Plano de melhoria dos processos e qualidade do projeto e qualidade do produto

.

Respondendo a questão do Flavio Spedaletti

Primeira dúvida:Tenho uma dúvida em relação a uma das saídas do processo Planejar a Qualidade, que é o Plano de Melhorias no Processo. Como posso saber quais as melhorias para um processo ainda na fase de Planejamento? Isso seria mais coerente pra mim caso fosse desenvolvido na fase de Execução, em que eu já teria condições de avaliar meus processos e propor melhorias.

A saída Plano de melhorias no processo é muito pouco documentada no Guia PMBOK®, porém, ela é fundamental para aperfeiçoarmos nossos processos de gerenciamento de projetos e nos tornarmos GPs cada dia melhores. 🙂

Os grupos de processo não ocorrem de forma sequencial e se interagem a todo momento, por isso, sua afirmação faz todo sentido.

Você deve preparar um bom plano de melhorias no processo baseado nos processos de Gerenciamento de Projetos (qualidade do projeto) e nos processos relacionados aos produtos/serviços sendo entregues (qualidade do produto); que será revisado, sempre que necessário, em vários processos de Execução.

Ainda na execução, o Plano de melhorias no processo é uma das entradas cruciais para o processo de realizar a garantia da qualidade, somente com um bom plano de melhorias no processo, você poderá garantir a qualidade do projeto e de suas entregas (qualidade do produto).

Segunda dúvida: os processos que eu devo citar nesse plano são específicos do meu negócio ou processos em relação ao gerenciamento do projeto? Por exemplo, no caso do meu TCC estou desenvolvendo um Plano de Gerenciamento de Projetos para implantação de um sistema ERP em uma empresa de Call Center, do ponto de vista da empresa de Call Center e não da consultoria que irá implantar o sistema. Nesse caso, devo citar processos do tipo “Gerar relatório de compras” (referente ao meu negócio) ou do tipo “Compartilhar ata de reunião” (referente ao gerenciamento do projeto)?

Como citei acima, você deve preparar o plano de melhorias no processo baseado nos processos de gerenciamento de projeto e também dos processos relacionados aos produtos e serviços a serem entregues pelo seu projeto.

Você deve buscar melhorias tanto nos processos de GP (qualidade do projeto), quanto nos processos do seu negócio (relacionados as entregas do projeto-qualidade do produto), caso contrario, a outra parte afetará a qualidade e o sucesso do seu projeto.

Conheça melhor Eduardo Montes, PMP e veja seus outros artigos e contribuições para nossa Comunidade de GPs.

Saiba mais

Tem alguma dúvida sobre gerenciamentos de projetos? Pergunte ao PMO
Blog de gerenciamento de projetos
Gestão eficiente de projetos
O Guia do GP
Metodologia PMO
Processos de gerenciamento de projetos
Entradas, Ferramentas e técnicas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®
Exemplos de Projetos
Aqui, o Gerente de Projetos…
Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos
Fórum de Discussão sobre os templates

 

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?