Escritório de Projetos

O maior conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

O plano de gerenciamento das comunicações descreve como os processos de comunicação serão gerenciados desde a identificação das partes interessadas até o encerramento do projeto.
Ele é um dos planos auxiliares do plano de gerenciamento do projeto.
Deve ser um documento de fácil entendimento. Abaixo algumas das informações mais comuns do plano:

  • Requisitos de comunicação das partes interessadas;
  • Relatório/Informação (formato, conteúdo, nível de detalhe, modelo);
  • Propósito;
  • Responsável;
  • Destinatários;
  • Meios de comunicação ou tecnologia;
  • Freqüência;
  • Início e término;
  • Critério para escalação;
  • Método para atualização do plano;
  • Glossário do projeto;
  • Modelos e diretrizes para reuniões, e-mail, etc.

Processos relacionados:

Saída de:

Entrada para:

Veja também

Exemplos de Projetos:

Templates/Modelos:

Metodologia PMO: Planejar o gerenciamento das comunicações

Saiba mais Gerenciamento das comunicações

itmplatform

Login