Escritório de Projetos

O maior conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

A definição mais comum de premissa é uma hipótese considerada verdadeira para se chegar a uma conclusão. Como nossos projetos envolvem incertezas e dependem de outras partes que você não controla, você precisará considerar algumas hipóteses verdadeiras para concluir seu planejamento.

Então, as premissas do projeto são os fatores considerados verdadeiros sem prova para fins de planejamento e se elas não forem atendidas o prazo e/ou o orçamento do projeto está comprometido.

O mais importante sobre as premissas é analisar o risco da premissa não ser atendida, principalmente, quando ela está fora do seu controle. Se a premissa não for verdadeira, seu planejamento não ocorrerá conforme previsto e pode comprometer o sucesso do seu projeto.

Portanto, você deve criar um risco relacionado com o não atendimento da premissa e analisar como tratá-la.

Um exemplo muito comum no desenvolvimento de sistemas, é a premissa da disponibilidade tempo integral do homologador do sistema no período de homologação. Uma forma de tratar quando você é uma empresa fornecedora é incluir uma multa (reembolso adicional) no contrato caso o homologador não esteja presente no tempo previsto. Se for equipe interna, pode se aceitar-se o risco e incluir uma reserva de contingência geral para esse e outros riscos.

Uma outra premissa em projetos que muitas vezes leva até ao cancelamento do projeto, é a aprovação de alguma entrega do seu projeto por orgãos públicos. Você não tem o controle se será aprovado e quanto tempo demorará a aprovação. Por isso, deve avaliar como tratar esse risco.