ser um dos módulos ou funcionalidade do sistema de gerenciamento de projetos.
Ele é usado para armazenar e recuperar a documentação do contrato.
O gerenciamento do valor agregado é a ferramenta mais usada para analisar o desempenho do projeto comparando o planejado (linha de base) com o realizado.
Abaixo seus principais indicadores e suas respectivas formas de cálculo.
Add a commentPara usar o gerenciamento do valor agregado com o cronograma Gerenciamento do valor agregado.mpp
Pré-requisitos: