Tempo

Fundamento de Gerenciamento do Tempo

Iniciamos a definição do projeto, através da definição do escopo (o que será feito) e estruturamos o escopo através da Estrutura Analítica do Projeto (EAP) com seus Pacotes de trabalho.

Para falarmos sobre tempo, é importante que os conceitos sobre escopo estejam bem claros.

Abaixo os principais conceitos fundamentais para o entendimento dos processos de gerenciamento de tempo do projeto (extraídos e adaptados do glossário do Guia PMBOK®):

  • Atividade: Um componente de trabalho realizado durante a execução de um projeto. Cada pacote de trabalho é decomposto em várias atividades.
  • Recursos: Recursos humanos especializados (disciplinas específicas, individualmente ou em grupos ou equipes), equipamentos, serviços, suprimentos, commodities, materiais, orçamentos ou fundos. Cada atividade necessita de vários recursos para ser executada.
  • Duração: Número total de períodos de trabalho (sem incluir feriados ou outros períodos de descanso) necessários para terminar uma atividade do cronograma ou um componente da estrutura analítica do projeto. Normalmente expressa em dias ou semanas de trabalho. Às vezes, é incorretamente equiparada ao tempo decorrido. Cada atividade tem uma duração.
  • Estimativa: Uma avaliação quantitativa da quantidade ou resultado provável. Para calcular a duração de um projeto, é necessário estimar a duração de cada atividade do projeto.

 

Referências bibliográficas

MONTES, Eduardo; MAUDONNET, Simone. Administração do Tempo, 1ª Ed. São Paulo; 2019.

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

 

 

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?