Últimas atualizações
O principal objetivo do processo de iniciação é aprovar o projeto ou não de modo a auxiliar as partes interessadas a avaliar a viabilidade do projeto proposto.
Abaixo, segue uma proposta de como um Escritório de Projetos e sua metodologia de gerenciamento de projetos pode atender boa parte das organizações com pequenos ajustes de acordo com as necessidades e características especificas de cada
O passo 6-Engajar as partes interessadas busca a cumplicidade da equipe do projeto e dos demais envolvidos para atender os objetivos do projeto, executar suas atividades e para adaptar-se caso ocorrer mudanças.
Checklist dos passos
Conheça nosso Guia de Gerenciamento de Projetos, nosso ambiente dinâmico de auto
O passo 7-Orientar e Executar o que foi planejado tem como principal objetivo garantir que cada pessoa com atividades a serem executadas tenham a orientação necessária de como proceder, além da motivação e do comprometimento de executá-las no
O passo 8-Monitorar prazo e custo e Gerar Status Report tem como principal objetivo comparar o real com o planejado, antecipar aos desvios e informar aos envolvidos.
Checklist dos passos anteriores:
O passo 9-Controlar mudanças no escopo tem como principal objetivo aprovar somente mudanças que agreguem valor ao projeto.
O passo 10-Encerrar o projeto ou fase envolve validar o escopo, preparar a transição do projeto para a operação e gerar as lições aprendidas.
O índice contém todos os hyperlinks para você ir direto ao assunto que lhe interessa sobre a metodologia de gerenciamento de projetos.
Nossa metodologia tem como principal referência o livro Metodologia de Gerenciamento de Projetos O Guia PMBOK® usa 49 processos para gerenciar seus projetos e nos orienta a adaptá-los conforme nossa necessidade. "Este Guia PMBOK® é diferente de uma metodologia. Uma metodologia é um sistema de práticas, técnicas, procedimentos e regras...
O Guia PMBOK® usa 49 processos para gerenciar seus projetos e nos orienta a adaptá-los conforme nossa necessidade. "Este Guia PMBOK® é diferente de uma metodologia. Uma metodologia é um sistema de práticas, técnicas, procedimentos e regras
O planejamento do projeto refina os objetivos do projeto e planeja o trabalho necessário para alcançá-los.
O gerente de projeto deve coordenar os recursos para realizar o que foi planejado e controlar toda variação ocorrida. As variações são identificadas através da comparação do realizado
O processo de encerramento envolve fechar as contas do projeto, terminar a aceitação final das entregas do projeto, arquivar a documentação necessária, atribuir a equipe do projeto a
O apêndice contém informações sobre a alocação de recursos, como os arquivos dos projetos são armazenados e quais são os documentos que podem complementar a metodologia.
Com o intuito de auxiliar a grande maioria dos gerentes de projetos, criamos uma metodologia otimizada para gerenciar os projetos baseada no Guia PMBOK® porém usando somente as saídas que consideramos essenciais (...
Para os interessados em aprender mais sobre metodologias e grupos de processos de gerenciamento de projetos preparamos abaixo 3 apresentações e um conjunto de referências para
Para aqueles que já atuam, ou pretendem atuar na área de projetos, segue uma matéria muito interessante e
Segundo o Guia PMBOK®, o Escritório de Projetos ou em inglês, PMO (Project Management Office) é uma estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a projetos e facilita o compartilhamento de recursos, ...
Em um ambiente corporativo, cada vez mais desafiador. Temos de nos preparar cada vez mais para transpor os obstáculos técnicos, econômicos e políticos a nós apresentado.
A todo instante surgem fatos novos e desafios diferentes. O domínio
Em Alice no País das Maravilhas, o Rei fala para Alice: - "Comece no começo e vá até você chegar ao final, e então pare".
Podemos perfeitamente relacionar as palavras extraídas do texto literário - "Alice no País das
Kickoff Meeting é a reunião inicial do projeto onde o gerente de projetos será apresentado, e apresentará o projeto e como ele será gerenciado para as partes interessadas.
E como diz o ditado, a
Índice com os Procedimentos do Gerente de Projetos
Depois de implantar o PMO do Deutsche Bank e da CRK, fui convidado pelo CIO do DASA para implantar seu PMO como ferramenta estratégica para aumentar a maturidade da TI.
Importante: Obedecer os padrões
Pode-se também criar o novo projeto em paralelo com a Inclusão do projeto no portfolio (Responsabilidade do PMO)
Metodologia de gerenciamento de projetos
Com o intuito de auxiliar a grande maioria dos gerentes de projetos, criamos uma metodologia otimizada para gerenciar os projetos baseada no Guia PMBOK®