Escritório de Projetos

O maior conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

O plano de gerenciamento do projeto, também conhecido como plano de projeto, é a principal referência para a equipe do projeto. Ele descreve, junto com seus planos auxiliares, como os processos serão executados, controlados, monitorados e encerrados. Desta forma, guia a equipe durante todo o projeto.

Segundo o Guia PMBOK®, o plano de gerenciamento do projeto integra e consolida todos os planos de gerenciamento auxiliares e linhas de base dos processos de planejamento, incluindo, mas não estando limitado a:

  • O ciclo de vida selecionado para o projeto e os processos que serão aplicados a cada fase;
  • Resultados das adequações feitas pela equipe de gerenciamento do projeto;
  • Como o trabalho será executado para completar os objetivos do projeto;
  • Um plano de gerenciamento de mudanças que documenta como as mudanças serão monitoradas
    e controladas;
  • ...

Processos relacionados:

Ele é gerado no processo Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto , atualizado principalmente pelos processos de planejamento, e serve de entrada para praticamente todos os processos.

Saída de:

Entrada para:

Veja também

Exemplos de Projetos: Plano de Gerenciamento do Projeto da reforma da casa

Templates/Modelos:

Metodologia PMO: Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto