A princípio, as seguintes estratégias usadas para os riscos individuais também podem ser usadas para lidar com o risco geral do projeto. Veja alguns exemplos mais comuns em cada uma das estratégias:
- Prevenir: Ex. Retirar entregas de alto risco do escopo ou Cancelar o projeto;
- Explorar: Ex. Incluir entregas de alto impacto positivo para o projeto;
- Transferir: Ex. Contratar seguro;
- Compartilhar: Ex. Joint venture para compartilhar as oportunidades do projeto;
- Mitigar/melhorar: Ex. Reduzir ou aumentar o escopo; alterar as alocações de recursos;
- Aceitar: Ex. Aceitação ativa - Estabelecer uma reserva de contingência geral para o projeto; Aceitação passiva – Nada se faz até que os problemas acontecem e as decisões sejam tomadas.
Sobre o Autor
![]() |
Eduardo Montes, PMP, PSM IFundador e PMO da escritoriodeprojetos.com.br que possui o melhor e mais completo conteúdo gratuito sobre projetos do Brasil e apoia na capacitação de 70.000 usuários. Entregou 443 projetos, implantou 15 Escritórios de Projetos e ministrou 122 cursos sobre gestão de projetos. Especialista em Escritório de Projetos, Gestão de Portfólio de Projetos e na capacitação de Gerentes de Projetos. Certificado PMP desde 2005 & PSM I pelo Scrum.org. Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. MBA Exchange pela University of North Carolina at Chapel Hill. Bacharelado em Ciência da Computação pela UFSCar. Propósito de vida: transformar projetos em realidade. Autor dos Livros da série escritoriodeprojetos.com.br:
Entre em contato Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou conecte-se no meu Linkedin, Facebook ou Instagram. |