Escritório de Projetos

O maior conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Iniciamos a definição do projeto, através da definição do escopo (o que será feito) e estruturamos o escopo através da Estrutura Analítica do Projeto (EAP) com seus Pacotes de trabalho.

Para falarmos sobre tempo, é importante que os conceitos sobre escopo estejam bem claros.

Abaixo os principais conceitos fundamentais para o entendimento dos processos de gerenciamento de tempo do projeto (extraídos e adaptados do glossário do Guia PMBOK® Quinta Edição):

  • Atividade: Um componente de trabalho realizado durante a execução de um projeto. Cada pacote de trabalho é decomposto em várias atividades.
  • Recursos: Recursos humanos especializados (disciplinas específicas, individualmente ou em grupos ou equipes), equipamentos, serviços, suprimentos, commodities, materiais, orçamentos ou fundos. Cada atividade necessita de vários recursos para ser executada.
  • Duração: Número total de períodos de trabalho (sem incluir feriados ou outros períodos de descanso) necessários para terminar uma atividade do cronograma ou um componente da estrutura analítica do projeto. Normalmente expressa em dias ou semanas de trabalho. Às vezes, é incorretamente equiparada ao tempo decorrido. Cada atividade tem uma duração.
  • Estimativa: Uma avaliação quantitativa da quantidade ou resultado provável. Para calcular a duração de um projeto, é necessário estimar a duração de cada atividade do projeto.

Saiba mais Gerenciamento do tempo

Guia de Gerenciamento de Projetos
Fundamentos sobre Tempo
6. Processos de gerenciamento do tempo do projeto:
Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®
Ferramentas de tempo do Guia PMBOK®
Metodologia PMO
Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos
Artigos sobre tempo em projetos
Especialista em Gerenciamento do Tempo

itmplatform

Login