Escritório de Projetos

O maior conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Às vezes a equipe de gerenciamento de projetos declara como exclusões do escopo produtos ou serviços que a equipe do projeto não fornecerá, mas que é necessária para o projeto e que o Patrocinador ou alguma outra parte interessada precisa prover.
Dentre as saídas do processo "Definir o escopo" encontra-se:
"Exclusões do projeto. Identifica de modo geral o que é excluído do projeto. Declarar explicitamente o que está fora do escopo do projeto ajuda no gerenciamento das expectativas das partes interessadas." (PMI, p. 115).

O Guia PMBOK® define em seu glossário:
"Premissas / Assumptions. Premissas são fatores que, para fins de planejamento, são considerados verdadeiros, reais ou certos sem prova ou demonstração." (PMI, p. 419).

Vejamos o exemplo a seguir:

No projeto de reforma de uma casa, a premissa de que a casa será entregue sem mobília é assumida pela equipe de gerenciamento do projeto e é declarada como uma exclusão do escopo, mais ou menos assim: "os serviços contratados não incluem a retirada da mobília antes do início da reforma". Baseada nisso, a equipe não incluiu nenhuma atividade de retirada da mobília, mas também não considerou no planejamento o esforço e os recursos para proteger a mobília caso ela tenha sido mantida dentro da casa pelo morador, nem atribuiu ao morador nem a ninguém mais o compromisso de retirar a mobília antes do início da reforma...

A ausência de uma atividade ou resultado em um projeto só pode ser considerada de fato exclusão do escopo se esta atividade ou resultado não forem necessários para a realização do objetivo do projeto. Quando a atividade ou resultado forem necessários, mas de responsabilidade do Patrocinador ou outra parte interessada fora da equipe do projeto, esta responsabilidade deve ser declarada como premissa. Alguns alunos perguntam: "Mas posso declarar estes casos duplamente, como premissa e também como exclusão do escopo"? Minha resposta, em geral, é:

"Para que você vai escrever (e fazer o Patrocinador e outras partes interessadas lerem) a mesma coisa duas vezes? Declare a premissa, que é afirmação mais forte e clara, e que chama alguém para um compromisso."

A seguir: "Premissas: Quem garante?".

Conheça melhor Fernando Dias e veja seus outros artigos e contribuições para nossa Comunidade de GPs.

Saiba mais

Tem alguma dúvida sobre gerenciamentos de projetos? Pergunte ao PMO
Blog de gerenciamento de projetos
Gestão eficiente de projetos
O Guia do GP
Metodologia PMO
Processos de gerenciamento de projetos
Entradas, Ferramentas e técnicas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®
Exemplos de Projetos
Aqui, o Gerente de Projetos...
Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos
Fórum de Discussão sobre os templates

 

itmplatform

Login