ARTIA

Escritório de Projetos

O maior e melhor conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Qualidade

Qualidade é um dos nossos Grupos de interesse em gerenciamento de projetos por ser uma das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.

O grupo de interesse é feito por você e para você. Você pode:

  • Conhecer abaixo todo o conteúdo sobre qualidade;
  • Solicitar novas seções, artigos, soluções;
  • Questionar ou criticar o que está disponível;
  • Tirar suas dúvidas & esclarecer dúvidas dos seus colegas no forum exclusivo sobre qualidade;
  • E até tornar-se um especialista sobre o assunto.

Para participar de um dos grupos de interesses criados e aprender mais sobre o tema, basta criar seu usuário e editar seu perfil selecionando seus interesses na Aba Grupo do seu perfil.

  • Gerenciamento da qualidade do projeto

    Gerenciamento da qualidade do projeto

    O Gerenciamento da qualidade em projetos busca assegurar que o projeto satisfaça as necessidades do cliente e envolve todas atividades do projeto por todo o seu ciclo de vida.
    Para ter qualidade nos projetos, é fundamental que a organização opere com seus processos funcionando de acordo com as melhores práticas de mercado. Abaixo você

    ...
  • Definição de Qualidade

    Definicao de Qualidade

    Segundo a American Society for Quality, qualidade é um termo subjetivo que cada pessoa ou setor tem sua própria definição, entretanto, qualidade do ponto de vista técnico pode ter mais de um significado:

    • Características de um produto ou serviço que satisfazem necessidades declaradas ou implícitas [Juran - Adequação ao
    ...
  • Solução de problemas

     

    Uma das principais funções de um gerente de projetos é solucionar os problemas à medida que eles ocorrem.

    Existem vários métodos e técnicas para solucioná-los que podem ser usadas de forma individual ou integrados.

     

    O processo padrão de resolução de problemas da metodologia otimizada é formado pelos seguintes

    ...
  • Lições aprendidas

    Falar de Lições Aprendidas é falar de qualidade e de melhoria contínua. As lições aprendidas é a base para alcançarmos a perfeição ou o nível de excelência desejado, é o alicerce para o aperfeiçoamento contínuo.
    Só podemos ser melhores se aprendemos com nossos erros e nossos

    ...
  • Guia de Gerenciamento de Projetos

    O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em gerenciamento de projetos, usando como base principal o Guia PMBOK® Quinta Edição.

    Com o guia,

    ...
  • Gerenciar a qualidade

    Gerenciar a qualidade tem como objetivo executar o que foi planejado no plano de gerenciamento da qualidade para garantir que os padrões apropriados da qualidade e definições operacionais estão sendo usados.
    Gerenciar a qualidade é base para o processo de melhoria de contínua e usa os dados gerados durante o processo ...

  • Planejar o Gerenciamento da Qualidade

    Planejar o gerenciamento da qualidade

    Planejar o gerenciamento da qualidade tem como objetivos:

    • Identificar os requisitos e/ou padrões da qualidade relevantes ao projeto e suas entregas e determinar como satisfazê-los.
    • Garantir que toda atividade do projeto é aderente com as políticas e padrões da qualidade da empresa e que todas entregas estão em
    ...
  • Relatórios de qualidade

    Relatórios de qualidade

    Os relatórios de qualidade normalmente são usados como referência para adotar ações corretivas de modo a corrigir os defeitos das entregas do projeto e ações preventivas de modo a aperfeiçoar os processos.

    Segundo o Guia PMBOK®, os relatórios de qualidade podem incluir:

    • Problemas de qualidade para melhorias em processo,
    ...
  • Medições do controle da qualidade

    Medicoes do controle da qualidade

    As medições do controle da qualidade são os valores apurados das métricas de qualidade pelo processo de Controle de Qualidade.

    O controle de qualidade mede as variações de performance, custos e prazos.
    Quando estas estão fora do limite de tolerância, o GP deve identificar as causas e tomar ações corretivas.

    Limite de

    ...
  • Documentos de teste e avaliação

    Lista de verificacao da qualidade

    Os documentos de teste e avaliação são usados para avaliar a qualidade das entregas do projeto. Eles podem ser Listas de verificação da qualidade, Matriz de rastreabilidade dos requisitos ou qualquer documento usado para esse

    ...
  • Oferta de cursos de gestão de projetos, qualidade e TI

    CUPOM TIEXAMES

    A Escritório de Projetos uniu-se a TI Exames para ajudá-lo em sua capacitação via e-learning com uma oferta diferenciada.

