Escritório de Projetos

O maior conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

O registro das questões (mais conhecido pelo termo em inglês, Issues Log) é o documento que registra todas as questões e problemas ocorridos no projeto.
Ele é um dos documentos mais importantes do projeto, pois, trata os problemas e as questões do projeto.
O GP usa o Issues Log para documentar os problemas e monitorar sua solução, e deve, inicialmente, definir e classificar as questões com base na urgência e no impacto potencial.

registro das questoes 

Documentar cada problema e monitorar as ações necessárias com responsáveis e datas é a melhor forma de solucionar os problemas de forma eficiente e ágil.


Para cada problema ou questão do projeto, o GP deve:

  • Identificar alternativas;
  • Selecionar a melhor solução;
  • Gerar as ações com responsável e data de término;
  • Acompanhar o andamento das ações;
  • Divulgar a solução e garantir o alinhamento dos envolvidos na solução;
  • Facilitar a comunicação;
  • Manter relacionamentos bons e construtivos entre as diversas partes interessadas;

Sempre lembrando de envolver os responsáveis para tomar as decisões e para executar as ações.
As questões não resolvidas ou mal resolvidas são fontes de conflitos e de atrasos no projeto e muitas vezes, causa do cancelamento ou suspensão do projeto.

Processos relacionados:

Saída de:

Entrada para:

Veja também

Exemplos de Projetos: Plano de gerenciamento dos riscos da reforma da casa Aba Issues

Templates/Modelos:

Metodologia PMO: Gerenciar as partes interessadas

Saiba mais gerenciamento das partes interessadas

Guia de Gerenciamento de Projetos

Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®

Ferramentas sobre as partes interessadas do Guia PMBOK®

Metodologia PMO

Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos

Publicações sobre gerenciamento das partes interessadas

Bibliografia recomendada de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas

  • CHAVES, Lúcio Edi; [et al.]. Gerenciamento da comunicação em projetos , 2ª Edição. São Paulo: FGV, 2010.
  • BLIKSTEIN, Izidoro. Como falar em público: técnicas de comunicação para apresentações. São Paulo: Ática, 2006.

Especialista em Gestão das partes interessadas

itmplatform

Login