Escritório de Projetos

O maior e melhor conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

O plano de gerenciamento das comunicações descreve como os processos de comunicação serão gerenciados desde a identificação das partes interessadas até o encerramento do projeto.
Ele é um dos planos auxiliares do plano de gerenciamento do projeto.
Deve ser um documento de fácil entendimento. Abaixo algumas das informações mais comuns do plano:

  • Requisitos de comunicação das partes interessadas;
  • Relatório/Informação (formato, conteúdo, nível de detalhe, modelo);
  • Propósito;
  • Responsável;
  • Destinatários;
  • Meios de comunicação ou tecnologia;
  • Freqüência;
  • Início e término;
  • Critério para escalação;
  • Método para atualização do plano;
  • Glossário do projeto;
  • Modelos e diretrizes para reuniões, e-mail, etc.

Processos relacionados:

Saída de:

Entrada para:

Veja também

Exemplos de Projetos:

Templates/Modelos:

Metodologia PMO: Planejar o gerenciamento das comunicações

Compartilhar

Siga-nos

Saiba mais Gestão das comunicações

Processos gerenciamento das comunicações

Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®

Ferramentas de comunicações do Guia PMBOK®

Metodologia PMO
Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos
Exemplos de Projetos
Artigos sobre gerenciamento das comunicações
Bibliografia recomendada de gerenciamento das comunicações
  • CHAVES, Lúcio Edi; [et al.]. Gerenciamento da comunicação em projetos , 2ª Edição. São Paulo: FGV, 2010.
  • BLIKSTEIN, Izidoro. Como falar em público: técnicas de comunicação para apresentações. São Paulo: Ática, 2006.
Especialista em Gestão da comunicação

itmplatform

Login