    Alavanque sua carreira fazendo um

    ...
  • Conceitos básicos da qualidade

    Conceitos de qualidade

    Para se falar em qualidade, temos que iniciar pelos mestres da qualidade e suas reconhecidas teorias. Abaixo um breve resumo de alguns dos nossos Gurus da Qualidade e suas principais teorias.

    Melhoria contínua (Deming, W. Edwards)

    • Aprimorar qualidade em busca da
    ...
  • Melhoria contínua

    Ciclo PDCA

    Melhoria contínua é uma filosofia gerencial que aborda o desafio de aperfeiçoar produtos e processos como um processo sem fim de alcançar pequenos avanços.

    Envolve:

    • Padronização e melhoria incremental.
    • Processo contínuo com dados concretos.
    • Redução de desperdícios e atividades sem valor
    ...
  • Auditorias

    Auditorias

    A auditoria é uma análise estruturada e independente que busca identificar políticas, processos e procedimentos ineficientes e ineficazes em uso no projeto e não aderentes às políticas e procedimentos do projeto e da empresa.

    Ela pode ser agendada ou aleatória. A aleatória tem a vantagem de contar com o fator surpresa que impede da

    ...
  • Gráfico de controle

    Gráfico de controle

    Gráfico de controle:

    • Seu principal objetivo é determinar se um processo é ou não estável ou tem desempenho previsível;
    • Serve para mostrar quando um processo está sujeito a uma variação de causa especial que cria uma condição fora de controle;
    • Ilustra como um processo se comporta ao longo do tempo;
    • É
    ...
  • Expectativas, Requisitos, Critérios de aceitação, Restrições, Premissas

    O Guia PMBOK® define em seu glossário:

    "Requisito / Requirement. Uma condição ou capacidade que deve ser atendida ou possuída por um sistema, produto, serviço, resultado ou componente para satisfazer um contrato, uma norma, uma especificação ou outro documento impostos formalmente. Os requisitos incluem necessidades, desejos e

    ...
  • Realizar a garantia da qualidade

    Realizar a garantia da qualidade tem como objetivo auditar os requisitos da qualidade e os resultados das medidas de controle da qualidade para garantir que os padrões apropriados da qualidade e definições operacionais estão sendo usados.
    Realizar a garantia da qualidade é base para o processo de melhoria de contínua e usa os dados

    ...
  • Plano de Melhorias no Processo.docx

    O plano de melhorias no processo é um plano auxiliar do plano de gerenciamento do projeto. O plano de melhorias no processo detalha as etapas de análise de processos para identificar as atividades que aumentam o seu valor.

  • Plano de gerenciamento da qualidade.docx

    O plano de gerenciamento da qualidade descreve como a equipe de gerenciamento de projetos implementará a política de qualidade da organização executora.
    Tem como objetivo definir as métricas de qualidade para atender as necessidades do cliente e garantir a conformidade das entregas de acordo com a política de qualidade da empresa e os

    ...
  • Metricas da Qualidade.xlsx

    Métricas da qualidade usadas no Plano de gerenciamento da qualidade.docx.

    Veja os exemplos de métricas da

    ...
  • Listas de verificação da qualidade.xlsx

    Listas de verificação da qualidade, também, conhecido como Checklist.

    Esse é um exemplo que pode ser usado como template que está disponível também nas nossas ferramentas.

  • Áreas de Conhecimento do Guia PMBOK sexta edição

    Areas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

    Veja abaixo de forma detalhada as áreas de conhecimento específicas do Guia PMBOK® Sexta Edição e seus processos com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.

    Para cada área de conhecimento, temos uma seção para explicar o que é a área de conhecimento, seus fundamentos e todos os seus processos definidos no Guia

    ...
  • Registro das Lições aprendidas

    Registro das licoes aprendidas

    Falar de Lições Aprendidas é falar de qualidade e de melhoria contínua. As lições aprendidas é a base para alcançarmos a perfeição ou o nível de excelência desejado, é o alicerce para o aperfeiçoamento contínuo.
    Só podemos ser melhores se aprendemos com nossos erros e nossos acertos. Eu faço e registro as Lições aprendidas em todos os

    ...
  • Lições aprendidas em projetos

    Lições aprendidas

    Aprenda através das lições aprendidas dos gerentes de projeto da nossa comunidade.

