Suporte da alta administração

Quando trabalhava no Martins, meu primeiro grande projeto foi a implantação de um fluxo de requisição de compras de bens e serviços. Antes de mim, dois outros gerentes de projeto, já haviam falhado na implantação do mesmo.

Basicamente, iriamos mudar a alçada dos diretores para 10% do valor vigente na época e só dois diretores eram favoráveis à implantação, o de Controladoria e o de TI, porém, para minha felicidade, o nosso presidente era o patrocinador do projeto.

Além da complexidade de ter praticamente todos os diretores contra a implantação, foi o primeiro grande projeto na plataforma baixa no Martins, e foi através dele que levamos a rede para a maioria da organização, para complicar um pouco mais, ninguém conhecia Lotus Notes e essa foi a primeira aplicação em Lotus Notes.

Foi uma batalha árdua, aprendi muito sobre Lotus Notes, protocolo de rede, cabeamento, entre outros, mas, principalmente, como tratar com diretores questionando a validade do fluxo. Nesses momentos, pude sempre contar com o suporte do nosso presidente intercedendo favoravelmente pelo projeto.
O projeto foi implantado gradualmente durante dois anos e envolveu mais de 800 usuários em 26 filiais espalhadas em todas as regiões do Brasil.

Todo o time do projeto ralou muito e fizemos um excelente trabalho, mas, posso garantir que sem o apoio do nosso presidente, esse projeto nunca teria sido implantado.

Foi realmente uma revolução no Martins, quebrando paradigmas, otimizando processos, reduzindo custos e dando mais transparência à gestão.

O maior aprendizado do projeto foi a importância do suporte da alta administração que aumenta em relevância de acordo com a complexidade do projeto e de quem está resistente ao projeto.

 

 

 

 

 

 

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?