Definir as Atividades

Segundo o Guia PMBOK®, Definir as atividades é o processo de identificação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto.

Para isso, a entrada principal a ser considerada são os pacotes de trabalho, nível mais baixo da EAP (Estrutura analítica do projeto). Cada pacote de trabalho é decomposto nas atividades necessárias para concluí-lo.

Para definir a EAP com seus pacotes de trabalho é necessário executar pelo menos três processos de outras áreas de conhecimento, porém, pré-requisitos na geração do cronograma:

4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto
5.3 Definir o escopo
5.4 Criar a EAP

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 6.2 Definir atividades (Guia PMBOK®)

Entradas

Ferramentas

Saídas

Plano de gerenciamento do projeto

Fatores ambientais da empresa

Ativos de processos organizacionais

Opinião especializada

Decomposição

Planejamento em ondas sucessivas

Reuniões

Lista de atividades

Atributos das atividades

Lista de marcos

Solicitações de mudança

Atualizações do plano de gerenciamento do projeto

 

Das ferramentas adotadas, destaco:

  • Planejamento em ondas sucessivas quando você não tem detalhamento suficiente do que será feito em algum dos componentes da EAP, ou o nível de incerteza e de probabilidade de mudanças é elevado.
  • A Decomposição é a divisão de um componente maior em componentes menores, fundamental, para decompor cada componente da EAP em uma lista de atividades.

Veja abaixo um exemplo de uma EAP e a decomposição de dois pacotes de trabalho.

 Definir as Atividades

 

Modelos e exemplos das saídas do processo

Saída

Modelo

Exemplo

Lista das atividades

Lista das Atividades.docx

Lista das atividades da Reforma da Casa

Atributos das atividades

Atributos das atividades.xlsx

=

Lista dos marcos

Lista dos Marcos.docx

Lista dos marcos da Reforma da Casa.docx

  

Referências bibliográficas

MONTES, Eduardo; MAUDONNET, Simone. Administração do Tempo, 1ª Ed. São Paulo; 2019.

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

Saiba mais Gestão do Tempo

Fundamentos sobre o Tempo

Gerenciamento do cronograma

Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®

Verifique nas entradas seus Modelos/Templates e exemplos

Ferramentas do Guia PMBOK®

Metodologia aderente ao PMBOK

Artigos sobre tempo em projetos

Grupos de interesse em projetos

 

 

 

 

 

 

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?