    Abaixo as lições aprendidas por Gerente de Projeto:

    ...
  • Controlar a qualidade

    Controlar a qualidade tem como objetivos:

    • Monitorar resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes da qualidade.
    • Identificar maneiras de eliminar as causas de resultados insatisfatórios.

    É importante ressaltar que monitorar os resultados através

    ...
  • Plano de melhoria dos processos e qualidade do projeto e qualidade do produto

    Respondendo a questão do Flavio Spedaletti

    Primeira dúvida:Tenho uma dúvida em relação a uma das saídas do processo Planejar a Qualidade, que é o Plano de Melhorias no Processo. Como posso saber quais as melhorias para um processo ainda na fase de Planejamento? Isso seria mais coerente pra mim caso fosse desenvolvido na fase de

    ...
  • Fundamentos de gerenciamento de projetos

    Fundamentos de gerenciamento de projetos

    Fundamentos de gerenciamento de projetos compõe a base necessária para aprofundar nas áreas de conhecimento do Guia PMBOK® e seus processos. Conheça cada um dos fundamentos.

    Fundamentos de gerenciamento de projetos

    Restrição Tripla em projetos

    Como costumo dizer: "Não existe almoço grátis".

    Talvez essa seja uma boa forma de explicar a restrição tripla em projetos, também conhecida como triângulo das restrições ou tríplice restrição.

    Se alguém quer

    ...
  • Auditorias de qualidade

    Auditorias

    A auditoria é uma análise estruturada e independente que busca identificar políticas, processos e procedimentos ineficientes e ineficazes em uso no projeto e não aderentes às políticas e procedimentos do projeto e da empresa.

    Ela pode ser agendada ou aleatória. A aleatória tem a vantagem de contar com o fator surpresa que impede da

    ...
  • Saidas de qualidade

    Saidas exclusivas dos processos de gerenciamento da qualidade.

  • Ciclo PDCA do Edu

     

    Segundo a OMS, Qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive, e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.

    Considero que poderia usar meus esforços de forma mais inteligente de modo a ter uma

    ...
  • Como reduzir despesas aumentando qualidade de vida

    Reduzir custos

    É com muita alegria que compartilho como já obtive 70,9% de redução nas despesas priorizadas e já obtive novas receitas.

    Inspeção

    A inspeção é usada para manter os erros fora das mãos do cliente, enquanto, a prevenção é usada para manter os erros fora do processo.
    O ideal é sempre atuarmos de forma preventiva, evitando os custos relacionados aos problemas identificados na inspeção.
    Por isso, a "Qualidade deve ser planejada, não inspecionada."

    A

    ...
  • Custo da qualidade

    O custo da qualidade é o custo total incorrido no investimento em prevenir não conformidade aos requisitos.

    Custos de conformidade são os custos usados para prevenir a não conformidade, ou seja, o dinheiro gasto durante o projeto para evitar falhas. Entre eles:

    • Custos de prevenção (Fabricar um produto de
    ...
  • Objetivos SMART

    Objetivos SMART

    Como podemos ter sucesso se não temos objetivos bem definidos?

    O Gerente de projeto deve evitar objetivos subjetivos que podem gerar dupla interpretação de como atendê-los resultando em conflitos, desgastes, retrabalho entre outros custos da não qualidade.

    Para criar objetivos com a clareza necessária de onde devemos chegar,

    ...
  • Ferramentas de qualidade

    Ferramentas exclusivas da área de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento da qualidade do projeto

  • Fundamentos de qualidade

    Conceitos e definições que compõe os fundamentos da qualidade.

  • Qualidade e Grau

    O conceito de qualidade e grau segundo o Guia PMBOK (pag. 228) é uma chamada para reflexão.

    • Qualidade é o grau em que um conjunto de características inerentes atende aos requisitos (ISO 9000);
    • Grau: categoria atribuída à entregas que têm a mesma utilidade funcional, mas,
    ...
  • Guia de Gerenciamento de Projetos

    Guia de gerenciamentode projetos

    O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em gerenciamento de projetos, usando como base principal o Guia

    ...
  • Até onde descer na EAP (WBS)?

    O Guia PMBOK® diz que a EAP (Estrutura Analítica do Projeto, ou WBS - Working Breakdown Structure) termina em "pacotes de trabalho. Um pacote de trabalho pode ser agendado, ter seu custo estimado, monitorado e controlado". Mais ainda: "No contexto da EAP, o trabalho se refere a produtos de trabalho ou entregas que são o

    ...
  • Novidades relacionadas a Quinta Edição do Guia PMBOK

    Estamos muito felizes com o início da atualização do site para contemplar a Quinta Edição do Guia PMBOK®.

    Não deixe de conferir nossa revisão completa de Gerenciamento da qualidade do projeto e a nossa nova planilha ...

  • Gerenciando a expectativa do cliente

    Olá amigos do Escritório de Projetos! Com muita satisfação apresento um tema importantíssimo para qualquer profissional independentemente de sua área de atuação : o gerenciamento da expectativa do cliente.

    Vejam, a seguir, uma estrutura geral deste artigo.

    Estrutura deste artigo:

    1) Introdução.
    2)

    ...
  • Premissas: Quem garante?

    O Guia PMBOK® define em seu glossário:

    "Análise de premissas / Assumptions Analysis [Técnica]. Uma técnica que explora a exatidão das premissas e identifica os riscos do projeto causados pelo caráter inexato, inconsistente ou incompleto das premissas." (PMI, p. 439).

    Na verdade, a análise de premissas é não só uma

    ...
  • Premissas e Exclusões do Escopo: Quando e como usar?

    Às vezes a equipe de gerenciamento de projetos declara como exclusões do escopo produtos ou serviços que a equipe do projeto não fornecerá, mas que é necessária para o projeto e que o Patrocinador ou alguma outra parte interessada precisa prover.
    Dentre as saídas do processo "Definir o escopo" encontra-se:
    "Exclusões do

    ...
  • BSC - Balanced Scorecard em um projeto

    BSC - Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis.

    O método consiste em determinar de modo balanceado

    ...
  • Efeito HALO nos Projetos

    Efeito Halo

    Quando um recurso excelente tecnicamente se torna um gerente de projetos, mas não mostra excelência na nova função, o que fazer ?

    Segundo a Wikipédia o efeito HALO "é a possibilidade de que a avaliação de um item possa interferir no julgamento sobre outros fatores, contaminando o resultado geral." Este é considerado o erro de avaliação

    ...
  • As sete ferramentas básicas da qualidade

    As sete ferramentas básicas da qualidade, também conhecidas como ferramentas de controle de qualidade são muito usadas para resolver problemas relacionados a qualidade. Veja detalhamento nos links abaixo:

    ...
  • Análise das solicitações de mudança aprovadas

    Deve ser feito uma revisão / análise das solicitações de mudança aprovadas de modo a garantir que todas as mudanças aprovadas foram implementadas.

     

  • Equipes Remotas

    O gerenciamento de projetos é, por sua própria natureza, um desafio constante. Lidamos com pessoas, suas emoções, suas distintas personalidades, seus desejos e muitas outras complexidades...

    Esse desafio é multiplicado algumas vezes quando essas pessoas, que formam sua equipe,

    ...
  • Equipes multiculturais

    Equipes Multiculturais

    Antes apenas esporadicamente, hoje boa parte dos Gerentes de Projeto cedo ou tarde irá trabalhar com equipes multiculturais, sejam elas presenciais ou remotas (caso mais comum).

    O desafio é entender o background cultural de uma equipe de um país (ou até

    ...
  • Análise de processos

    A análise de processos segue os passos definidos no plano de melhorias dos processos.
    Ela busca identificar as melhorias necessárias do ponto de vista organizacional e técnico através do exame de problemas e restrições sofridas e atividades sem valor agregado.
    Usa a análise de

    ...
  • Ferramentas adicionais de planejamento da qualidade

    São várias as ferramentas adicionais usadas no planejamento da qualidade.
    Abaixo, algumas das citadas pelo Guia PMBOK®:

    ...
  • Amostragem estatística

    Com o intuito de reduzir os custos ao analisar todos os indivíduos de uma população, usa-se um pequeno grupo de indivíduos dessa população para chegar a conclusões sobre toda a população.

    A amostragem estatística tem como objetivo fazer generalizações

    ...
  • Projeto de experimentos

    Projeto de experimentos é um método estatístico que ajuda a identificar quais fatores podem influenciar variáveis específicas de um produto ou processo em desenvolvimento.
    São muito usados em Projetos Industriais para otimizar processos e produtos.
    Avaliam materiais com custos diferenciados

    ...
  • Benchmarking

    Benchmarking é o processo de comparar os métodos de trabalho em relação às melhores práticas e resultados com o propósito de identificar mudanças que levem a resultados de melhor qualidade.
    Os indicadores são a base do benchmarking e correspondem aos critérios que

    ...
  • Diagrama de dispersão

    Diagrama de dispersão:

    • Mostra o padrão da relação entre duas variáveis;
    • Permite identificar a relação entre as mudanças observadas em duas variáveis;
    • São traçadas as variáveis dependentes versus as variáveis
    ...
  • Diagrama de Pareto

    Vilfredo Pareto foi um economista, filosofo e estudioso que observou que 80% das terras da Itália pertenciam a 20% da população. Joseph Juran, um dos papas da Qualidade, generalizou o princípio, afirmando que em muitas situações, 80% dos efeitos devem-se a 20% das causas.
    O princípio 80/20

    ...
  • Histograma

    Histograma:

    • Gráfico de barras que mostra a distribuição de variáveis;
    • Cada coluna representa um atributo ou característica;
    • A altura de cada coluna representa a frequência relativa do atributo ou característica;
    • Representação
    ...
  • Folha de verificação

    Folha de verificação:

    • Proporciona método sistemático para coletar e mostrar dados;
    • Formulários desenhados para coletar dados;
    • Fáceis de entender e diretas ao ponto.
  • Fluxograma

    Fluxograma:

    • Ajuda a analisar como os problemas ocorrem;
    • É a representação gráfica de um processo;
    • Mostram atividades, pontos de decisão e ordem de processamento;
    • Mostram como os diversos elementos do processo se inter-relacionam.
  • Diagrama de causa-efeito

    Diagrama de causa-efeito:

    • Usado na análise de Causa e Efeito ou na análise de Causa-Raiz;
    • Usa técnicas de diagrama para identificar as relações entre causa e efeito;
    • Também conhecido como diagrama de espinha de peixe ou diagrama de
    ...
  • Análise de custo-benefício

    A Análise de Custo x Benefício considera o trade-off entre o custo e o benefício de adotar algo (Nova ferramenta, mudança em processos,...).
    Alguns dos benefícios a serem considerados:

    • Menor retrabalho;
    • Maior produtividade;
    • Menor custo;
    • Aumento de
    ...
  • Qualidade

    Veja nessa categoria todos os artigos da categoria Qualidade.

    Qualidade é um dos nossos Grupos de interesse em gerenciamento de projetos por ser uma das ...

  • Análise Marginal

    Analise marginal

    A análise marginal é uma ferramenta para tomada de decisão construída com base no princípio 3 do livro "Principles of Economics" de Mankiw (2012), "Rational People Think at the Margin".

    Para adotar uma mudança marginal, os benefícios obtidos devem superar os custos para

    ...
  • Saiba mais sobre Gerenciamento da qualidade

    Guia de Gerenciamento de Projetos

    ...
  • Avaliação de qualidade dos dados sobre riscos

    A avaliação da qualidade dos dados usados para analisar os riscos é primordial para garantir que o planejamento feito em relação aos riscos seja efetivo.
    A análise feita em cima de dados sem precisão poderá comprometer todo projeto.

Login

Faça a diferença nos projetos

Adquira o livro acima por R$9,99 e saiba como

Saiba mais Gestão da qualidade

Fundamentos da qualidade
Processos Gerenciamento da qualidade
Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®
Ferramentas de qualidade do Guia PMBOK®

Metodologia PMO

Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos

Ferramentas de Gerenciamento de Projetos

Artigos sobre qualidade

Bibliografia recomendada de gerenciamento da qualidade

  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). Pennsylvania: PMI, 2013.
  • ROSE, K.  Project Quality Management: Why, What and How. J. Ross Publishing, 2005.
Grupos de interesse em projetos
  • Junte-se ao Grupo de Qualidade de forma gratuita e tenha acesso a eventos, fórum e conteúdo exclusivo.

 

Faça a diferença na sua vida c/ meu Livro + KIT p/ R$9,99